Aprender a controlar-se para poder conviver com os demais

Quando uma pessoa conhece os seus pontos fortes e fracos, tem a chave para o sucesso.

Erika Otero Romero

Ter a capacidade de se controlar dá um poder incalculável. Saber que não cederá às provocações de colegas de trabalho belicosos é reconfortante.

Há pessoas que conseguem manter a calma com uma frieza invejável; no entanto, outros têm que reunir muita força de vontade para consegui-lo.

Ter autocontrole não é impossível, todos podemos fazê-lo, mas requer muito trabalho interno.

O que é autocontrole?

É a capacidade de ter domínio sobre si mesmo. Uma pessoa que se autocontrola mantém suas emoções, comportamentos e desejos à distância. Basicamente, ela consegue manter-se calma em situações que outra pessoa ficaria furiosa.

Essa habilidade permite a quem a tem enfrentar cada momento da vida com serenidade. Normalmente são pessoas bastante eficientes, pois sabem priorizar tarefas e trabalham ordenadamente até alcançar suas metas.

Advertisement

Outro aspecto muito interessante de uma pessoa com autocontrole é que ela domina seus pensamentos e ações. Isso é realmente valioso em situações em que alguém tenta provocá-lo para que reaja negativamente. Além disso, funciona de forma muito efetiva em situações problemáticas de casal, família ou profissionais.

Como conseguir ter autocontrole?

Para conseguir autocontrole, a pessoa deve conhecer-se muito bem. Quando alguém sabe quais situações despertam seu mal-estar, vai evitá-las quando aparecer uma e saberá como agir. É dessa forma que uma pessoa pode reconhecer suas emoções e regular seu comportamento diante de qualquer gatilho.

O autocontrole só funciona em situações de alto estresse emocional. Uma pessoa com autocontrole sabe fixar pequenos objetivos que o levarão a alcançar um objetivo.

Por exemplo: alguém tem 120 quilos e sabe que, para emagrecer, precisa controlar o que come. Ela não vai a um nutricionista, mas sabe que deve diminuir o consumo de certos alimentos e permanecer ativa. Pode ou não inscrever-se numa academia enquanto faz uma dieta. Suponhamos que não tenha dinheiro para academia. Talvez tenha o objetivo; então, decide levantar-se todas as manhãs antes das 5 para correr ou andar de bicicleta. E complementa sua rotina com um jejum intermitente. Não precisa morrer de fome, come o necessário e mantém-se ativa. O resultado é que alcançará seu propósito; além disso, seguirá com bons hábitos alimentares para conservar um peso saudável.

Manter ocontrole não é fácil, muito menos quando nos sabotamos. Ou seja, para quem perde peso, se não se controlar, possivelmente cede a comer de vez em quando um hambúrguer. Com esta ação, todo o seu trabalho estaria condenado ao fracasso.

Advertisement

Por isso, saber quais situações desencadeiam suas emoções ou impulsos vai permitir que você as evite ou saiba enfrentá-las; fazer o ajuste necessário.

Não significa que a pessoa com autocontrole não será tentada. Vai acontecer, e com muita frequência, porque estará mais atento a essas situações; é precisamente por isso que tem que se regular mais.

Benefícios do autocontrole

Como dizíamos, autocontrolar-se, além de ajudar a alcançar objetivos com mais facilidade, faz isso por você:

  • Permite enfrentar as situações estressantes com maior habilidade e força.
  • A pessoa mantém a calma em situações difíceis.
  • Ajuda a ter mais clareza de pensamento.
  • Mantém boas relações interpessoais.
  • Toma melhores decisões.
  • Ajuda a se concentrar.
  • Ajuda a ter um amor-próprio saudável.
  • Apresenta melhora no bem-estar emocional.

Dicas para desenvolver autocontrole

Da mesma forma que uma pessoa pode sabotar seu autocontrole, também pode melhorar. Siga estes passos e poderá viver de maneira mais regulada e harmônica:

Viva de maneira consciente

Se o que deseja é ter autocontrole, não vá pela vida em modo automático; ou seja, utilize sempre os 5 sentidos a cada coisa que faça.

Advertisement

Sim, suponhamos que esteja fazendo dieta, você come muitas frutas e água de vez em quando e com a clara intenção de evitar tentações. Não espere que a fome o assedie e o leve a comer compulsivamente.

Viver conscientemente o ajudará a reduzir a possibilidade de situações que possam levá-lo a explodir, e por conseguinte a se autossabotar.

Reconheça sua força interior

Há situações que são fáceis de controlar e outras não. Todos temos limites, e por mais autocontrole que tenhamos, pode apresentar-se uma situação que o ultrapasse.

Em um trabalho que tive anteriormente, uma colega e eu tivemos que reorganizar uma série de arquivos. Eram colunas gigantes de pastas sem nenhuma ordem; a situação era estressante. Houve um momento em que minha colega começou a gritar comigo; para ela, eu não estava fazendo as coisas corretamente. Não sou uma pessoa que tenha um grande autocontrole. No entanto, embora estivesse prestes a explodir com ela, respirei fundo e disse-lhe: “É melhor se acalmar e que eu saia por um momento”. Tive que reunir toda a minha força de vontade para me afastar. Pouco depois, voltei ao escritório e me sentei como se nada tivesse acontecido e continuei organizando. Ela veio até mim e se desculpou; explicou-me a razão pela qual tinha perdido o controle, e assunto resolvido.

Acredito que, se eu tivesse ficado dois segundos no mesmo lugar que ela, provavelmente a teria agredido. Não tolero esse tipo de situação, por isso sei que tomei a melhor decisão e salvei a minha relação profissional e tornamo-nos amigas.

Advertisement

Use sua inteligência emocional

A Inteligência Emocional é a habilidade de identificar, compreender e regular as emoções próprias e as dos demais.

As pessoas com um bom autocontrole também possuem uma grande inteligência emocional. Quando você sabe como irá reagir frente a uma situação com outra pessoa, saberá lidar melhor e manejar as coisas. É claro que o autoconhecimento e a empatia ajudam a lidar bem com as situações.

Não se exponha

“Prevenir é melhor que lamentar”. Ou seja, é melhor afastar-se de situações que podem lhe fazer sair do normal. Uma coisa é acontecer algo que o ponha à prova, outra é “lançar-se de cabeça” em situações que poderiam fazê-lo perder tudo o que já alcançou.

Lembre-se: se há algo que realmente faz as pessoas triunfarem em suas vidas, é poder manter o controle sobre seus próprios demônios.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Aprender a controlarte para poder convivir con los demás

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.