Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo

Dicas básicas para conciliar a assertividade com a necessidade de manter bons relacionamentos.

Suely Buriasco

A definição de assertivo no dicionário Houaiss é: “que faz uma asserção; afirmativo. Em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo. Que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras”.

A partir dessa definição podemos refletir em como conquistar tão autêntico e importante posicionamento, levando em consideração a importância de mantermos bons relacionamentos.

  1. Procure expor sua opinião de forma clara e com convicção genuína; transmita segurança. É importante ser convincente, mas lembre-se, isso não significa impor a sua opinião como verdade universal.

  2. Cuide para manter o equilíbrio entre a submissão e a opressão. É preciso ter atitude, entretanto, o excesso pode soar de forma hostil, o que é totalmente impróprio. É preciso aprender a lidar com as pessoas agressivas sem ser submisso e com pessoas submissas sem ser agressivo.

  3. Compartilhe ideias e experiências com a intenção sincera de unir forças e agregar conhecimentos. Pessoas seguras de si mesmas estão sempre dispostas a colaborar, pois não temem ensinar o que aprenderam, ao contrário, sentem satisfação nisso.

    Advertisement
  4. Busque dar atenção às pessoas, dedique tempo em ouvi-las e demonstre sempre respeito por suas opiniões. É fundamental ser agradável, olhar nos olhos, envolver-se. Considerar as ideias alheias fortalece as próprias.

  5. É importante expor opiniões baseados em fatos e bons argumentos; quando não os tenha é imprescindível ter a humildade de admitir. A consciência da necessidade de aprendizado deve ser relevante, afinal, ninguém pode ser conhecedor de tudo.

  6. Tenha a naturalidade de dizer “não” diante do inaceitável e, da mesma forma diga “sim” àquilo que merece ser aceito. Uma característica fundamental da pessoa assertiva é ser objetiva e prática, dizer o que precisa ser dito com naturalidade e espontaneidade. Aceitar e negar com fundamentação é sempre motivo de satisfação interior.

  7. Ao expor suas opiniões seja respeitoso, mas não se preocupe com a aprovação alheia. Formadores de opinião correm o risco de serem mal interpretados; não deixe que isso o detenha.

  8. Tenha uma visão justa das pessoas; confie nelas; mas busque analisar as situações por diversos ângulos. Crer na sinceridade e na potencialidade alheia promove boa vontade, o que não significa ser ingênuo.

    Advertisement
  9. Seja claro e objetivo; desenvolva autoestima e autoconfiança. Trata-se de possuir opinião definida e se manifestar quanto a isso de forma educada e gentil, afinal, é preciso reconhecer o próprio valor e, da mesma forma, ter consciência da necessidade de aprender com os outros.

  10. Seja assertivo; nunca arrogante. Aceite-se como uma criatura falível em processo evolutivo; comportamento prepotente é totalmente contrário ao que se pretende. É importante saber dosar o humor e a ponderação em conformidade com cada situação. Ter um sorriso sempre expresso nos lábios e com simpatia ser autêntico e verdadeiro.

A afirmação de Che Guevara: “É preciso endurecer, mas sem jamais perder a ternura”elucida, no meu entendimento, o posicionamento pelo qual a firmeza de opinião não justifica de forma alguma a intolerância e a violência.

Leia também: 5 dicas para manter o vigor do casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.