Aplique este método japonês e pare de implorar a seus filhos para recolherem os brinquedos

Se você busca incutir hábitos de ordem, organização e responsabilidade em seus filhos, este método sem dúvida lhe ajudará a ganhar a batalha que acreditava perdida.

Fernanda Gonzales Casafús

Tal como eu, você deve estar farta de pedir aos seus filhos para retirarem os brinquedos do chão. Está lendo, agora, este artigo porque tem esperança de encontrar uma solução mágica para o “tapete” de blocos e brinquedos minúsculos que cobrem a sala de estar. Parece que os japoneses podem ajudar um pouco com este dilema que você e eu temos.

O método Kaizen é uma filosofia japonesa que aponta para a melhoria contínua. E não é usado apenas para que as mães ensinem seus filhos a recolher os brinquedos, mas é usado no mundo laboral e industrial. Trata-se de aprender a assimilar pequenas tarefas, pouco a pouco, para que possam ser aprendidas e levadas a cabo rapidamente.

Você já teve nas mãos um manual dos blocos de montar Lego? Você deve ter notado que a forma como as instruções são dadas faz com que quase qualquer criança, com um pouco de prática e concentração, possa segui-las.

É disso mesmo que se trata este método,  fornecer as ferramentas necessárias para alguém atingir uma meta, de forma organizada, clara e simples. E agora vamos ao que nos compete.

A palavra Kaizen significa mudança benéfica” e isso é justamente o que queremos conseguir, para que nossos filhos não só recolham os brinquedos ou suas coisas, mas para que aprendam sobre a arte da organização e do cumprimento de metas, virtudes que lhes servirão para toda a vida.

Advertisement

Como aplico este método em casa?

Voltando aos blocos, em casa temos três conjuntos de blocos de diferentes tamanhos, marcas e tipos. Nas primeiras vezes em que eu disse a meu filho de 4 anos “recolha os blocos, por favor”, ele acertou em colocar todos os blocos na mesma bolsa.

Mas, depois, ocorreu-me destinar um balde transparente para os blocos grandes, uma caixa de sapatos forrada para os Legos e um recipiente acrílico de tampa colorida para os blocos intermediários. O trabalho de colocar cada um em seu lugar levou um tempo, mas foi um desafio divertido.

Para aplicar este método de forma mais fiel, devo desenhar um plano de ação que me permita realizar meu objetivo. E você me dirá, “um plano de ação para recolher os brinquedos?” Sim! Porque hoje ele está arrumando o seu quarto, mas amanhã estará arrumando sua vida, sua empresa, seus sonhos.

Objetivo em mente… Ação!

Proponha a seu filho organizar os brinquedos, seu quarto, recolher a roupa que deixou no chão, e tudo o que considere necessário para manter a ordem, de uma maneira muito simples e efetiva:

1. Se você quiser que algo mude, pare de fazer sempre a mesma coisa

Todas as vezes, você acaba ficando zangada como um ogro porque seus filhos se empenham em deixar os sapatos pelo caminho ou as migalhas de bolo sobre a mesa. Nada funciona. Então é hora de mudar.

Advertisement

Teste-os de forma divertida. Use suas melhores táticas e ligue o cronômetro: “Vamos ver quem recolhe mais quantidade de blocos antes que soe o alarme?”, “Vamos lá, você recolhe a roupa e você arruma os livros, vejamos quão bem podem fazê-lo.”

Coloque música, se quiser, ou cantarole alguma estrofe divertida. Mas, procure uma forma de treinar seu hábito de tal modo que, em algum momento, eles o farão sozinhos.

Este é o método Kaizen. Aplicar pequenos mecanismos de gestão que farão o “todo” e fomentar uma melhoria contínua. Não se trata de que recolham seus brinquedos ou suas coisas sob pressão e carrancudos, mas que, com o tempo, façam-no por convicção.

2. Siga o ritmo deles

Vivemos numa sociedade que tem pressa para tudo. As crianças, envoltas nessa pressa, parecem pequenos adultos obrigados a fazer tudo bem, rápido e sem erros. E, às vezes, os adultos se esquecem de que as crianças têm um “timing” diferente. Quanto o mundo mudaria se os adultos soubessem entender e esperar o tempo das crianças!

Aprenda a compreender seus horários, a interpretar seus sinais de fadiga ou seus sinais de tristeza, raiva ou desalento. Não deixe as tarefas pesadas para mais tarde. Faça-os recolherem seus brinquedos e suas coisas depois de usá-los, e que, na medida do possível, guardem o que já usaram se quiserem tirar novos brinquedos do baú.

Advertisement

Compreendendo e atendendo às necessidades deles, você poderá aplicar, muito mais facilmente, qualquer técnica ou método que os ajude a gerar hábitos de organização.

3. Seja constante, paciente e coerente

Que suas palavras correspondam a suas ações e você seja o melhor exemplo. Disso vai depender, sem dúvida, a eficácia de seu objetivo. A constância e a paciência também serão ferramentas fundamentais para ensinar seu filho a estruturar sua vida cotidiana.

Tome o tempo necessário para inculcar esse ou qualquer outro hábito, pois, com determinação e perseverança, isso será possível. Mas, acima de tudo, você será um grande exemplo para seus filhos.

Que aprendamos a levar a vida com calma. O método Kaizen pode funcionar perfeitamente, mas, ficará ainda melhor se você seguir sempre seu coração. E você está indo muito bem!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Aplica este método japonés para dejar de rogar a tus hijos que junten los juguetes

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.