Ansiedade e alimentação: 5 segredos para controlar a vontade de comer

A compulsão por alimentos e ansiedades podem ser controladas facilmente com estes segredos.

Michele Coronetti

Na hora de baixar o peso por pedido médico ou por decisão própria, um sentimento indesejado acaba sendo criado no cérebro. Seu nome é ansiedade. Uma emoção difícil de lidar, especialmente em questões alimentares.

A palavra regime por si só já causa ansiedade. Ela transmite a falsa informação de privação e sofrimento. O receio de não conseguir atingir o objetivo deixa a pessoa nervosa e acaba complicando a situação, pois ela acaba sentindo mais fome que antes. É uma maneira do cérebro responder perante a iminente ameaça da sobrevivência do organismo.

Em muitas situações a pessoa nem está buscando um emagrecimento, apenas não quer exagerar na alimentação e algumas circunstâncias causam ansiedade e ela acaba comendo mais que o normal. Estas ocorrências rotineiras são fruto do estresse do trabalho, estudo e outros problemas. Parece incontrolável, mas não é. Esta ansiedade e compulsão podem ser amenizadas com alguns segredos:

1. Comer mais vezes durante o dia

Pular refeições, fazer jejuns prolongados e adiar ao máximo a alimentação não ajuda. Ao comer mais vezes ao dia, especificamente de 3 em 3 horas, o organismo fica mais satisfeito, a ansiedade diminui e há maior equilíbrio. Mas é muito importante cuidar com o que é consumido. A alimentação deve ser equilibrada e mais natural possível, evitando produtos prontos que são altamente modificados de seu estado natural e acrescidos de substâncias que geram insatisfação. Em um dia normal a pessoa terá refeições como o desjejum, almoço e jantar, além dos intervalos entre elas. Uma fruta ou legumes em palitos (como cenoura), um iogurte e outros alimentos que saciam e não contém calorias vazias ajudarão a manter a ansiedade controlada e o organismo satisfeito.

2. Exercícios físicos

Eles melhoram tanta coisa no organismo que talvez sejam considerados o melhor segredo de todos para o controle da ansiedade. E o bônus fica com melhora do humor, mais saúde, aumento da autoconfiança e autoestima.

Advertisement

3. Distrair a mente

Evitar pensamentos sobre o novo estilo de vida ou emagrecimento também é um bom segredo. Assistir televisão não é uma distração tão boa porque acaba pedindo um complemento, mas ler um livro, dar uma volta em um parque ou conversar com alguém por mensagem, telefone ou pessoalmente ajudam a driblar os pensamentos obsessivos e diminuir a ansiedade. Participar de um projeto voluntário é uma excelente maneira de manter a mente ocupada e diminuir a ansiedade com as próprias dificuldades.

4. Descanso adequado

Dormir o suficiente é importante para relaxar e deixar a ansiedade de lado. Um bom sono pode requerer o abandono de alguns hábitos, mas que com certeza valerá o esforço. A pessoa que consegue dormir o suficiente, mantém o vigor físico e mental em dia, sofre menos com estresses e ansiedades e consegue atingir os objetivos mais facilmente.

5. Hidratação

Manter o corpo adequadamente hidratado é outro segredo importante. Muitas vezes as pessoas sentem sede, mas acabam confundindo o sentimento com fome. Isso é muito comum e muitas vezes imperceptível. Beber água nestes momentos pode saciar. Manter o corpo devidamente hidratado com líquidos saudáveis (água, sucos, chás e sopas) diminui a ansiedade e ajuda na obtenção dos objetivos, além de melhorar o metabolismo.

Lidar com sentimentos de ansiedade pode ser muito mais fácil com a ajuda destes segredos simples que a maioria das pessoas conhece, mas que são difíceis de seguir. Mudar a alimentação à luz da consciênciaserá benéfico em todas as áreas. Um pouco de determinação ajuda a vencer os obstáculos que são difíceis no começo, mas que depois de um tempo se tornam parte do estilo de vida.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.