Amor nos tempos do Facebook: quando o carinho é medido em curtidas

Nem tudos que os casais publicam sobre o amor deles é certo. Isso é o que os especialistas pensam a respeito.

Adriana Acosta Bujan

É verdade que as redes sociais são uma parte essencial de nossas vidas diárias – do amanhecer até o anoitecer – estamos interagindo com nossos entes queridos, família, amigos e colegas de trabalho. É impressionante como cada vez mais aumenta o número de usuários. Apenas informando, o Facebook este ano é o líder com 2.271 milhões de pessoas.

O Facebook aumentou seu valor na vida de cada um de nós, não apenas para pessoas que procuram diversão ou entretenimento, mas para muitas instituições sem fins lucrativos que buscam aumentar a conscientização social. Pessoalmente, eu amo essa rede social!

Mas “gosto não se discute”, como dizia meu pai. Nem todas as pessoas gostam de publicar suas vidas pessoais nessa rede social. Como exemplo, meu marido que desativou sua conta há alguns meses, argumentando que ter um perfil nessa rede não lhe ajuda em nada, por ser um meio de comunicação frio e entediante.

O Facebook é bom para nós?

As mesmas pessoas responsáveis ​​por essa rede social explicam que o Facebook pode ser prejudicial à saúde mental de algumas pessoas em determinados ambientes. Porque entrar na rede para ler as mensagens de outras pessoas, ver fotografias e vídeos sem participar, pode deixar o usuário em mal estado de ânimo.

Embora você possa fazer amigos e descobrir novos interesses pessoais, as opiniões de pessoas mal-intencionadas podem influenciar grandemente a autoestima de uma pessoa.

Advertisement

O amor nas redes

Há casais que compartilham tudo, absolutamente tudo o que fazem, como se quisessem fazer o mundo inteiro entender quão grande é o amor deles; costumam estampar isso em seus status do Facebook, marcar seu parceiro, enviar mensagens de amor, músicas, até mesmo tirar milhares de selfies; mas eles são realmente felizes?

Pode ser que sim ou pode ser que não; no entanto, pesquisadores argumentam que os casais que exageram em publicações de amor usam sua presença on-line para garantir que seu relacionamento esteja dando certo, já que a maioria pode ter dúvidas e estar desconfortável. Eles também fazem isso porque têm a necessidade de se sentirem aceitos e pertencerem a um grupo social, e são, na verdade, menos felizes do que parecem.

E aqueles casais que não publicam nada? Será que estão passando a ideia de que o relacionamento deles está passando por alguns conflitos? Falso! Já que muitos casais felizes decidem viver seu amor e mostrá-lo na vida real e não através de uma rede social. Então, nem tudo que você vê ou lê nas redes é verdade.

Amor e Facebook: um par que pode funcionar

O amor pode ser demonstrado de muitas maneiras diferentes, tanto nas redes sociais quanto de maneira pessoal, aqui compartilho algumas ideias.

1. Compartilhe o que é necessário

Cuide da sua vida pessoal e privada; é muito bom que todos saibam o quanto você se sente feliz com o seu comprometimento, mas poucas pessoas realmente estão interessadas em saber; você até se expõe a receber comentários mal-intencionados, cheios de inveja, que talvez possam criar conflitos em seu relacionamento.

Advertisement

O amor do casal pode ser compartilhado nas redes de forma prudente e não exagerada, já que o verdadeiro valor do amor é demonstrado com contato pessoal, com detalhes que se percebe quando juntos, por abraços e beijos ternos que marcam o corpo e a alma.

2. Datas importantes

Sim, é válido publicar seus sentimentos em relação ao seu parceiro quando for aniversário de relacionamento, é até uma maneira de manter as contas em mente, no caso de você esquecer quantos aniversários já completaram. Você pode fazer um pequeno vídeo ou uma colagem de fotos, vai ser algo fofo.

Mas o mais relevante nessas datas importantes, é quando você celebra com o seu parceiro vivendo experiências inesquecíveis. Não há nada mais significativo do que ver seus olhos cheios de lágrimas quando ela se lembra do primeiro encontro, ou sentir a batida de seu coração ao lado de seu peito toda vez que o abraça, ou escutá-lo dizer, com sua voz terna, que aqueles anos em que estiveram juntos foram maravilhosos.

3. Surpresas

Um dia, meu marido me deu um buquê de rosas vermelhas sem ter qualquer motivo especial para comemorar, tanto foi a minha surpresa e prazer que eu publiquei no meu mural do Facebook, foi um detalhe muito bom e especial.

Quando seu parceiro o surpreende de tempos em tempos, é válido compartilhar isso em sua rede social, mas lembre-se de não exagerar, pois você estará subtraindo o verdadeiro significado deste terno detalhe; mesmo esses detalhes podem ter mensagens confusas, por exemplo, você pode fazer seus seguidores e amigos entenderem que você é muito amada, mas e se, de repente, você não publicar mais as surpresas que receber de seu parceiro? Cuidado!

Advertisement

4. Sucessos e metas alcançadas

Publique seus objetivos e sonhos, para motivar você e seu parceiro a ir em frente e conquistar mais e mais metas. Mas lembre-se de não o fazer enquanto ainda não se concretizaram; será melhor esperar para compartilhá-los no momento certo.

No entanto, seus sucessos pessoais ou como casal ganharão um significado melhor em seu relacionamento quando forem celebrados pessoalmente. Não há comparação quando a celebração das emoções e sentimentos são realizados cara a cara.

As redes sociais e o amor dos casais não são inimigos um do outro; aprenda a expressar seu amor com sabedoria e respeite sua privacidade. Aproveite o seu relacionamento ao máximo, sem precisar importar opiniões ou comentários de outros, isso não tem qualquer relevância.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: El amor en los tiempos de Facebook: cuando el afecto se mide en likes

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.