Ame sua esposa da mesma maneira que você quer que sua filha seja amada

Educar uma mulher livre é privilégio de um homem forte. Ame e respeite muito sua esposa, para que sua filha saiba que tipo de amor ela merece na vida.

Emma E. Sánchez

Adoro observar e aprender sobre o desenvolvimento humano, em especial sobre as relações familiares que estabelecemos e como elas nos moldam e nos transformam.

“Os diamantes só podem ser cortados e polidos por outro diamante“, e o mesmo se aplica aos seres humanos; somente interagindo com outros seres humanos podemos alcançar todo o nosso potencial.

Quando falamos de relações humanas, os relacionamentos familiares vêm imediatamente à mente, os quais, sem dúvida, dão forma a toda a nossa personalidade e marcam, inclusive, nossos relacionamentos futuros.

A relação que os pais estabelecem com os filhos é exatamente nesse modelo

As crianças aprendem, desde pequenas, pelo exemplo que lhes é oferecido, e o seguirão consciente e inconscientemente pelo resto da vida; daí o valor de reconhecer sua importância, estabelecimento e como funcionam.

Costumamos a acreditar que a mãe é a única ou a principal pessoa responsável pela formação dos pequenos, em todos os aspectos. Mas estudos recentes em psicologia e desenvolvimento humano confirmam o que muitos de nós já suspeitávamos: pai também é fundamental na formação psicoemocional dos filhos, especialmente na adolescência, e é uma prioridade na formação de meninas.

Advertisement

O caráter das meninas está intimamente ligado à personalidade de seus pais, mas o assunto não para por aí, há algo ainda mais transcendental:

O pai estabelece padrões psicoemocionais em sua filha filha sobre como ela se relacionará com outros homens ao longo da vida, como ela estabelecerá relacionamentos pessoais com eles e, acima de tudo, como eles devem tratá-la como mulher.

Como isso acontece?

Algo muito simples: as crianças aprendem com tudo o que vêem e ouvem, mesmo a partir do útero.

Assim, a menina aprende sobre como um homem e uma mulher se relacionam observando o relacionamento do pai com a esposa. A menina aprende a “lição” de como um homem deve tratar uma mulher vendo como seus pais se tratam.

Isso se chama “exemplo”

Infelizmente, muitas dessas “lições” não foram muito boas e, no futuro, corrigi-las e reaprender pode custar muita dor e fracasso.

Advertisement

É por isso que é muito importante que você, como pai de uma ou mais filhas, esteja ciente dos seguintes pontos:

Seu tratamento de sua esposa

Não há nada que tenha um impacto maior na mente e no coração de uma garota do que observar e ouvir como seu pai trata a sua mãe. Ela aprende todos os movimentos, reconhece o tom e o volume da voz e os relaciona a experiências felizes ou infelizes.

O melhor presente que você pode dar a seus filhos é amar a mãe deles e tratá-la com respeito e dignidade.

Imagine o seguinte: no futuro, quando sua filha procurar um parceiro de vida, o escolhido por ela será muito parecido com você.

Se, ao pensar isso, você se sente feliz e satisfeito, parabéns! Você certamente está fazendo a coisa certa. Mas se você ficou preocupado em pensar que sua filha possa ser maltratada, comece a fazer mudanças no tratamento que dá a ela e a sua mãe.

Advertisement

A atitude que você mostra em relação ao corpo dela

Comentários como “você está gorda”, “você está com uma aparência horrível” ou “emagreça” afetam diretamente a autoestima e a autopercepção de sua filha. Você, o homem que, em teoria, ama mais do que qualquer pessoa neste mundo, critica-a e não a aceita como ela é. O que ela pode esperar de qualquer outro homem que se aproxime dela?

Lembre-se: você estabelece a maneira pela qual sua filha será amada e tratada pelos homens que ela encontrará ao longo da vida.

Suas atitudes em relação às habilidades físicas, inteligência e capacidade dela

Que ela se sinta capaz, forte, autônoma e destemida diante dos desafios, amigo, depende de você. Ensine-a a fazer tudo, trocar um pneu, consertar um cabo ou cortar a grama, não pare para pensar se é trabalho de meninas ou meninosensine-a a trabalhar para se sustentar de modo que não dependa de um homem para alcançar seus objetivos.

Torne-se seu admirador número um no esporte ou na arte. Torne sua filha uma mulher forte, você é a chave.

Seu tratamento respeitoso e afetuoso

A grande maioria de mulheres que sofreram violência no namoro ou intrafamiliar, ao serem entrevistadas, reconhecem não foram capazes de reconhecer o abuso e a violência no seu início porque estavam simplesmente acostumadas a ser tratadas da mesma maneira pelo pai.

Advertisement

Uma verdadeira tragédia, não é mesmo?

Trate sua filha de tal maneira que, quando alguém a maltrata, ela consegue identificá-lo imediatamente e não permitir.

Confie nela e na sua capacidade de tomar a decisão certa

Crie uma relação de confiança para que ela possa lhe contar a coisa mais terrível que possa lhe acontecer, para que ela ligue para você  para pedir ajuda. Para uma garota, seu pai é seu primeiro e único super herói.

Dedique tempo a ela

Um tempo para ir a suas festas, para comer com ela, para ficar a sós com ela, para ler à noite, para brincar e conhecer seus amigos.

Seja uma referência de tudo o que é bom, de tal maneira, que quando ela pensar em retidão e bondade, sua imagem apareça na mente dela.

Advertisement

Ensine-a a encontrar seu próprio caminho e lhe dê o dom da liberdade

Meu marido e eu criamos três filhas e nunca o vi tão orgulhoso e animado como quando cada uma delas decidiu seu próprio caminho e saiu de casa.

A força que um pai tem, somente ele é capaz de transmiti-la às filhas. Uma mãe pode criar e sustentar uma família, mas apenas um pai amoroso pode construir uma mulher livre do medo e preparada para enfrentar este mundo violento.

Desfrute sua paternidade!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Ama a tu esposa de la misma manera que deseas que tu hija sea amada

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.