Aja, mas tenha sempre a presença de Deus em sua vida

A fé move montanhas, mas só se você quiser.

Erika Otero Romero

Há poucos dias, passei por uma situação realmente angustiante. Pode ser que eu faça tempestade em copo d’água, mas naquele momento foi mais forte que eu.

Não tenho a fé que talvez gostaria de ter. Custa-me muito acreditar nos outros, em mim e – tenho envergonha admitir – às vezes me custa acreditar em Deus. Sei que a fonte dessa desconfiança provém da minha baixa autoestima; é algo com que lido diariamente. Apesar da minha crise de fé em Deus, Ele sempre me faz saber que não se esquece de mim.

Como expus antes, há alguns dias achei que o mundo viria abaixo. Até agora, este ano tem sido uma surpresa atrás da outra; e não são surpresas agradáveis.

Vivo na Colômbia; meu país sempre foi um lugar onde podíamos ter acesso a produtos e alimentos de boa qualidade e bens preciosos e confortáveis. No entanto, a partir de meados do ano passado, as coisas tornaram-se cada vez mais dispendiosas. Já não se pode comprar com 200 mil pesos o que se comprava antes; precisa de pelo menos o dobro. A questão é que cresce cada vez mais o número de famílias que fazem malabarismo para chegar ao fim do mês.

Sempre me caracterizei por ter uma contabilidade rigorosa do meu dinheiro; quero evitar, acima de tudo, um erro que me custe caro. O problema é que, por questões fora do meu controle, não recebi o pagamento integral que esperava.

Advertisement

Eu tinha determinado que esse dinheiro iria cobrir todas as necessidades de casa, mas quando faltou dinheiro, entrei em colapso. Por sorte, ao reorganizar minhas contas, pude redistribuir o dinheiro, e para minha surpresa, consegui fazer mágica com ele. Sim, precisava de dinheiro, mas consegui alcançar meus objetivos.

A solução aos problemas é questão de ação e fé

Apesar de ter conseguido cobrir as minhas responsabilidades financeiras, ainda precisava de dinheiro para outras coisas. Eu sabia que iria recuperar o dinheiro que faltava, mas quando isso acontecesse, eu já teria me endividado mais.

Minha única opção era falar com meu patrão sobre o que aconteceu. Não o fiz sem medo e dúvidas; se tudo saísse bem, me pagariam o restante no mês seguinte. Apesar das minhas dúvidas, o que fiz foi orar e pedir ajuda a Deus. Então continuei a escrever e a contar o que aconteceu à única pessoa que me podia ajudar; depois, deixei tudo fluir. Para ser franca, temia que não repusessem meu dinheiro, mas se isso acontecesse, eu não poderia fazer nada.

Pois bem, no dia seguinte, meu problema foi solucionado. Pagaram-me o dinheiro devido e isso literalmente salvou-me o bolso.

Quando recebi essa notícia, eu parecia louca; a única coisa que me faltou foi saltar de emoção. Nunca em minha vida me senti tão abençoada e grata. Então, percebi que, pela primeira vez na vida, eu tinha agido com fé.

Advertisement

Lembro-me de que, ao escrever ao meu patrão, só assumi o risco e o coloquei nas mãos de Deus; essa era minha única opção. E a resposta foi exatamente o que eu precisava.

Graças a isso pude comprovar que, para obter resultados, não apenas devemos crer em nosso potencial; também crer em uma força superior: em Deus.

A fé sem obras é morta

A Bíblia tem muitos versículos que falam da fé, mas este é o mais indicado agora:

Tiago 2:14-17

Meus irmãos, de que aproveitará se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Poderá a fé salvá-lo? E, se um irmão ou uma irmã estiverem nus, e precisarem do sustento de cada dia, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos, mas não lhes dais as coisas necessárias para o corpo, de que vos aproveita? Assim também a fé, se não tem obras, é morta em si mesma.

Advertisement

Basicamente, ensina que nada ganhamos em pregar se não agirmos de acordo com o que pregamos. Podemos dizer que acreditamos em Deus e no seu poder, mas se não o demonstrarmos, não estamos fazendo nada.

Ter fé é confiar que quando se pede ajuda, as necessidades serão atendidas. Você não vai saber como ou quando, mas tem a garantia de que será ouvido.

Imagina pedir a ajuda de alguém e essa pessoa promete ajudá-lo, mas, no final, não ajuda? Como se sentiria? Decepcionado, não é? Pois bem, quando você pede ajuda a Deus, isso não acontece. A questão é que você deve demonstrar que confia, que se entrega em suas mãos. Verá que os resultados serão os que precisa e não os que deseja.

Ter fé não é tarefa fácil

Sei por experiência própria que, se há algo que gera desespero, é não ter o controle das situações. Apesar disso, haverá momentos na vida em que não dependerá de suas forças; é justamente nessas ocasiões que deve entregar-se à sua fé.

Deus é como um pai amoroso que promete lhe dar roupa e abrigo e cumpre. Jamais lhe deixará esperando por algo que não chegará. Ele conhece suas necessidades e as suprirá; você só deve pedir, agir e esperar. Sim, porque temos que fazer a nossa parte; dar o melhor de nós e esperar que as coisas saiam o melhor possível.

Advertisement

Claro que ter fé não é fácil. Nunca é fácil acreditar que uma “força sobrenatural” vai fazer por você o que uma pessoa não faz. Apesar disso, é questão de confiar sem preocupações; é isso que torna tudo realmente complicado, porque queremos ter o controle. Ver Deus por esse controle humano, torna-se complicado confiar ou ter fé.

Eu não esperava encontrar uma solução para o meu problema tão rapidamente, mas resultou melhor do que esperava. Acho que é porque os meus propósitos para esse dinheiro não eram egoístas.

A verdade é que não sei a razão da pronta solução do meu problema. O que reconheço é que agora sei como a fé funciona, e estou disposta a dar-lhe uma nova oportunidade. Honestamente, desta forma, eu ganho mais fé em Deus e perco o medo da minha condição humana.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Actúa, pero ten siempre presente a Dios en tu vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.