A teoria dos ‘4C’ para saber se há compatibilidade no casal

Se você já se perguntou mais de uma vez se você e seu parceiro são compatíveis, confira com a teoria dos "4C".

Adriana Acosta Bujan

Falar do amor é um tema subjetivo que todos interpretamos e entendemos de diferentes maneiras. Quando nos apaixonamos, damos lugar às emoções e deixamos de lado a razão, e isso às vezes chega a nos decepcionar por completo, já que a pessoa que acreditávamos ser perfeita, não é.

Apesar de que a paixão nubla a razão, com o passar do tempo e a convivência, pode-se levar em conta alguns aspectos importantes para saber se a pessoa que o interessa poderá ser compatível com suas ideias, pensamentos e objetivos.

Erros que causam dor

Quase todos nós desejamos encontrar um parceiro que seja um presente dos céus para nos acompanhar nesta viagem da vida. Uma pessoa que nos ajude a complementar nossas necessidades, que seja fiel, amorosa e que tenha bem claro o conceito de compromisso, uma pessoa que seja divertida e que nos dê a segurança que seremos felizes a seu lado.

No entanto, por vezes, por circunstâncias adversas, tendemos a errar, pois deixamos de utilizar a razão, como se o amor nos cegasse por completo. Ignoramos desde o início da relação os sinais importantes de como as pessoas são na realidade. Se não conseguirmos interpretar os sinais, então a relação será tormentosa, cheia de desapontamentos e frustração.

Felizmente, os especialistas sugerem a aplicação de alguns testes de compatibilidade: eles são um guia para analisar se o casal tem afinidade e, assim, ter maior probabilidade de sucesso em uma relação; por exemplo: a teoria das “4 C”. Você já a conhecia?

Advertisement

Os 4C do amor

1. Compatibilidade física

Deve haver sempre algo que o atraia na pessoa, sejam as mãos, os olhos, o cabelo ou o que for; se você não gostar de nada fisicamente, é pouco provável que se sinta à vontade com ela. A compatibilidade física ocorre quando os dois compõem e criam um vínculo de atração. Os dois se sentem bem, estando juntos, sem importar o que digam os protótipos sociais de beleza. Simplesmente, para você, a pessoa será bonita e perfeita.

Ou seja, deve estar presente o indicador da conexão profunda, é vínculo de desejo, paixão e atração, que não só se dá na etapa do amor como permanece com o tempo. Talvez possa ser um conceito superficial, no entanto, a intimidade é um dos aspectos mais importantes nas relações de casal.

2. Compatibilidade emocional

Este aspecto engloba várias características, trata-se da cumplicidade, da confiança, da segurança e da empatia. É entrar em um estado de proteção e tranquilidade absoluta quando você está com seu parceiro; faz você se sentir bem e saber que pode ser você mesmo, sem precisar esconder seus defeitos.

Você ainda se sente com a liberdade de dizer o que pensa, de tomar decisões importantes e de se expressar sem rodeios; já que seu par demonstra amor e respeito. A confiança estará acima de tudo, não haverá dúvidas ou incertezas que ponham em risco a relação.

3. Compatibilidade intelectual

Este aspecto não tem nada a ver com o grau acadêmico ou o trabalho que cada um desempenha, vai mais além. Tem a ver com que os dois tenham como costumes e valores similares para poderem se entender, assim como de ter os mesmos valores morais, interesses e metas.

Advertisement

Por exemplo: existem pessoas que, por valores religiosos, não celebram o Natal, aniversários ou qualquer evento, com o que talvez o casal não esteja muito de acordo. Outro exemplo pode ser o de uma pessoa que tenha grande fascínio pelos animais e a outra não, isso criará possíveis conflitos.

A compatibilidade intelectual também se refere a que tenham bases similares quanto à educação que receberam durante a infância; isto é, os valores familiares, as ideias similares quanto à criação dos filhos, a importância que tem o casamento, assim como as metas profissionais e pessoais que cada um queira.

4. Compatibilidade espiritual

Espiritualidade não se refere a crenças religiosas, mas ao nível de compreensão que temos dentro de nós. Será essa pessoa que acreditará em seus sonhos e anseios, e lhe ajudará, guiará ou apoiará para que possa conquistá-los. Ela nunca será um obstáculo para sua vida, já que lhe dará (e receberá de você) um impulso extra e uma motivação para que consiga transcender e ser melhor cada dia.

Talvez possam ter diferentes ideais ou metas pessoais; no entanto, a missão como casal será respeitar as necessidades de cada um, construindo um estilo de acordo que permita a ambos superarem-se. Trata-se de crescer juntos, de experimentar desafios e vencer adversidades que os torne um casal unido e sólido.

Levar em conta as 4 C para escolher a pessoa certa será de grande ajuda, já que todas elas são ferramentas úteis para conhecer a afinidade e os interesses de cada um. Lembre-se de que o teste é apenas uma referência para escolher o parceiro, isso não significa que não existam contrastes e adversidades na relação, pois todos somos diferentes!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La teoría de «las 4 C» para saber si hay compatibilidad en la pareja

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.