A mochila emocional que carregamos pode nos destruir lentamente

Aprenda a liberar o peso emocional que carrega em seus ombros. Seja feliz aqui e agora.

Adriana Acosta Bujan

A vida é maravilhosa, é um privilégio e uma bênção estar vivo. Podemos cheirar, ver, tocar, falar, comer, rir, amar; é algo que aprendi a agradecer a cada amanhecer. Nem sempre foi assim, muitos anos da minha vida os vivi sem desfrutar e valorizar tudo o que tinha. Talvez possa justificar-me porque era imatura e não sabia que a felicidade existia dentro de mim.

Foram muitos anos que desperdicei de minha vida, buscando algo que não sei bem o que era, só sabia que ao encontrá-lo seria imensamente feliz. E foi assim que desde pequena comecei a viagem mais pesada, tempestuosa, desolada que jamais teria pensado experimentar.

Comecei a viagem da minha vida se fosse uma esfera grande que irradiava luz permanente dentro dela e acabava me convertendo em uma esfera pequena, sem luz e vazia por dentro. Muitos foram os motivos, razões, causas e consequências pelos quais minha vida se foi apagando pouco a pouco, já que fui acumulando todo o bem e mal que me acontecia dentro de mim ser, até o ponto de arrebentar.

Em algumas fases da minha vida me sentia a vítima, como era possível que minha mãe falecesse quando era apenas uma adolescente? Por que sentia que ninguém me amava? Quando foi que minha irmã se converteu em minha pior inimiga? Ou, por que o pai de meu filho nos abandonou? Todas essas lições de vida foram enchendo meu coração de rancor, ódio, frustração, tristeza e apatia.

Foi então que acabei carregando sobre meus ombros um grande saco imaginário cheio de emoções, sentimentos e pensamentos negativos e não era fácil me desfazer deles porque faziam parte de minha identidade e personalidade. Lembro-me de ter tido muitas lições difíceis na minha vida, para poder entender que, as coisas que carreguei sobre mim devia tê-las soltado no momento certo, para poder ser feliz.

Advertisement

O peso da vida

Talvez a minha história lhe pareça familiar e possa identificar-se com algumas coisas que experimentou na sua vida. É por isso que agora quero compartilhar o que aprendi e como consegui me desfazer desse grande peso que carregava sobre meus ombros.

Agora, é importante compreender que muitas coisas que não devíamos experimentar acontecem porque precisamos aprender algo que nos fará ser pessoas melhores, muito mais resilientes. A ideia principal é aprender sobre cada lição e soltar o que não serve.

Que peso de sua vida deveria soltar?

1 O rancor

Conhecemos muitas pessoas na vida, umas ficam por um grande tempo e outras são passageiras. Elas estão em nossa vida por alguma razão, não é casualidade. Por isso, embora talvez algumas lhe tenham magoado e deixado grandes cicatrizes na sua alma, é necessário aprender a perdoar e a libertar esse sentimento que o destrói por dentro.

Claro! Tudo tem um processo e um luto que deverá atravessar para se libertar desse peso. Aconselho-o primeiro a perdoar-se a si mesmo, para que seja mais fácil perdoar aos outros, depois analisa e reflete sobre o sucedido assim poderá compreender que lição você tinha que aprender.

2 Medo

Sem dúvida, todos, em algum momento, temos medo de experimentar mudanças ou algo que não sabemos qual será o resultado. Mas pense assim: como é que você vai saber que bênçãos vêm à sua vida se não é capaz de se atrever a soltar o medo que lhe impede de ser feliz? A vida é cheia de mudanças e você deve ser capaz de se adaptar a elas; assim, seja valente e solte essas coisas que lhe causam angústia.

Advertisement

Analise suas decisões e encontre o mundo de soluções que tem para cada situação da vida; que consequências terá que enfrentar ao fazer algo e que coisas positivas você pode obter ao deixar o medo.

3 Viva o aqui e o agora

Infelizmente, há muitas pessoas que passam grande parte da sua vida pensando no passado ou num futuro incerto. Talvez tenham sido muito felizes, mas hoje experimentam situações que acreditam serem injustas ou, ao contrário, pensam que o futuro lhes dará a felicidade que tanto procuram. Se você realmente deseja se livrar desse peso emocional que carrega, então deve dar a si mesmo a oportunidade de viver aqui e agora, viver e desfrutar o que tem agora, comece a valorizar, sua vida, família, amigos, trabalho e saúde etc.

4 Preocupações

Como dizia minha avó: “Filha, dorme tranquila porque agora não pode resolver nada, amanhã será outro novo dia”. Ela tinha toda a razão com essa frase, porque algumas pessoas vivem preocupadas com tudo o que lhes acontece; o pior é que de tanto se preocuparem acabam por afetar sua saúde física sem se darem conta.

Aprender a soltar as preocupações irá ajudá-lo a se sentir melhor, tanto fisicamente como emocionalmente; tente relaxar e talvez você possa trabalhar delegando responsabilidades a outros para aliviar suas cargas. Lembre-se que não está sozinho, que tem a sua família para ajudá-lo a encontrar soluções para os seus problemas existenciais, apoie-se e peça ajuda aos seus entes queridos e liberte-se desse peso.

Você pode carregar uma mochila cheia de pensamentos e emoções negativas pelo tempo que quiser, libertar-se desse peso está em suas mãos, a decisão é sua. Deixe que as coisas fluam por si só, aprenda das lições da vida e continue, não dê passos atrás, nem tente ver um futuro negro que não existe, pois você ainda não sabe como será. Valorize o que tem e agradeça cada novo amanhecer.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La mochila emocional que cargamos puede destruirnos lentamente

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.