A magia da ordem no casamento, na família e no lar

Entenda com as mudanças exteriores (na casa ou na aparência, por exemplo) refletem na mudança interior - e vice-versa.

Emma E. Sánchez

À Maria Montessori é atribuída a frase “A ordem exterior sempre conduz à ordem interior”; por isso a ordem e a apresentação do ambiente escolar são chaves fundamentais para seu método que impacta os alunos há pouco mais de cem anos.

Desde esse tempo até hoje, psicólogos, pedagogos e terapeutas comprovaram que o exterior influencia em nosso interior e vice-versa. Inclusive, Marie Kendo mais recentemente acumulou uma grande fortuna ajudando as pessoas a entender o simples princípio da ordem e aplicá-lo em suas vidas para transformá-las.

Como é que ordenar o espaço físico ajuda?

Se me permite, gostaria de compartilhar algumas ideias e recomendações muito simples que pode aplicar desde já, e começar a transformar sua vida e a dos que ama.

A mudança externa é o primeiro passo para uma mudança interior profunda

Verá que algumas mulheres cortam o cabelo quando terminam algum relacionamento ou iniciam uma nova etapa em sua vida. Eu, por exemplo, cortei o meu cabelo comprido num estilo muito curto quando nasceu o meu primeiro bebê.

Todos, de uma forma ou de outra, procuramos fazer um “divisor de águas” em nossas vidas para ajudar-nos a fechar uma etapa e começar uma nova a partir do zero. Cada fim de ano representa essa oportunidade de deixar para trás um ciclo e iniciar um novo; observe, por exemplo, quando alguém vai iniciar um novo projeto, busca um novo caderno ou simplesmente busca uma nova folha em seu caderno de trabalho.

Advertisement

Todos nós precisamos terminar algo para começar algo novo e melhor

A mudança física torna-se um lembrete físico das promessas ou metas que fizemos dentro de nós.
Quando você limpa seu quarto começa uma grande transformação, pouco a pouco se permitir que esta onda de mudanças continue sua marcha. Um dia é o quarto, e no outro a cozinha, depois o banheiro e aquela gaveta onde guarda lembranças tristes. Quando menos se der conta, estará não apenas limpando quartos, mas limpando seu interior.

A ordem externa promove a paz interior

Estar em um lugar limpo e arrumado sempre nos fará sentir melhor. Quando o nosso lar é acolhedor, todos os membros da família sentem-se bem-vindos, calmos e com certeza até as discussões diminuem.

Já sentiu o prazer de se sentar e ver sua casa limpa? É um exemplo muito simples, mas exemplifica perfeitamente a paz que você pode experimentar quando observar seu interior.

É inevitável: quando você começa a pôr ordem em suas coisas, você começa a arrumar pouco a pouco seu interior e isso irá lhe enchendo de tranquilidade.

O ambiente físico muitas vezes afeta a forma como pensamos e sentimos

Você já viu programas de TV que apresentam acumuladores compulsivos? Ou conhece algum deles? Infelizmente cada história de um acumulador, é a história de alguém que procura preencher os vazios emocionais de sua vida com objetos e a grande maioria começou quando deixou de pôr ordem em sua vida.

Advertisement

Diz-se que o nível de sujidade ou desordem que se permite nas coisas e espaços corresponde ao nível de tolerância que se tem com o sujo ou desordenado na vida privada, nos pensamentos ou condutas.

Neste ponto poderíamos falar de psicopatas extremamente limpos ou de homens piedosos cujos quartos eram pior que um chiqueiro. Mas esses, se reparar, são extremos onde não há equilíbrio.

No México temos um ditado que diz: “Nem tanto que queime o santo, nem tão pouco que não o ilumine”. Trata-se de encontrar o equilíbrio em todas as coisas, inclusive na ordem e no asseio do lar.

Se está triste ou deprimido, limpe algo

Se, de repente, sente necessidade de arrumar ou limpar, faça-o! Sua mente está buscando o equilíbrio e arrumar é uma maneira de reestruturar-se de maneira interna. Faça caso do que sua mente e seu corpo lhe pedem.

O que pode fazer de maneira habitual para favorecer a ordem em sua vida?

Limpe ou arrume cada vez que inicia algo, por exemplo:

Advertisement

-Ano Novo

-Volta às aulas

-Novo emprego

-Mudança de casa,

-Termino de uma etapa ou relação.

Advertisement

Livre-se do desnecessário e evite ser um “acumulador em formação”

Como regra, propõe apenas guardar coisas que lhe façam sentir bem ou como diz Kondo: “coisas que lhe façam feliz”, o resto tire de sua vida.

A cozinha, o banheiro e seu quarto sempre limpos e em ordem

Limpeza é trabalho de todos, então com alguma organização, manter a casa arrumada pode ser possível. Fazer isso lhe dará um bom ambiente familiar e lhe poupará muitos problemas como casal, acredite.

Coloque sua vida em ordem

Talvez esta seja a parte mais difícil e profunda em relação à ordem. Pense nisso: a tolerância que se desenvolve ao viver na desordem e na sujeira está diretamente relacionada à tolerância e aceitação que se tem para o incorreto, o imoral ou decadente. Soa sério, verdade?

Por isso devemos ensinar nossos filhos a reconhecer os erros, assumi-los, e buscar corrigi-los ou corrigi-los. São muitos os que não podem alcançar a paz em seu leito de morte porque seus erros ou as consequências destes os continuam atormentando.

A paz, tranquilidade e felicidade são obtidas mediante o esforço constante de manter o transcurso de nossa vida em ordem e o mais “limpo” ou correto possível. Comece revisando seu interior e faça uma limpeza pessoal”; verá que também se gera ordem e bem-estar de dentro para fora.

Advertisement

Meu último conselho, de coração:

Aprendi quando minhas filhas eram muito pequenas, mas, ainda me lembro com muito carinho do versinho: “Pó da casa pode esperar, pois em meus braços, abrigado, está a minha razão de limpar”

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La magia del orden en el matrimonio, la familia y el hogar

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.