A luz sempre surge depois da escuridão

Após a tempestade sempre chega a bonança e o sol sempre se abre entre as nuvens escuras.

Erika Otero Romero

Nos grandes momentos de dificuldade, costumamos acreditar que nunca voltaremos a ver a luz. Isso era o que costumava acontecer comigo, no entanto, um dia tudo mudou.

Minha mãe sempre diz que “quando a noite se torna mais escura é que está próximo o nascer do sol”, e eu acolho com fé esse adágio. Foram essas as palavras que mudaram minha vida.

Todos nós vivemos momentos tempestuosos. E às vezes ainda ocorre que quando pensamos que as coisas não poderiam piorar, elas pioram. É como se alguém ou algo além do nosso entendimento estivesse medindo nossa capacidade de resistência.

Quando isso acontece, vemo-nos tentados a “jogar a toalha”, como se diz popularmente. O truque, porém, está em não se dar por vencido, mas seguir em frente apesar da escuridão e das provações.

Como suportar os piores momentos da vida?

Minha vida, assim como a de muitas pessoas no mundo, não foi um mar de rosas. Diria ainda que, embora não tenha sido de todo ruim, foram mais espinhos que rosas, e isso me tornou uma pessoa mais forte.

Advertisement

Por anos perguntei: como resistir? Como seguir em frente apesar de não ver a luz no fim do túnel? Para mim esse era um segredo guardado em uma caixa forte. Não vou mentir, muitas vezes acreditei que não poderia suportar todo o peso que carregava.

Esse, para mim, foi um segredo que descobri em uma temporada onde decidida a não suportar mais.

Desesperada e consumida em uma tristeza da qual não via saída, para me distrair, comecei a checar o Facebook. Entrava e saía dos perfis de meus antigos conhecidos até que cheguei ao de uma colega de faculdade. Nunca fomos realmente amigas, mas nos dávamos bem.

Navegando por seu perfil, reparei na quantidade de mudanças pelas quais sua vida tinha passado em pouco tempo. Ela é dessas pessoas que posta, em sua timeline, sua vida, obra e arte, foi assim que me inteirei que ela havia passado por várias coisas difíceis ao longo desses meses.

Algo que notei foi que ela sempre mantinha uma atitude positiva, apesar de suas evidentes angústias. Lembro que quando estudávamos juntas, ela era dessas pessoas que sempre tinha um sorriso iluminando seu rosto.

Advertisement

Algo fez “click” na minha cabeça. Era sua atitude positiva que a havia permitido suportar seus momentos mais complicados. Eu tinha que tentar, não iria perder nada, e se desse certo, ganharia muito.

Alcançando a luz

Decidi começar esse mesmo dia. Não vou mentir, eu me sentia hipócrita comigo mesma. Eu me perguntava como iria conseguir me enganar para me manter de pé. Mas eu tinha que tentar.

Naquela noite, deitei-me pensando no que deveria fazer tão logo acordasse. Havia lido nessa mesma noite uma lista de coisas para “ter boa atitude”. Entre elas, uma que dizia que: sorrir ao despertar, agradecer pelo que tem e um comprido etcétera.

Dizia comigo mesma: “sorrir sem ter um motivo… sim, claro”. Não tinha um motivo, estava tão farta que não via motivos nem para me levantar da cama. “Agradecer, mas, agradecer pelo quê?” Na minha concepção, não tinha nada pelo qual me sentir agradecida.

Ainda assim, eu fiz. No primeiro dia foi estranho acordar e sorrir para o nada. Creio que esse gesto parecia mais uma careta que um sorriso. Em seguida, sentei-me na beirada da cama e comecei a agradecer pelo que tinha. Foi então que me dei conta de que tinha muito pelo que agradecer: a casa, minha família, os alimentos e a lista seguiu. Tinha muito mais que muitas pessoas no mundo. Em resumo, eu era um dos seres humanos mais mal-agradecidos do planeta.

Advertisement

Meu empenho consciente em cultivar uma boa atitude deixou de ser um esforço e se tornou um hábito. Depois de umas duas semanas, deixei de sentir que era algo forçado e passou a ser natural para mim. Isso mudou minha visão da vida e dos problemas de maneira profunda, eu diria abismal.

Aprenda com os momentos difíceis

Este é um ponto de suma importância. Os momentos de crise não estão configurados para amargar sua vida. Existem para fazer você forte e corajoso.

Este é realmente um grande ponto. A questão é que se você aprende a lição, se fortalece. Jamais em sua vida terá que voltar a passar pela mesma crise. É como quando presta um exame na escola. Que sentido tem repeti-lo se você passou com nota alta?

Assim é tudo na vida. Se superar uma prova, segue-se um tempo de paz e logo chega novamente um tempo de escuridão. Se você a renega, perde e as coisas se tornam piores. O truque está em não renegar, mas em manter uma boa atitude. Essa boa atitude a que muitos chamam de resiliência é o que lhe dará forças para aprender e suportar.

Quando se conscientizar de que sua atitude dita o rumo de sua vida em momentos difíceis, é aí que você muda para seu próprio bem. É sua atitude que faz a diferença entre a felicidade e a infelicidade.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La luz siempre llega después de la oscuridad

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.