A Lectio Divina, uma forma muito bonita de orar

Estes quatro passos nos mostram como valorizar e dar vida à Palavra de Deus, você já ora assim?

Marilú Ochoa Méndez

No outro dia, quando fomos à missa em família, coincidiu que celebravam as exéquias de um falecido. Nessa ocasião, foi a morte de uma mulher mais velha.  Havia muito mais pessoas do que o normal na cerimônia.  Sabemos que nestes momentos difíceis em que se dá o último adeus a um ente querido, há emoções fortes, especialmente choro, mas foi desconcertante ver tantos sentimentos à flor da pele.

É que os parentes da pessoa falecida surpreenderam os próprios estranhos ao reproduzir, nos alto-falantes, um áudio que a senhora tinha deixado gravado precisamente para essa ocasião. Foi uma surpresa para a maioria ouvir sua voz novamente, e justamente, deixando uma mensagem a seus entes queridos.

Vi muitas pessoas chocadas, guardando cada palavra daquela mulher que tanto amavam. Era notável que recebessem consolo, e que cada um de seus conselhos e agradecimentos fosse bebido com muita atenção.

Fiquei pensando em todas as palavras que não estimamos, nas palavras que deixamos ir pensando que receberemos outras em um momento, ou amanhã.

As palavras mais importantes

As últimas palavras daqueles que amamos nos abalam.  Se pudemos nos desculpar, se “ficamos a dever” àquela pessoa que impactou nossa vida.  São situações que nos abalam bastante.  Pensava ao mesmo tempo nas palavras de Jesus, e como nos falta entesourá-las. Acredito que nos acontece o mesmo que com nossos entes queridos, frequentemente nos damos conta de seu valor.

Advertisement

Jesus deixou a Sua palavra, a palavra viva, nos Evangelhos. Suas palavras, na Bíblia, são lidas em todo o mundo, mas o número exorbitante de suicídios, assassinatos, divórcios, adultério, maltrato, egoísmo, delitos e pessoas que sofrem, nos mostra quanta falta faz ler mais e melhor tudo aquilo que Ele nos deixou para o conhecer, amar e estender o Seu amor pelo mundo.

Uma bela ferramenta para fazer viver a Palavra de Deus, entremeando-a com nosso dia a dia, é a Lectio Divina, que gostaria de explicar neste texto. Acredito de coração que praticar a leitura das Sagradas Escrituras pode nos confortar, converter e curar.

O que é, e de onde vem?

Já antes do nascimento de Jesus, os nossos irmãos mais velhos na fé, os judeus, a praticavam. Liam (e leem) trechos da Torá, meditando e orando nas sinagogas sobre seu significado profundo e cotidiano.

Foi um monge cartuxo, conhecido como Guigo, que, aprendendo desta tradição hebraica e enriquecendo-a com a cristã, articulou em mais de mil pontos um guia conhecido como “a escada dos monges”, com a qual, de maneira prática, guiava os religiosos nessa forma tão bela de orar a partir da Bíblia.

O mais interessante desse método é que leva a(s) pessoa(s) que desejam utilizá-lo pela mão a aprofundar esse caminho e abrir o coração para ouvir a Deus.

Advertisement

Um tesouro escondido em quatro passos

Lectio divina vem do latim, e significa “leitura divina”. É composta por quatro passos que detalharemos a seguir, mas algo que destaca também seu valor e beleza é que pode realizar-se tanto individual quanto coletivamente.

Lectio, meditatio, Oratio e contemplatio são os quatro passos que podem cimentar a nossa vida. O Beato Guigo, monge que sugere um método para a sua aprendizagem, afirma o seguinte:

“A leitura busca a doçura da vida bem-aventurada, a meditação a encontra, a oração a pede, a contemplação a saboreia. A leitura é como um manjar sólido que se leva à boca, a meditação o mastiga e tritura, a oração lhe toma gosto, a contemplação é a mesma doçura que alegra e restabelece. A leitura toca a crosta, a meditação penetra na medula, a oração consiste na expressão do desejo, e a contemplação radica no deleitar-se da doçura obtida” (Beato Guigo o cartuxo – Fragmento sobre a vida contemplativa).

Essa frase não lhe parece preciosa? Mostra a efetividade desse método que nos levará pela mão a entesourar a Palavra de Deus.

Lectio ou leitura, procurando a doçura

Este passo requer a busca da citação que se deseja meditar. Uma vez selecionada, sugere-se “ir em segredo” (ficar sozinho), como Jesus sugere na Escritura quando nos convidava a orar.  Depois de orar para pedir a graça do encontro com Jesus vivo, o recomendável é ler a passagem escolhida.

Advertisement

Como queremos ler bem, convém pesquisar o significado de alguma palavra que não nos fique clara, e/ou ler as notas de rodapé da Bíblia que nos contem algo sobre o momento histórico que desconheçamos, ou que nos ponham em contexto. Trata-se de nos assegurarmos de conhecer a fundo o que o texto diz em sentido literal.

Meditatio ou meditação, a busca da mensagem

Uma vez que nos asseguramos de ter realizado uma leitura de compreensão, o que se sugere é buscar a frase que ressoa em nosso coração. Lendo devagar, certamente encontraremos a linha, parágrafo ou mesmo palavra que salta, que nos chama, e a partir da qual, Deus deseja que oremos.

Oratio ou oração, pedir o diálogo com o Senhor

Agora, cabe-nos “ruminar”. Demos voltas a essa Palavra viva de Deus que deseja interpelar-nos. Por que desejas, Jesus, que hoje eu reflita sobre isto em particular? Que queres dizer-me? A qual preocupação que vivo ela se relaciona? O que não estou conseguindo ver que queres que eu distinga?

Deixa voar um diálogo com Jesus, imagine-o sentado com você, olhando-lhe com esses olhos de amor, alegre por ter você perto e disponível para esvaziar Seu ser em você.

Contemplatio ou contemplação, saborear a doçura

Contemplar Deus com a Sua glória é para nós algo distante, porque a nossa humanidade não consegue conter a grandeza desse Deus que tanto nos dá, tanto nos perdoa, tanto nos espera, mas, uma vez iniciado o diálogo, é momento, é hora de pedir a Jesus que seja Ele que dirija mensagens diretas a nosso coração, que acenda em nossa mente Sua presença, Seus mandamentos, Suas mensagens. Aqui cabe guardar silêncio, e receber a Voz silenciosa e doce de Deus em nossa alma.

Advertisement

Se você olhar, não é algo muito complexo, a lectio divina é uma forma de orar de menos para mais.  É ir submergindo-nos no mar insondável do Deus bom, santo, belo e verdadeiro que nos espera desde a outra margem cheio de alegria e emoção para nos preencher até a borda de felicidade, inspiração e muita paz.

Anime-se a orar assim e compartilhe com outros essa bela experiência.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La lectio divina, una forma muy bella de orar

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.