A infidelidade digital também destrói: que não aconteça com você

Este tipo de infidelidade também destrói uma relação. Não caia na armadilha.

Adriana Acosta Bujan

“Mal chegava a noite, ele esperava que eu dormisse para interagir em seu celular”

Foi o que Elena disse com lágrimas em seus olhos e desconsolada. Continuou a dizer que sempre acreditou no grande amor que o seu parceiro sentia por ela, nunca imaginou que ele trocava fotografias íntimas com outras mulheres. “Sinto-me devastada, tantos anos juntos, dois filhos e muitos sonhos destruídos se foram pelo ralo”.

“Pensei que fazer vídeos e enviá-los para o Tiktok ou Facebook era algo novo e divertido”

Por isso nunca suspeitei que o meu parceiro se atrevesse a trair-me. No entanto, em várias ocasiões, eu o percebia obcecado em verificar as suas redes sociais para saber quantos “likes” ou comentários recebia por cada um dos seus vídeos. Seu comportamento começou a me chamar a atenção. No final descobri que trocava fotos, números de telefone e isso me destroçou por dentro, disse Camila.

“Tenho um trabalho no qual tenho que viajar constantemente, assim, acabei me ausentando por uns dias de casa; para mim, a relação com meu marido ia uma maravilha”

Um dia, precisei encontrar alguns e-mails no computador para o meu trabalho, e qual foi a minha surpresa? Encontrei conversas e fotografias no Hangouts do meu parceiro com mulheres muito bem-dotadas de beleza, sabe o que quero dizer, disse Maria.

Posso escrever muitas experiências de infidelidade digital, não só é uma questão de homens, mas também de mulheres que usam as redes sociais para se sentirem bem com eles mesmos. Na verdade, a maioria das pessoas que fazem trocas de “likes”, comentários e conversas íntimas, não estão procurando enganar o parceiro.

Inconscientemente, o que eles querem é elevar sua autoestima e ter experiências ousadas para dar um toque de adrenalina em sua vida cotidiana. E também para saber se ainda é atraente para os outros, como forma de reforçar a sua segurança.

Advertisement

Uma falsa ideia de fidelidade

Algumas pessoas acreditam que ter conversas exageradas com outras através das redes sociais não é uma infidelidade, já que não há um encontro cara a cara. Mas é uma armadilha que dá uma falsa sensação de segurança e que pode ser tão destrutiva como a infidelidade em pessoa, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências de Bangalore.

Quais são as consequências da infidelidade digital?

1 A confiança é destruída

Muitas pessoas sabem que a confiança é a base de uma boa relação, que esta se vai construindo pouco a pouco com as ações e comportamentos do casal. Se essa confiança for quebrada, é muito difícil que seja recuperada.

A vítima não terá paz em seu interior, sempre estará atuando na defensiva, invadindo o espaço de seu parceiro; por qualquer mensagem recebida e pensar que é uma infidelidade, mesmo que não seja. A relação vai tornar-se destrutiva e tendenciosa a falhar.

2 Você destrói a autoestima do seu parceiro

Mesmo que acredite que não está sendo infiel por se tratar de um meio digital, acredite que suas ações e comportamentos, se descobertos, destruirão a autoestima, segurança e amor-próprio de seu parceiro.

Talvez você não tenha pensado nisso, mas quando interage intimamente com outras pessoas, está transmitindo uma mensagem ao seu parceiro, a de que ele não é suficiente e por isso tem procurado outras maneiras de se satisfazer sexualmente.

Advertisement

Mesmo que você ache que quer apenas elevar sua autoestima ao sentir-se atraente para os outros, a do seu parceiro será completamente destruída.

3 Sonhos Destruídos

É o mesmo que acontece quando existe infidelidade cara a cara; os sonhos, anseios e metas a dois são esquecidos por uma infidelidade digital. Mesmo que ache que não fez nada de mal por não ter um encontro íntimo, seu parceiro já não poderá sentir-se seguro e amado ao seu lado, por isso os sonhos que tinham juntos se desvanecerão.

Não haverá motivação para continuar a lutar por algo que tinham em mente conquistar juntos.

4 Angústia emocional

Neste ponto, eu quero dizer que as vítimas de infidelidade geralmente passam por todas as fases de luto quando a relação de casal termina: choque inicial, negação, obsessão, negociação, depressão e aceitação.

Não é por ser uma infidelidade digital que se subtraem as consequências, estas etapas são vivenciadas de maneira igual a uma traição presencial; os sentimentos e a estabilidade emocional da vítima são destruídos, já que não se trata apenas da infidelidade em si, mas de quebrar a confiança, o amor na relação e destruir as metas ou a estabilidade familiar.

Advertisement

5 Apenas uma ilusão

As pessoas que são infiéis de forma digital talvez consigam sentir que são muito atraentes para outros, que sua autoestima se recuperou e que se sentem agora seguras de si. Mas ninguém sabe quem está do outro lado do monitor ou da tela de um celular, muitas vezes você pode cair no jogo de ser enganado.

Agora a pergunta: vale a pena destruir o seu casamento por um jogo de adrenalina ou para satisfazer as suas fantasias íntimas?

O mundo da tecnologia é imparável, evolui a cada segundo e devemos adaptar-nos a isso. No entanto, está em suas mãos usá-la a seu favor, com segurança e cautela. Não procure reconhecimento de outras pessoas para recuperar seu amor próprio, seja empático e coloque-se no lugar de seu parceiro – você gostaria de ser vítima de uma infidelidade digital?

Lembre-se que algumas chaves para o sucesso no casamento são: a comunicação, a confiança, o respeito e sobretudo o amor, pense uma e mil vezes antes de interagir com outros de maneira íntima; já que o verdadeiro amor o encontrará em seu cônjuge e na sua família.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La infidelidad digital también destruye: que no te suceda

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.