A importância dos pais educarem os filhos financeiramente

Especialista Robinson Trovó explica a importância dos pais ao educarem as crianças financeiramente e quais são os resultados na vida adulta delas.


Roberta Preto

As crianças nos ensinam a ter alegria em todas as situações da vida, pois a infância é pura e as crianças não aprenderam ainda a remoer sofrimentos ou viverem em prol do dinheiro. Assim sendo, não são escravas das dívidas e sabem viver com alegria o padrão de vida que seus pais lhes oferecem, por isso elas são felizes.

Algumas das coisas mais importantes devem ser aprendidas na infância para que se reflitam na vida adulta, dentre elas encontra-se a educação financeira.

Segundo o especialista em investimento e educador financeiro Robinson Trovó, pesquisas apontam que muitos jovens estão começando a se endividar cada vez mais cedo, porque têm acesso fácil ao crédito e porque não possuem nenhuma base educacional financeira de casa, com isso não sabem lidar com o alto poder de compra e acabam se envolvendo em dívidas.

O especialista responde algumas perguntas que permitirá aos pais esclarecerem suas dúvidas sobre o assunto, ele também ensina os passos certos para educar os filhos financeiramente.

1. Por que é importante ensinar os filhos desde a infância a educação financeira?

Porque isso diminui o risco de que a criança se torne um adulto com problema de dinheiro. E cabe à família transmitir a educação financeira para essa criança na infância.

Alguns meios de fazer isso são: envolver a criança nas conversas sobre dinheiro da família, mostrando a ela de onde vem o dinheiro da família e as coisas que ela possui e, principalmente, ensinar que essas coisas não aparecem do nada.

Outra dica é ensinar desde cedo a importância de se gastar menos do que se ganha (pode se fazer isso com pequenas mesadas, claro, sempre em troca de alguma atividade que ele tenha que cumprir) e de que na vida é preciso fazer escolhas (ou seja, nem sempre é possível ter a mochila nova todo ano ou levar os dois brinquedos pelo qual ela se interessou).

Advertisement

2. Qual o papel dos pais na educação financeira dos filhos?

Primordial! Os pais são as pessoas mais importantes na vida dos filhos e são os primeiros exemplos das crianças, então cabe a eles dar esse exemplo de educação financeira.

A maneira que os pais criam o filho irá influenciar muito no adulto que ele se tornará. Sendo assim, sem educação financeira de casa, muito provavelmente a criança se tornará um adulto endividado.

3. Quais são os fatores negativos, caso os filhos não sejam educados financeiramente?

Endividamento cada vez mais cedo, falta de consciência de consumo e criação de um padrão de vida equivocado (muitas crianças crescem sem saber por exemplo a origem das coisas que tinha, sem saber que os pais precisavam trabalhar para comprar aquilo para elas).

Provavelmente essas crianças citadas acima poderão se tornar adultos endividados, que tentam viver um padrão de vida no qual elas não possuem condições nenhuma de bancar.

4. Quais são os fatores positivos, quando os pais policiam os filhos nas finanças?

Os filhos se tornarão adultos responsáveis que possuem maior consciência de como gerir o próprio dinheiro e a construção de uma vida financeira equilibrada, com consumo consciente e preocupação com o futuro.

Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.