A importância de ter controle sobre si mesmo na vida diária

o autocontrole pode afetar todas as suas relações para melhor. Experimente!

Erika Otero Romero

Você já perdeu o controle sobre si mesmo? Certamente sim, não é? Todos passam por essa situação. A realidade é que as situações estressantes diárias tornam impossível ficarmos calmos em todas as horas de atividade.

Claro, há pessoas que são donas de si e conseguem manter-se calmas nas piores situações. No entanto, chegar a este ponto é algo que se aprende e leva tempo.

Manter-se sob controle não é fácil; é preciso muita vontade, mas a realidade é que vale a pena porque a autorregulação traz muitos benefícios.

O que é a autorregulação?

Basicamente, é a capacidade que uma pessoa tem de manter a calma em situações de alto estresse emocional.

É importante ter em mente que o autocontrole pode ser executado não só com as emoções; mas também com os pensamentos e o comportamento.

Advertisement

Existem várias razões para se controlar. Primeiro, porque lhe dá a capacidade de pensar com lucidez. Segundo, você se torna capaz de tomar decisões mais sábias. Terceiro, mantém suas relações pessoais saudáveis, especialmente com sua família. É neste último aspecto que quero me concentrar.

Por que é importante se autorregular quando se é pai ou mãe?

A tarefa de ser pais é algo que cada dia traz um novo desafio. As crianças em si, todas e cada uma, são um desafio diferente.

Não é segredo que a paternidade requer inteligência e bom temperamento. Por isso, uma pessoa que queira ser um bom pai/mãe deve aprender a controlar-se, mais ainda se tiver vários filhos.

Durante a criação, é muito importante ser capaz de falar calmamente com nossos filhos; caso contrário, se você perder o controle, vai começar a gritar e as crianças terão medo de você, não respeito.

Além disso, quando os pais gritam, as crianças se tornam medrosas e inseguras em relação a suas capacidades. Chegam até mesmo ao ponto de se irritar com qualquer pessoa que represente autoridade. O resultado é que se tornarão rebeldes e até impertinentes.

Advertisement

A autorregulação no casamento

Um casamento pode ser tão forte ou tão fraco que um simples mal-entendido pode acabar com ele ou fortalecê-lo. Sim, há casais que veem em um problema a oportunidade de solucionar asperezas, enquanto outros se quebram por completo.

O problema é que muitos casais não sabem controlar suas emoções diante dos problemas diários. Muitos reagem de maneira áspera, respondem mal e até deixam seus cônjuges falando sozinhos. Embora seja difícil de entender, essa maneira de “evitar conflitos”, provocam mais abismos na relação.

A melhor coisa que um casal com problemas pode fazer é falar de forma madura e controlada, ou seja, pensar antes de dizer algo que pode ser muito ofensivo.

Outro aspecto que pode destroçar um cônjuge é que seu parceiro o deixe falando sozinho ou o ignore. Esse tipo de comportamento pode e deve ser trocado por outros mais acertados.

Por exemplo: se você está chateado e não quer falar nesse momento porque sabe que pode dizer ou fazer algo ofensivo, o que pode fazer é pedir que conversem em outro momento, que tenha algum tempo para pensar. Isso é melhor que deixar a conversa pela metade e sair irado em busca de espaço.

Advertisement

Maneiras de ter controle sobre si mesmo e não morrer na tentativa

A seguir, vou apontar as cinco maneiras mais eficazes para aprender a autorregulação:

1 Evitar situações estressantes

É exatamente o que leu. A melhor coisa que uma pessoa pode fazer é afastar-se de lugares, situações e pessoas que fazem você “perder o controle”.

Suponha que seus vizinhos estão sempre à procura de um confronto. O melhor que pode fazer é evitá-los, ignorá-los o máximo possível e não ceder às suas provocações. Sei, pela minha própria experiência, que isso é complicado, mas é possível fazer e é possível obter resultados. Pense que o que muitas dessas pessoas procuram é a sua atenção, por isso, é melhor não lhes dar. Logo se cansarão e se darão conta de que estão perdendo seu tempo.

Ora, caso se trate de lugares ou situações, é mais simples. Ambos são aspectos que você mesmo pode controlar; ou seja, você decide se se aproxima ou não de tais lugares e situações. É simples: recuse-se a fazê-lo; se alguém insistir em criar problemas, mantenha-se firme. Com isto, você demonstra caráter e coragem.

2 Mude o que acontece ao seu redor

Agora, digamos que você esteja em uma situação em que não é uma opção decidir. Digamos um trabalho ou uma quarentena. Dou o exemplo do emprego porque muitas pessoas não podem se dar ao luxo de renunciar a um emprego de que não gostam. Por isso, a melhor coisa a fazer é mudar a seu favor o que acontece. Por exemplo, fazer do seu local de trabalho um espaço acolhedor.

Advertisement

3 Foque-se em outros assuntos

Existem situações completamente inevitáveis. Diante disso, o que você deve fazer é se concentrar em outros aspectos da vida. Se tem problemas em casa, o que pode fazer é focar-se nos estudos ou trabalho. Quando muda o foco, mudam as emoções e os pensamentos.

4 Module a resposta

Modular é o mesmo que redirecionar a forma como você pode responder a uma situação estressante ou provocativa. Por exemplo, se você está prestes a gritar porque se sente pressionado por um trabalho ou chateado com alguém; em vez disso, o que pode fazer é desenhar algo, sair para caminhar ou respirar fundo e contar os números até se acalmar.

Só me resta dizer que quando uma pessoa consegue ter poder sobre seu próprio agir e sentir, ela é capaz de conseguir tudo o que se proponha na vida. A vontade é uma força que realmente move o mundo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La importancia de tener control sobre ti mismo en la vida diaria

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.