A idade aumenta o nível das dores. Previna-se!

A idade contribui para que uma dor que você sentia quando era jovem aumente em intensidade. Saiba como se prevenir.

Erika Gaytán

Com o passar dos tempo, as pessoas mais velhas ficam mais propensas a desenvolver várias doenças, tornam-se mais delicadas e mais suscetíveis a dor, o que pode alterar o sistema nervoso de maneira significativa e, assim, tornar-se um desconforto crônico.

Nos Estados Unidos, 17% dos adultos na faixa dos 30 anos sofrem de dor crônica, ao passo que, nas pessoas com 65 anos, o índice sobe para 57%. Por outro lado, entre 35 e 48% deles sentem dor diariamente.

A Universidade da Flórida conduziu vários estudos através dos quais foi possível verificar que os idosos experimentam processos de inflamação mais comuns e intensos que os jovens.

Os idosos que sofrem de um problema de saúde que causa inflamação (na pele ou em órgãos internos), produzem mais incitações agudas no cérebro.

A intensidade de qualquer dor sempre esteve relacionada com a idade (embora nem sempre seja esse o motivo – vai depender de outros aspectos -), por isso é necessário dar uma atenção especial às pessoas à sua volta que possam estar passando por alguma enfermidade e não têm coragem de contar ou não perceberam.

Advertisement

Como identificar se algum conhecido sofre de dor?

– Ele produz respiração ruidosa;

– Seu apetite diminuiu consideravelmente;

– Observa-se que está ele triste, deprimido, desesperado, agressivo ou com raiva;

– Seu sono sofreu alterações (dorme muito ou quase não dorme);

–  Senta-se ou se deita em uma única posição para evitar a dor;

–  Apresenta alguma agitação ou estimulação;

– Produz gritos ou gemidos, franze a testa ou o nariz, suspira.

Elimine a dor sem medicação

Existem vários medicamentos eficazes na redução ou no desaparecimento da dor, porém também é importante evitá-los ao máximo para não afetar outros órgãos do corpo. Por isso, apresento algumas opções que espero que sejam úteis para você.

1. Atividade

Um dos principais males que afligem as pessoas são as dores relacionadas aos ossos, coração ou articulações, entre outros. Por isso é necessário que, apesar do sono constante que podem sentir, procurem caminhar diariamente e mexer todos os membros.

2. Temperatura

O calor é recomendado para reduzir a dor e os espasmos musculares, seja com um gel ou compressas aplicadas na área lesada por 20 ou 30 minutos. Por outro lado, o frio também é recomendado para reduzir a dor e a inflamação. Neste caso, são utilizadas bolsas de gelo ou compressas para reduzir o desconforto.

3. Autogestão

Para ter o autocontrole da dor, também pode ser muito útil ir a um especialista da área e participar de programas indicados para controlar o mal-estar, os efeitos que pode causar em sua vida e na das pessoas à sua volta. São oferecidas técnicas de enfrentamento, relaxamento e comunicação.

Obviamente, o melhor é sempre procurar ajuda médica para saber, em primeiro lugar, o que está acontecendo, e então, dependendo do que ele disser, agir! Não se esqueça de que, para os idosos, essa condição não é nada agradável e pode causar uma má qualidade de vida. Hoje são eles, amanhã será você. Cuide bem deles!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La edad eleva el nivel de los dolores ¡Previene!

Toma un momento para compartir ...