A família nem sempre é definida pelos laços de sangue

É duro e cruel, mas quanto mais rápido reconhecer que a sua família está danificada e que não vai mudar, mais rápido pode virar a página e seguir em frente.

Erika Otero Romero

Por todo o mundo há pessoas que, embora tenham uma família numerosa, não têm uma boa relação com ela.

As relações familiares são difíceis; quanto mais proximidade existe entre as partes, é mais provável que haja problemas. Isso ocorre porque essa compenetração faz com que os familiares sintam o direito de opinar e criticar seus entes queridos.

Indubitavelmente, isso faz com que as pessoas escolham afastar-se de sua família de origem para evitar esses comentários prejudiciais.

É nesses momentos que os laços que têm com seus amigos mais próximos começam a se fortalecer. Ocorre que pessoas que têm conflitos com as suas famílias são muitas vezes apoiadas por desconhecidos.

O que você entende por família?

Você concordará comigo se eu disser que a família são aquelas pessoas que nos dão apoio, paz e harmonia. Você pode ou não ter uma ligação sanguínea; no entanto, isso não importa muito quando você só recebe desprezo daqueles que supostamente deveriam amá-lo e apoiá-lo.

Advertisement

Uma família lhe oferece amor, conselho e companhia. Supõe-se também que o protejam e guiem, mas isto muitas vezes não acontece. É triste, mas é real. Apesar disso, quando os conflitos não são tão profundos, o apoio e o amor são legítimos.

É claro que famílias perfeitas não existem. As pessoas cometem erros, mas os familiares que se amam e se respeitam corrigem essas falhas. Além disso, sabem pedir perdão quando reconhecem que magoaram seus entes queridos.

Quando a distância é a única solução

É importante lembrar que sempre que as pessoas ao seu redor o machucam, é melhor manter distância. Isso também se aplica quando a família é tóxica.

Ninguém em sã consciência pode viver com gente que a cada dia só lhe faz mal. É desmoralizante e desgastante. Além disso, quando a censura e as ofensas se tornam constantes, você acaba acreditando em tudo o que dizem.

Quando isso acontece, o que normalmente se faz é fugir e nunca mais contatar as pessoas que lhe fizeram mal.

Advertisement

É sabido que as pessoas tóxicas são extremamente destrutivas. Geralmente, alguém tóxico tem uma atitude negativa diante da vida, queixa-se de tudo e não tem palavras amáveis nem para si mesmo. Uma pessoa assim só pode oferecer muito sofrimento.

Agora, você pode querer manter contato com seu ente querido; é normal, é parte de sua família. No fundo, sabemos que é um erro, mas, ainda assim, mantemos a esperança de ter uma relação harmoniosa com ele; mas, geralmente isso não acontece.

Nessa situação, a única coisa a fazer, e o que é melhor para você, é se afastar o máximo que puder. Eles vão tentar entrar em contato com você e tentar uma nova abordagem, mas você sabe o que o espera.

Sei que é terrível alguém recomendar que se afaste da família; apesar disso, é o que todos os terapeutas vão recomendar. As pessoas tóxicas podem mudar, mas precisam de ajuda e vontade.

Cerque-se de pessoas que não envenenam a sua alma

A vida por si só é um mar de complicações diárias. Para poder superar esses conflitos diários é preciso ter paz mental e muita tranquilidade. Se viver com pessoas más todos os dias, você só vai ter uma vida mais amarga.

Advertisement

Estabelecer limites claros pode funcionar; no entanto, isso não funciona se as pessoas que estão prejudicando você são seus pais e vivem sob o mesmo teto. Nesta condição, o melhor a fazer é sair de casa se tiver meios, se os danos forem irreversíveis e aumentarem.

No entanto, se não tiver os meios, tente estudar ou arranjar um emprego que lhe dê independência. Também se cerque de boas pessoas; de amigos que o escutem e apoiem nos momentos mais complicados. Ter pessoas em quem confiar dá-nos a paz que a nossa família não nos dá.

Que se tornar independente seja seu objetivo principal. Resista e lute com esse objetivo fixo em sua mente; você verá como o tempo passa logo e poderá afastar-se daqueles que lhe causam danos.

Aceite o que não pode mudar

Nenhum ser humano pode escolher sua família. É como um jogo de azar onde ninguém tem o poder de escolher o jogo que vai jogar. Você pode ter uma família maravilhosa, ou uma que o ignore, ou pelo contrário, que seja a origem de toda a sua dor.

É duro e cruel, mas quanto mais rápido reconhecer que a sua família está danificada e que não vai mudar, mais rápido pode virar a página e seguir em frente com a sua vida.

Advertisement

É óbvio que isso não passa de repente. Pode ser necessário ajuda terapêutica para se curar, mas quando der esse primeiro passo, o caminho será muito mais curto do que você pensava.

Só me resta dizer que você pode escolher uma nova família, você sabe disso há muito tempo. No mundo há muitas pessoas boas que podem dar luz ao seu coração e paz à sua alma. Construa uma, a sua própria, e procure fazer seus filhos felizes; eles e seu cônjuge lhe darão forças para seguir adiante e não voltar a olhar para trás.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La familia no siempre la definen los lazos de sangre

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.