A curiosa razão pela qual algumas pessoas não gostam de contato físico

Não há nada que substitua o calor de um abraço, o afeto de uma carícia e o ardor de um olhar.

Erika Otero Romero

Todos conhecemos alguém que não gosta que lhe toquem, ou pode ser você mesmo. Quer se trate de um toque leve ou uma carícia, a pessoa que não gosta que lhe toquem, evita o contato como se pusessem fogo em sua pele.

São mais comuns as pessoas que gostam de dar um abraço ou um beijo na bochecha. Elas normalmente têm uma vida social mais rica e sua inteligência emocional é melhor.

Isso não significa que as pessoas que não gostam de contato físico são incapazes de se relacionar; não é isso. Possivelmente tenham muitos amigos e relações amorosas harmônicas e felizes. A diferença é que, apesar de permitirem o contato físico, são seletivas com as pessoas a quem permitem aproximar-se. Isso não muda seu desagrado, só toleram ou se acostumam com esses toques porque amam e apreciam essas pessoas.

Particularmente, eu sou alguém que não gosta de ser tocada, menos ainda se o contato é inesperado. Sinto como se invadissem meu espaço pessoal e me cortassem a alma. Aceito que algumas pessoas me abracem e muitas vezes procuro um abraço, mas são muito poucas as que o permito.

A realidade é que, para aqueles de nós que são esquivos ao contato físico, é desconfortável ou ameaçador. Sei que as razões pelas quais não gosto de contato físico se devem à minha criação. No entanto, além do tipo de criação recebida, há também razões culturais e traumas emocionais que fazem com que uma pessoa não goste de contato físico.

Advertisement

O contato físico e as relações humanas

O contato físico é de diversos tipos e recorre-se a ele com diferentes intenções. Pode tratar-se de expressar afeto através de um abraço, consolar a alguém que sofre, oferecer apoio ou cumprimentar; o contato físico ajuda as pessoas a se relacionarem umas com as outros.

Embora, para algumas pessoas, receber e dar um abraço ou tapinhas nas costas pode ser agradável, para outras pessoas é algo muito desconfortável. Como dissemos antes, há várias causas:

Baixa autoestima e autoconfiança

Outro aspecto que pode fazer uma pessoa não gostar de contato físico, pode ser uma baixa autoestima. A razão é que veem o contato físico como uma ameaça, ainda mais se a pessoa sofre de ansiedade social.

Manter-se à distância permite a quem não gosta de contato físico ter um maior controle sobre a situação. Com isso, a pessoa evita mostrar-se vulnerável; além disso, tem a sensação de que está a salvo da rejeição ou de uma aproximação emocional muito íntima.

Consciência corporal

A relação que temos com o nosso próprio corpo pode influenciar o nossa aversão pelo contato físico. Pode ser que quem foge do contato físico sinta rejeição de seu corpo ou de sua imagem.

Advertisement

Se alguém não se sente à vontade com a sua aparência, seja ela qual for, provavelmente evita ser tocada por outros. De forma não consciente sentirá que não é digna desse contato ou se sinta muito exposta ante si mesmo.

Criação

Pela minha experiência pessoal, posso dizer que, quando era criança, o afeto dos meus pais era expresso de maneiras muito diferentes. Enquanto a minha mãe cuidava de nós e brincava conosco, o meu pai levava-nos para passear e dava brinquedos. Essa era a maneira como eles expressavam seu carinho à minha irmã e a mim. Eles também foram criados de forma similar.

Apesar disso, não falta contato físico na criação de meu sobrinho. Ele gosta de abraçar e de ser abraçado; isso se deve à maneira como minha irmã o criou. Obviamente, ele tem suas limitações por causa do Transtorno Autista (TEA), mas aceita bem o contato físico de conhecidos.

Algumas pesquisas mostram o que eu disse antes. Crescer em uma família amorosa, fisicamente falando, incentiva as crianças a aceitarem e expressarem afeto físico. Apesar disso, ser criado por pais “frios afetivamente” não é uma determinante de como criarão seus próprios filhos.

Cultura

Não é difícil entender que há países em que o contato físico, especialmente em público, é tabu. A Coreia do Sul é um exemplo disso. Ali não é bem visto que as pessoas se cumprimentem com beijos ou abraços; e nem são aceitos os beijos dos casais.

Advertisement

Fobias e TOC

Rejeitar o contato físico pode também ser devido ao fato de a pessoa ter fobia de se contaminar com germes. Claro, também pode ser devido a um Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Traumas e abusos

Não esqueçamos que a rejeição ao contato físico pode ser causada por um abuso sexual. Isso fará com que a pessoa esteja condicionada a recusar abraços ou leves toques.

Se para alguém o fato de não poder suportar que lhe toquem é um problema para estabelecer relações afetivas, terá que receber ajuda terapêutica.

É importante compreender que o contato físico é necessário para as pessoas. Abraçar e acariciar é alimento para a alma; além disso, é uma das muitas linguagens do amor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La curiosa razón por la que a algunas personas no les gusta el contacto físico

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.