A bagagem não pesa e o caminho não cansa, quando o que se carrega é o amor

Quando a vida se torna difícil para nós, continuemos lutando, pois o amor por nossos filhos nos faz incrivelmente fortes e capazes de tudo.

Fernanda Gonzales Casafús

Sentada no banco de uma praça, eu escutava minha música favorita enquanto o sol se punha e me divertia jogando comida para os pombos. Muitas crianças brincavam e vinham buscar suas mães para mostrar suas façanhas.

Eu estava na flor da minha adolescência, não podia compreender como todas essas mães não se cansavam de acalmar gritos, resolver brigas, jogar a bola uma e outra vez e deixar a leitura de seu livro para ir construir castelos de areia. Não conseguia entender, claro, porque ainda não tinha me tornado mãe.

Hoje, essa mãe sou eu

“Quando tiver filhos, entenderá.” A frase lhe parece familiar? Eu a escutava de minha mãe uma e outra vez, e hoje a repito aos meus filhos. Quando somos mães entendemos tudo, pois esse amor que nasce do mais profundo de nossas entranhas é o que nos move a tirar forças de onde não temos e seguir adiante, aconteça o que acontecer.

Não é utopia nem poesia barata. Se você é mãe, tenho certeza que se identificará. Ouvimos centenas de histórias de mães que sobrevivem, mesmo que a vida lhes tenha dado uma bofetada. Não há nada que nos agrade mais do que ver nossos filhos bem, e para isso preparamos nosso coração e nossa mente para dar o melhor.

E a bagagem não pesa e o caminho não cansa, quando o que se carrega é amor

Esta frase, de Rachel Carvalho, pulula pelas redes, acompanhada de imagens extremamente bonitas que nos convidam à reflexão e que têm sido motivação suficiente para escrever este artigo.

Advertisement

Na foto que mais gosto aparece uma mulher trabalhando no campo, carregando seu filho. Embora algumas sejam um pouco diferente das outras, todas concordam que a melhor imagem é a daquela mãe que sai para a vida, embora esteja cansada, que tenha dias ruins, ainda que lhe pese as costas e lhe doa a cintura, pois o que carrega é o amor de seu filho.

Essa imagem e esta frase tão poderosa nos deixa pensando no quanto devemos agradecer às nossas mães por tudo que fizeram e fazem por nós, sem reclamar, sem exigir nada, pois o amor de mãe é infinito.

A bagagem da vida nem sempre é amor

Muitas vezes na vida temos que lidar com aquelas cargas que pesam realmente. Enfrentar um engano, mentiras, frustrações pessoais e sonhos não cumpridos são coisas que fazem o caminho ficar pesado e difícil de transitar.

O ponto é saber ir se despojando dessa carga aos poucos para que não deixe profundas pegadas que afetem nossa forma de ser e de sentir. Por isso, quando sentimos que a carga é pesada e que não podemos com ela, temos que saber nos armar de coragem para reconhecer quais são nossas armas para enfrentá-la.

O amor dos nossos filhos é uma das armas mais poderosas para esquecer o peso da carga diária, mas também o são o perdão, a fé, o arrependimento, a solidariedade, a empatia.

Advertisement

Lute por seus filhos, mas também por você

Para estar bem para eles devemos estar bem com nós mesmas. Lutamos por eles e enfrentamos as adversidades porque queremos vê-los felizes. Mas não esqueçamos que no meio há uma mãe que precisa se sentir bem, e isso é fundamental, pois quando estamos bem podemos doar-nos melhor aos outros.

E quando a bagagem da vida pesar

Converse com uma amiga

Renasça em sua fé

Abrace seus filhos

Desligue o computador ou celular e vá trabalhar no jardim

Advertisement

Agrade-se com um banho de espuma

Vá dar uma volta

Organize as suas ideias

Arrume suas roupas

Separe coisas, roupas e brinquedos para a caridade

Advertisement

Converse com seu parceiro sobre aquilo que a inquieta

Aprenda algo que sempre quis fazer

Cozinhe algo doce para sua família

Sorria e convença-se que só você tem o poder de seguir adiante

Nunca baixe os braços. O caminho se faz ao caminhar, e se quiser sair de onde está, tem que dar o primeiro passo. Evitar as adversidades só nos atrasa ainda mais. Sabemos que o amor dos nossos filhos é o motor e a motivação para seguir, mas nunca nos esqueçamos de que temos a força mais poderosa para alcançar o que queremos. Só precisamos enxergá-la.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El equipaje no pesa y el camino no cansa, cuando lo que se carga es amor

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.