9 sintomas que indicam verminose em crianças

A verminose não é uma doença extinta, mas pode ser controlada com alguns cuidados básicos.


Michele Coronetti

Para muitos, essa doença é algo do passado, do tempo em que as crianças andavam descalças no chão batido e tomavam banho no lago. Mas a verminose sempre esteve presente na sociedade, ainda que com toda a modernidade e hábitos diferenciados.

Bebês que ficam no chão para a locomoção já se tornam suscetíveis aos parasitas. Crianças que brincam em tanques de areia na creche da escola e que não lavam as mãos antes de comer também correm o risco. Refeições feitas fora de casa são duvidosas quanto a higienização ou preparação correta. É quase impossível manter um filho ileso desta possibilidade.

Ao perceber estes sintomas, em conjunto ou isolados, um pediatra pode ser consultado para avaliar o remédio antiparasitário correto:

Problemas intestinais

como prisão de ventre ou diarreias constantes merecem a atenção dos pais.

Abdômen inchado

que persiste mesmo após uma massagem.

Insônia

A criança fica agitada, pois há muita coceira à noite e isso atrapalha o sono podendo também acordar várias vezes durante a noite.

Pontinhos brancos ou vermes visíveis

Isso pode ser visualizado nas fraldas, roupas íntimas, lençóis, ou nas próprias fezes.

Advertisement

Diminuição de apetite

A criança come menos, pois se sente inchada e incomodada, muitas vezes até enjoada.

Indisposição

Outro sintoma frequente que é causado pela presença dos vermes. A criança não sente vontade de brincar ou de fazer atividades, pois a dor na barriga incomoda bastante.

Febre baixa constante

abaixo de 38° também é um indicador de parasitas no organismo.

Palidez

também pode surgir e indicar anemia, pois os parasitas acabam “roubando” os nutrientes que a criança ingere.

Coceiras

ou vermelhidão especialmente na área próxima ao ânus.

Há vários tipos de parasitas e alguns exames talvez necessitem ser realizados para acertar no medicamento que os combaterá. Quando ocorrer uma infestação em uma criança é recomendado que o pijama e a roupa de cama sejam lavados e trocados e que toda a família e amigos próximos façam os exames e sejam medicados para evitar recidivas. Os animais também devem ser vermifugados para evitar a contaminação na família.

Os vermes não atingem só as crianças e por isso os adolescentes e adultos devem tomar cuidado e tomar providências quando os sintomas aparecem. Muitas famílias incentivam o uso de medicamentos vermífugos anualmente para todos os familiares, mas nem todos os médicos concordam com a posição. A concordância maior entre eles é a de que, quando surgirem os sintomas, exames sejam realizados e a situação controlada através dos medicamentos.

Receitas caseiras e alguns dos vermífugos mais comuns não são adequados para tratar alguns tipos de parasitas. Uma infestação que dure muito tempo pode causar problemas sérios de saúde, inclusive comprometer os órgãos vitais como pulmão e cérebro.

Medidas preventivas constantes como uma boa higiene das mãos, cozimento correto de alimentos, lavagem correta de frutas e verduras pode reduzir as verminoses na família.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.