9 observações para garantir a segurança das crianças num passeio escolar

Aprenda 9 coisas necessárias para que nossos filhos fiquem seguros em viagem escolar.


Izabel Torquato

Viajar é algo fantástico para o aprendizado, pode-se conhecer lugares e pessoas de diferentes costumes e hábitos. Aprendemos a compreender o diferente e a respeitar mais as pessoas e seu modo de viver.

Toda viagem requer cuidados e segurança, quanto mais uma viagem escolar dos nossos filhos.

Podemos seguir alguns conselhos:

1. Orientar

Tenha uma boa conversa com os filhos, explicando o bom e o mau comportamento quando se está em grupo, respeito às normas e regras estabelecidas para o bom funcionamento da viagem, ordem, respeito e coerência com os responsáveis.

2. Roupas

Verifique como é o clima do local, assegure-se de que as roupas estejam de acordo com as temperaturas, possibilitando o bem-estar físico. Envie uma quantidade que possa ser utilizada com tranquilidade, verifique se haverá a possibilidade de lavar as roupas e em caso negativo, providencie que haja roupa limpa suficiente para os dias da viagem.

3. Alimentação

Verifique o tipo de alimentação que haverá e, se acaso seu filho tiver algum tipo de alergia, avise por escrito os responsáveis. Tenha certeza de que os seus filhos não terão problemas alimentares, que podem ocasionar algum distúrbio fisiológico. Dessa forma, haverá tranquilidade quanto ao seu bem-estar físico. Envie algum tipo de alimento que seus filhos possam ingerir que seja apreciado por eles.

4. Celular e notebook

Verifique se os seus filhos terão como fazer o uso de celular para manter contato com a família, criando um sistema de segurança com mensagens diárias em determinados horários para assegurar que tudo está bem. Isso facilita em caso de algum imprevisto.

Advertisement

5. Destino

Verifique com a escola local a forma de acesso e o contato com o local de destino, endereço, telefones, nomes dos responsáveis, mapas de acesso. Todos os informes do local.

6. Dados

Data e horários de saída e retorno, bem como os horários das refeições, hora do despertar, hora de dormir, todo o planejamento e rotina da viagem.

7. Responsáveis

Quem são as pessoas responsáveis pela atividade, suas referências, onde encontrá-las em caso de qualquer imprevisto. Seus dados: nome, telefone, endereço, se necessário, identificação escolar. Bem como repassar todas as informações de contato dos pais para que os responsáveis pela viagem possam entrar em contato em caso de alguma necessidade.

8. Remédios

Caso os filhos façam uso de algum tipo de medicamentos, instrua os responsáveis pela viagem a esse respeito, assim como sua utilização, dosagem e horários. Todas essas informações devem ser por escrito.

9. Seguro

Verifique junto a escola o tipo de seguro que será usado durante a viagem. Assim, obtenha informações precisas sobre a viagem e a segurança real que possuem. Bem como guardar todos os comprovantes dos pagamentos e informes relativos à viagem.

Necessitamos ter todas as informações para que possamos nos organizar durante esse tempo longe dos filhos e ter algum tipo de comunicação para que não haja problemas que não tenhamos conhecimento, e que se esses ocorrerem, possam ser rapidamente resolvidos. Se houver a necessidade de buscar os filhos na viagem, tenha todos os acessos para que faça um retorno seguro. Para que haja também a segurança relativa à estadia dos filhos durante a viagem, tranquilizando todos no momento da ausência.

Toma un momento para compartir …

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.