9 maus hábitos que o afastam das pessoas

Cuide da maneira como você se relaciona com as pessoas que ama, pois seus relacionamentos futuros dependerão disso.

Erika Otero Romero

A vida atual faz com que muitas famílias e pessoas se distanciem. No entanto, mais que a distância, são algumas atitudes e comportamentos que fazem com que as pessoas se afastem.

As relações humanas são muito frágeis; isso acontece porque qualquer coisa que você diga ou faça pode levar a interpretações errôneas, se você não souber como dizer ou o fizer nos piores momentos. Por isso é importante que você seja cauteloso e prudente nas relações, mesmo com as pessoas mais próximas, como pais, irmãos, cônjuge ou filhos.

Quando mede cada palavra e atitude ao interagir com sua família e amigos mais próximos, você está evitando o distanciamento.

Diante disso, destaco abaixo as atitudes com as quais você deve ter cuidado ao se relacionar com as pessoas que ama.

Cuide com estas atitudes se quer que seus relacionamentos afetivos sejam saudáveis:

1. Críticas

Pode ser muito fácil criticar os outros pelo que eles fazem ou deixam de fazer. No entanto, se você não for cuidadoso na forma como faz observações, elas podem ser invasivas e prejudiciais.

Advertisement

Não é que não possa dar seu ponto de vista sobre determinado assunto, mas é sempre melhor ser cauteloso ao dar sua opinião ou se conter se não tiver algo de bom para dizer.

2. Domínio

Querer se impor ou exigir que as pessoas sob sua responsabilidade façam o que você manda é tentar exercer controle sobre a vontade alheia, e isso não é bem aceito por nenhuma pessoa do mundo.

Você pode dar sua opinião, mas os outros não são obrigados a agir como você agiria. Além do mais, isso não precisa ser motivo para ficar chateado com ninguém.

É nosso dever aprender a respeitar as escolhas dos outros, mesmo se acharmos que não são corretas. Na medida em que fizer isso, você terá uma vida mais harmoniosa com aqueles à sua volta.

3. Falsidade

Mentiras brancas ou “inofensivas” não existem. Por melhores que sejam suas intenções, você deve ter em mente que, em algum momento, tudo o que for inventado para alcançar um fim será descoberto.

Advertisement

Com a verdade, você irá mais longe, e mesmo que não consiga nada, não sentirá um peso na consciência por ter enganado alguém.

Lembre-se: “Uma verdade que faz chorar é melhor do que uma mentira que faz rir.”

4. Insensibilidade

Às vezes é bom manter uma atitude fria, calculada e extremamente sincera, principalmente em momentos de decisão ou dificuldade. Apesar disso, em situações em que é necessário ser ouvido ou receber conselhos gentis ou simplesmente carinho, não funciona agir com pouca sensibilidade e tato.

É justo que, antes de falar ou dar uma opinião ou conselho, você ouça com atenção e pense muito bem no que vai dizer para não dizer ou fazer algo de que possa se arrepender.

Ter tato ao se dirigir a alguém aproxima você das pessoas, porque elas encontrarão consolo e refúgio em você, algo muito raro nos relacionamentos de hoje.

Advertisement

5. Impontualidade

Em muitos países, chegar em um compromisso no horário é sinal de boas maneiras e de respeito pelos outros. Apesar disso, há muitas pessoas que gostam de se atrasar com desculpas tão fajutas como ter preguiça de chegar cedo e de esperar, ou preferem ser o centro das atenções e causar impacto.

Simplesmente não é correto brincar com o tempo dos outros. O psicólogo social Oliver Burkman explica que, mais do que um mau hábito, atrasos recorrentes revelam que a pessoa está em busca de atenção, pois isso preenche lacunas da infância e faz com que ela se sinta mais segura.

Isso é remediado com uma boa dose de boa autoestima, que sempre pode ser estimulada com a ajuda de um terapeuta e mudando o conceito de si mesmo. Se não fizer isso, as pessoas vão se cansar e você vai gradualmente ficando sozinho.

6. Vício em trabalho

Trabalhar é bom, mas quando em excesso, você acaba perdendo muitas coisas maravilhosas do dia a dia de sua família. Muitos casamentos se deterioram porque o casal nunca tem tempo para se encontrar, conversar e se divertir juntos.

Tente administrar bem o seu tempo para poder reservar momentos para quem realmente vale a pena – o cônjuge, a família e até mesmo os amigos – e verá como será uma pessoa mais feliz.

Advertisement

7. Gabar-se

Fazer isso pode parecer presunçoso e fará com que as pessoas à sua volta o achem um tédio. É bom saber que pode ser um exemplo pelas coisas que aprendeu ou alcançou ao longo da vida, mas se gabar de suas conquistas irá, a longo prazo, acabar deixando-o sozinho.

8. Maltratar

Nenhuma pessoa em sã consciência tolerará qualquer tipo de violência. Portanto, não importa quanto amor tenham por você, se você insistir repetidamente em tratar mal os outros, o que o espera é a rejeição de quem um dia o amou.

Não custa nada manter o controle de si mesmo, falar cordialmente sem fazer os outros se sentirem mal, sem os humilhar.

9. Vitimização

Algumas pessoas não percebem que têm o hábito de reclamar e lamentar-se do quão miserável é sua vida.

A vitimização apenas revela uma pessoa pessimista que nunca consegue enxergar as coisas boas da vida e tem sempre algo do que reclamar ou alguém a culpar por seus infortúnios. Isso assusta qualquer um.

Advertisement

Esse mau hábito pode ser mudado quando você se esforça para ser positivo, faz sua parte para ser grato e começa a apreciar as pequenas coisas da vida.

Muitas dessas atitudes e maus hábitos, que só o distanciam dos outros, podem ser mudados quando você quiser, basta demonstrar o interesse genuíno de ser uma pessoa melhor para seu próprio benefício e o dos que o amam e o cercam.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 9 malos hábitos que te alejan de las personas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.