9 informações que todo adolescente deve receber sobre a vida

Às vezes estamos sozinhos e outras vezes temos a sabedoria dos pais para suportar as duras lições da adolescência.

Erika Otero Romero

Todos nós sabemos que a adolescência é uma das fases mais difíceis da vida. Nessa idade, as pessoas não apenas passam por essas mudanças físicas, mas também a nível mental e emocional. Isto implica uma confusão geral porque “procuramos o nosso lugar no mundo”.

Outro aspecto interessante da adolescência é aquele constante “atrito” de opiniões com os pais. Esta situação torna os jovens bastante rebeldes. Apesar disso, os pais devem fazer o possível para ter um relacionamento de confiança com os filhos. Para isso, é melhor falar francamente sobre assuntos que despertam a curiosidade dos filhos.

Os adolescentes têm curiosidade sobre vários assuntos. A questão é que, se não encontrarem respostas em casa, irão procurá-las nos amigos. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo do tipo de amigos que têm. No entanto, é sempre melhor que recebam essas informações em casa e dos pais.

A esse respeito, tenho boas lembranças de meus pais. Minha irmã e eu nunca tivemos que recorrer a amigos para satisfazer nossa curiosidade. Nossos pais sempre foram francos conosco sobre questões que outros pais nunca discutiam seus adolescentes; é algo que até hoje aprecio de todo o coração. Agora, se nós obtivemos outro tipo de conhecimento, foi mais por meio de conversas aleatórias e da própria curiosidade.

A questão é que há muitos tópicos que os adolescentes devem conhecer antes de chegar à idade adulta. Esse conhecimento lhes dará poder para não cometer erros por ignorância. Além disso, dá força a eles para se reerguerem se algo der errado.

Advertisement

O que todo adolescente deve saber aos 15 anos?

1. A percepção da vida

O adolescente deve saber que a vida é tanto justa quanto injusta, dependendo de seu desejo de compreendê-la.

Do meu ponto de vista, a vida é justa. Sei que há pessoas que acreditam que a vida não é justa, mas pensar assim costuma ser um erro. É algo que poucos adultos percebem à medida que amadurecem.

Muitos adolescentes podem sentir que não merecem passar por tantas dificuldades; se alguém sabe disso, esse alguém sou eu. Por anos, pensei que a vida fosse uma “droga”. Então percebi que, se eu mudasse, as coisas ao meu redor também mudariam. Isso me ajudou a ver a vida como uma série de eventos que mudam de acordo com a atitude com que são enfrentados Aprender isso leva tempo, mas cura muitas feridas.

2. Viva para você

Infelizmente, nem todos ao seu redor se importam com o que você sente; muitos apenas esperam que você atenda às expectativas deles, independentemente de você estar feliz ou não.

Ainda assim, se você for um adolescente lendo isto, tenha em mente o seguinte: não cometa o erro de realizar os sonhos dos outros. Faça seus próprios sonhos se tornarem realidade se você sentir que esse é o caminho certo. No final das contas, no final de seus dias, você só terá a si mesmo. Ouça os conselhos de pessoas mais sábias e forme sua própria opinião.

Advertisement

3. Amor-próprio

Muitas pessoas que você encontra no caminho não pensam sobre como você se sente a respeito de si mesmo. Além disso, às vezes são cruéis porque podem e querem ser. Você deve se tornar forte e aprender a amar a si mesmo, porque isso não acaba quando você envelhece; além do mais, tende a piorar com o tempo.

4. Os “mais fortes” vão querer tirar proveito de você

E isso não fica na adolescência. Pode acreditar, você vai encontrar “oportunistas” na escola, na universidade e no trabalho. O importante é mostrar-lhes como você é resistente a essas investidas.

Lembre-se disto: eles só vão tirar vantagem se você permitir. Basta fazê-los sentir sua força apenas uma vez e eles nunca mais vão incomodá-lo.

5. Não tenha medo de fracassar

Não tenha medo do fracasso, os adolescentes às vezes mergulham no fracasso como se fosse o fim do mundo.

Minha mãe me ensinou que “perder por saber não é perder”, isso eu nunca esqueço. Fracasso é aprendizado, faz parte da vida. As quedas fortalecem e o tornam mais sábio e maduro. Quando você aprende com seus erros, você nunca mais “tropeça na mesma pedra”.

Advertisement

6. Seja sempre amável

Há muitas pessoas à sua volta lutando em batalhas difíceis. Às vezes, elas só precisam de um sorriso ou um aceno para ter forças para continuar.

Ser gentil não custa nada e pode trazer alguma luz para uma vida que está no breu.

7. Nem todo mundo vai “gostar” de você, mas isso não é problema seu

Os adolescentes podem ter dificuldades com isso, porém, é algo com que todos aprendemos a conviver. Vamos acabar desagradando as pessoas por coisas que nem sabemos que fizemos de qualquer maneira. Às vezes desagradamos por rumores ou falsas impressões; apenas viva bem e para si mesmo.

Seja genuíno, não traia e siga em frente, pois esse não é o seu maior problema.

8. Amar pode doer

Para o bem ou para o mal, todos nós amamos alguém pelo menos uma vez na vida. Na adolescência, parece que o mundo acaba com um amor não correspondido, mas isso passa rapidinho.

Advertisement

Sim, às vezes o amor dói, mas pode acreditar, o amor de verdade, aquele que vale a pena, não machuca nem causa danos.

Uma pessoa que ama de verdade não busca ferir aquele que ama. Se você encontrar alguém que o machuca, fuja o mais rápido que puder; ninguém merece viver no inferno. Um bom amor surge se você souber encontrar e escolher a pessoa certa.

9. Pedir ajuda não é para covardes

Você não está sozinho, independentemente de, na sua idade, você achar que sim, não está. Você pode não ter seus pais, ainda assim, sempre haverá um adulto ou amigo a quem recorrer quando precisar de orientação, consolo, um abraço ou uma palavra gentil.

Não sinta vergonha ou medo; somos humanos e precisamos encontrar forças para seguir em frente.

Embora a adolescência seja uma fase crítica da vida humana, ela também tem muitas coisas boas. É questão de encontrar bons amigos e procurar as pessoas certas quando for necessária uma orientação. Assim, a vida será mais agradável de viver.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 9 “datos” que todo adolescente debe saber acerca de la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.