9 dicas que você nunca ouviu para fazer o bebê dormir

Descobrir como fazer o bebê dormir é uma das partes mais difíceis da parentalidade. E não há uma resposta certa para cada bebê.


Katie Nielsen

Este artigo é trazido a você por The Honest Company.

Quando meu filho nasceu, eu ouvi todos os tipos de teorias sobre como eu poderia fazer com que ele dormisse melhor à noite. Quando ele tinha 3 meses eu já estava desesperada para dormir e ainda não tinha dormido mais do que três horas seguidas durante a noite. Uma amiga minha me deu o livro “Babywise” mas eu era terrível em manter uma programação consistente. Outra amiga me disse que eu deveria deixá-lo chorar, mas eu odiava ouvi-lo chorar. Eu também descobri que não tinha a paciência para pegá-lo no colo e balançá-lo até ele voltar a dormir cada vez que ele acordava. Aqui tem 5 razões para as crianças irem para a cama na hora certa.

Eventualmente, eu percebi que para alguns bebês ter dificuldades com o sono é normal. Mas também existem algumas estratégias que podem ajudar a aliviar as suas dificuldades para dormir. Eu suponho que a maioria dos leitores já ouviu falar sobre criar rotinas sobre hora de dormir e a importância de colocar o bebê no berço sonolento, mas ainda acordado. Então a seguir estão algumas dicas menos conhecidas para complementar todos os esforços que você já está fazendo para treinar seu bebê a dormir.

1. Aqueça o berço com uma toalha quente

O que pode estar incomodando seu bebê é o frio dos lençóis após o calor de seus braços. Médicos desencorajam os pais de usar cobertores até, pelo menos, um ano após o nascimento. Em vez disso, os médicos sugerem pijamas quentes ou enrolá-lo em panos. Você também poderia tentar colocar uma toalha na secadora de roupas e depois colocá-la sobre os lençóis por alguns minutos antes do bebê ir para a cama. Certifique-se de removê-la antes de deitar seu bebê para dormir.

2. Mantenha o quarto livre de poeira

O seu bebê está tendo problemas com congestão nasal durante a noite? Pode ser por causa de alérgenos presentes no quarto. Bebezinhos são respiradores nasais e não dormem bem quando suas passagens nasais estão inflamadas. Retire o pó com frequência e retire cobertores peludos e animais que podem atrair poeira para ajudar o bebê a dormir melhor.

3. Alterne entre a mãe e o pai para as rotinas na hora de dormir

Dessa forma, se a mãe estiver ocupada não será traumático para o bebê ser posto para dormir pelo pai. Além disso, as mães tendem a passar mais tempo com os bebês e têm mais chances de criar vínculos. A hora de dormir pode ser uma boa oportunidade para o pai e o bebê interagirem sozinhos, o que vai ajudar a construir uma relação mais forte.

4. Acalme seu bebê durante o dia

Quando você tem um dia ruim, você não acha que tende a dormir pior naquela noite? O mesmo vale para os bebês. Abrace e acalme o seu bebê o mais rápido que puder durante o dia e ele se sentirá menos irritado na hora de dormir. Além disso, você terá um bebê mais feliz durante o dia.

Advertisement

5. Tente o colo do pai

Eu nunca tinha ouvido falar disto até recentemente, mas posso testemunhar de sua veracidade. Algumas noites, quando meu filho fica muito irritado, parece que apenas seu pai consegue acalmá-lo para dormir. A técnica consiste em colocar o bebê aninhado no peito do pai, e ele apoia seu queixo sobre a cabeça do bebê. O pai então cantarola, canta, ou faz sons que acalmam, eles ressoam em um nível mais profundo do que a voz da mãe alcança. A vibração então é o que acalma o bebê até ele dormir.

6. Seja flexível

Só porque uma técnica funcionou para o seu bebê anterior não significa que irá funcionar com o novo. E só porque um método funcionou uma noite não significa que ele vai funcionar na próxima. Mude a rotina, a maneira como você balança ou o quanto você alimenta seu bebê sempre que seus métodos testados e comprovados deixarem de ser eficaz.

7. Use uma variação de associações de sono

Desta forma, seu bebê não vai contar com apenas um modo de adormecer. Mude suas estratégias entre balançá-lo, dar comida, uma volta de carro e cantar para o bebê dormir e eles não precisarão de um método específico para se acalmar.

8. Verifique a hora de dormir do seu bebê

Você está colocando ele na cama muito cedo? Muito tarde? Tende mudar o horário de dormir meia hora antes ou depois e veja qual é o resultado.

9. Permita tempo para a prática

Se você nunca permitir que seu bebê tente pegar no sono por conta própria, você não pode esperar que ele pegue o jeito muito rapidamente. Algumas noites colocando-o na cama para ver o que ele faz não é permitir que ele pratique. Lentamente diminuindo sua presença ou a quantidade de tempo que você o balança irá ajudá-lo a habituar-se a adormecer sozinho. Claro que, isto não é absolutamente necessário. Alguns pais preferem segurar e balançar seus bebês todas as noites, desfrutando de cada momento da infância, e não há problemas nisso também. Nenhuma criança ainda precisa de colo para dormir quando se formam no ensino médio.

Meu bebê não dormiu durante a noite toda até ter 7 meses e meio e pareceu não ter nada a ver com o que eu fiz quando ele de repente dormiu por oito gloriosas horas direto. A principal coisa que asnovas mãesdevem perceber é que estes primeiros meses sem dormir não duram para sempre. Desfrute de segurar e balançar seu bebê enquanto você pode, então você poderá estimar essas memórias quando ele estiver crescido.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 9 tips you’ve never heard of for getting baby to bed

Toma un momento para compartir …

Katie Nielsen

Katie Nielsen se formou em inglês com ênfase em escrita técnica. Ela já foi professora de inglês e é uma escritora com obras publicadas.