8 sintomas de câncer em crianças que todos os pais devem conhecer

Detectar o câncer precocemente pode salvar a vida de seus filhos. Conheça os sintomas mais comuns e evite uma tragédia.

Adriana Acosta Bujan

“A dor de perder um filho é maior do que perder qualquer outro ente querido”, era o que minha sogra dizia quando perdeu sua filha de 3 anos por câncer. Só de pensar em sua dor e os muitos pais que passam por tal sofrimento, meu coração dói.

Felizmente, nem sempre o termo câncer é terrível e mortal. Muitas pessoas, especialmente crianças, que são diagnosticadas a tempo, são mais propensas a serem curadas. A medicina e tecnologia têm avançado em passos gigantes e os meios de comunicação ajudam a muitas associações civis a divulgar informações, proporcionando a ajuda necessária para todas as pessoas afetadas.

Como você já deve saber, o câncer é uma doença em que as células começam a espalhar-se sem parar e em alguns casos elas se expandem afetando órgãos do corpo.

Muitas vezes, nós pais podemos confundir alguns sintomas de câncer com doenças virais. Graças a isso, ao levar nossos filhos ao pediatra, qualquer anomalia pode ser detectada a tempo.

Existem muitos tipos de câncer, no entanto, os mais comuns em crianças são: leucemia (ataca o sangue), linfoma (ataca os órgãos e tecidos responsáveis pela defesa do organismo), cerebral (afeta o cérebro e a medula espinhal, osteossarcoma (ataca os ossos), neuroblastoma (afeta o sistema nervoso) e retinoblastoma (ataca os olhos).

Os sintomas e tratamentos dependem do tipo de câncer, do tamanho do tumor e o qual avançada a doença estiver.

Quem é afetado?

Muitas crianças são diagnosticadas com câncer devido à origem genética (hereditária), Síndrome de Down ou por terem sido expostas à quimioterapia ou radioterapia.

Quais são os sintomas que todos os pais devem conhecer?

1. Febre

A febre é o primeiro indício de que há uma infecção. Em alguns casos é viral, no entanto, quando o medicamento já tiver sido tomado e esse sintoma continuar presente é importante ir ao pediatra. Normalmente ocorrem calafrios, sudorese, perda de peso e apetite.

Advertisement

2. Nódulos linfáticos inflamados

Estes ajudam o corpo a reconhecer e combater micróbios, infecções e outras substâncias estranhas. Geralmente afetam a virilha, axilas, pescoço, mandíbula, queixo, cabeça e atrás das orelhas.

Os tipos de câncer relacionados com os nódulos linfáticos são: leucemia, Hodgkin e linfoma.

3. Infecções frequentes

Existem muitos micro-organismos como vírus, bactérias ou parasitas aos quais todos estamos expostos. No entanto, as infecções que podem causar câncer são a bactéria helicobacter pylori “câncer gástrico”, o vírus do papiloma humano (pode ser por abuso sexual), hepatite B e C.

Os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, inchaço no estômago, saciedade de fome, vômitos, cansaço, febres e dores musculares.

4. Anemia

São baixos níveis de glóbulos vermelhos no sangue. É frequente em pessoas que sofrem de câncer, especialmente naquelas que recebem quimioterapias. Os sintomas em crianças são cansaço, fadiga, tonturas, desmaios, dor de cabeça e fraqueza muscular. 5. Hematomas ou sangramento

Advertisement

Ocorrem devido ao dano nos vasos sanguíneos, quando uma veia, artéria é rompida ou cortada, o sangue flui para fora dos vasos. Ter um hematoma pode ser um sinal de leucemia.

6. Perda de peso

Quando a perda de peso é notável, é um sinal de câncer geralmente apresentado com sintomas como: vômitos, náuseas, constipação, feridas bucais, dificuldade em mastigar ou engolir, perda de gosto.

7. Dores nos ossos

Esse é o primeiro sintoma de câncer nos ossos, uma dor constante ou intermitente ocorre, e piora durante a noite e é aliviada com o movimento. Também está relacionado com o câncer de medula espinhal, os sintomas são: dor nas costas ou pescoço (dormência).

8. Dor de cabeça

Enxaqueca, dores de cabeça devido à contração muscular, dor devido à lesão na cabeça, uma infecção ou medicamento. Pode ocorrer diariamente e pode durar dias e muitas horas.

Você sempre deve ouvir seus filhos, toda dor ou mal-estar pode ser um sintoma de câncer. Não pense que por serem pequenos são incapazes de se comunicar, lembre-se de que não são desculpas para não fazer suas atividades cotidianas. Cuide de seus filhos e salve suas vidas a tempo!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 8 síntomas de cáncer en los niños que todo pdre debe conocer.

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.