8 sinais de que você está em um relacionamento tóxico, segundo especialistas

Descubra se esse relacionamento está fazendo mal a você.

Adriana Acosta Bujan

Há alguns anos, conheci o homem que pensei ser o amor da minha vida. Depois de vários encontros concordei em ter um relacionamento amoroso. Tudo parecia estar indo muito bem, até que, aos poucos, fui me distanciando dos meus amigos e familiares, pois ele ficava incomodado se eu passasse tempo com eles. Descobri, inclusive, que às vezes ele checava meu celular e minhas redes sociais.

Ele sabia o quanto eu ganhava, já que trabalhávamos na mesma empresa. Então me pedia explicações sobre o que eu fazia com meu dinheiro. Ele também dizia que eu tinha que arcar com as despesas de nossos passeios, porque ganhava menos.

Além disso tudo, ele era muito ciumento, ficava bravo se eu não fizesse o que ele queria, tinha opiniões sobre minha maneira de vestir ou agir, e sempre se justificava dizendo que me amava. Ele também era perito em fazer com que eu me sentisse mal, através de suas críticas. Felizmente, consegui sair dessa relação, mas não foi fácil identificar os sinais.

Uma venda nos olhos

“O amor é cego” é uma das expressões mais usadas para se referir à forma irracional de agir quando se está apaixonado. Quando você está na primeira fase do amor, parece que o mundo é cor-de-rosa, vivendo dentro de uma bolha mágica, onde estar com a pessoa amada é maravilhoso.

Infelizmente, quando estamos apaixonados, não é tão fácil perceber alguns sinais que podem indicar que possivelmente estamos em um relacionamento tóxico. Talvez porque não analisamos o comportamento e atitudes do outro para detectar se são abusivos, perigosos e inadequados, simplesmente porque acreditamos que é amor.

Advertisement

O amor é cego porque o outro pode nos machucar (física e emocionalmente) a ponto de nos sentirmos vulneráveis; é por isso que tudo acaba sendo perdoado.

Este artigo tem como objetivo ajudar as pessoas que estão passando por um relacionamento tóxico a melhorarem sua situação. Portanto, confira 10 características comuns de relacionamentos tóxicos apontadas por especialistas, e verifique se alguma delas está ocorrendo no seu: 

1. “Onde você estava, por que demorou tanto?”

Seu parceiro pede explicações detalhadas sobre tudo o que você faz 24 horas por dia. Fica ligando ou mandando mensagens para saber se você está dizendo a verdade, como forma de controlar você. Mas você não percebe porque acha que esse tipo de comportamento mostra que ele se importa com você e que se preocupa com seu bem-estar.

2. “Tenho planos para este fim de semana”

Em geral, é seu parceiro que organiza os planos e decide o que vai fazer nas horas vagas, sem pedir sua opinião. Ele pede, inclusive, para você cancelar seus compromissos, não importando o quanto sejam importantes para você. Isso faz com que você se sinta mal, mas ao mesmo tempo fica animada para passar um tempo com seu amor, pois acha que os planos dele são melhores que os seus.

3. “O relacionamento vai acabar por sua culpa

Você se sente muito vulnerável, triste e insegura, pois toda vez que faz algo que seu parceiro não gosta, ele a manipula dizendo que o relacionamento vai fracassar por sua causa. Por conta disso, você tem medo de expressar suas ideias e opiniões, pois podem não ser do agrado dele ou não seja o que ele queira ouvir. 

Advertisement

Você costuma ficar em silêncio para não provocar uma discussão, pois teme que seu parceiro vá embora.

4. “Seus amigos e familiares não te amam tanto quanto eu”

Chega um momento em que você começa a se afastar de seus amigos e familiares, porque seu parceiro não gosta deles. Normalmente você ouvirá dele muitas críticas a seus entes queridos e pessoas próximas a você, enfatizando seus defeitos, até chegar o momento em que você se volta contra eles.

Você chega a pensar que eles são os vilões, já que passam o tempo julgando seu relacionamento e querem manter você longe do amor da sua vida.

5. Não há privacidade

Ele costuma checar seu celular e redes sociais, para saber o que você faz, quem são seus amigos e o que conversa com eles. Ele chega a pedir-lhe que forneça suas senhas, sob o pretexto de que não haja segredos entre vocês.

Sem que perceba, você não tem mais privacidade. E se escrever ou postar algo que ele não achou correto, é possível que ele exclua ou remova de sua rede social. Isso causará discussões frequentes.

Advertisement

6. Ciúme irracional

É impossível que você não tenha algum contato com alguém do sexo oposto, já que faz parte da vida. O problema é que seu parceiro é muito ciumento e não aceita que você passe muito tempo sozinha ou com alguém que não seja ele, pois você é propriedade dele. 

Para ele, as pessoas do seu entorno sempre vão querer algo com você, pois você é a pessoa mais linda e sensual do planeta.

7. Seus erros não são esquecidos

Em geral, seu parceiro fica trazendo à tona seus erros do passado, fazendo você acreditar que é ninguém sem ele, que precisa dele para crescer e progredir. Ele também adora minimizar as suas conquistas.

8. Você reprime as emoções

Com o tempo, o que você achava que era amor se transforma em tristeza, melancolia, dor e sofrimento. Em consequência disso, surgem o cansaço excessivo, a falta de energia e mal-estar físico. Já que seu parceiro não gosta que você expresse as emoções, mas reprima o que sente.

Algumas pessoas preferem ficar na zona de conforto, acostumam-se a viver sendo maltratadas e infelizes. Felizmente, agora que você acabou de ler isso, poderá analisar como está seu relacionamento para tomar a melhor decisão.

Advertisement

Lembre-se de trabalhar sua autoestima, aprender a se comunicar de forma assertiva com seu parceiro e estabelecer limites. “Amor não é desconforto nem dependência ou medo; amor é compromisso, respeito, liberdade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 8 señales de que puedes estar en una relación tóxica, según los especialistas

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.