Relacionamentos tóxicos são mais difíceis de identificar do que você pode imagina

Se uma, duas ou três pessoas lhe disserem que a sua relação não é totalmente saudável, preste atenção em quem diz e porque diz, talvez se trate de pessoas que realmente lhe amam.

Erika Gaytán

Os irmãos, os primos, os amigos, os colegas de trabalho disseram, mas ela nunca ouviu. Esse cara costumava zombar dela na frente de seus amigos e familiares, sem nenhuma pena, ao contrário, parecia que ele queria se gabar diante de todos que ele poderia lidar com ela como quisesse. Insultava-a sem nenhum remorso repetidas vezes, a sós ou perto dos outros, isso não importava, mas se houvesse plateia, ele parecia se divertir muito mais.

Ele adorava zombar de sua aparência física, de qualquer erro, não a deixava ver seus familiares com frequência, só quando ele queria.

Ela ouvia e ria como se fosse uma piada e abraçava-o enquanto a multidão a olhava estranhamente, esperando que, a qualquer momento, ela reagisse a tal humilhação, mas isso nunca aconteceu. E quando as suas amizades lhe diziam algo a respeito, ela o justificava, afirmando que se tratava de uma piada porque ele era assim, coisa que todos sabiam que não era verdade.

Ele só se comportava assim com ela. Certa vez, eles separaram-se, mas quando ele quis que voltassem, foi só questão de falar bonito, mostrar-se mudado e voltou sem nenhuma mudança.

Relação tóxica é aquela em que uma das partes é afetada emocionalmente. O principal é identificar se ocorre esse problema e por que a maioria das vítimas de abuso não o querem ver.

Advertisement

Como você pode saber se está vivendo uma relação abusiva?

I. Ele a culpa pela raiva que sente

II. Ele ameaça você

III. Ele a insulta

IV. Ele a intimida.

V. Ele quebra ou desaparece com suas coisas

Advertisement

VI. Diz como você deve se comportar

VII. Você faz coisas que ele pede porque, senão, ele vai ficar chateado com você

VIII. Tem atitudes agressivas com você

IX. Você é a responsável pelos problemas ou inconvenientes que surgem

X. Ele a ridiculariza na frente de seus familiares ou amigos

Advertisement

XI. Faz gozações ou a crítica pelo que faz

XII. Diz palavras que a magoam

XIII. Usa de ameaças, mentiras, silêncio ou frases incompletas para manipular você

XIV. Usa expressões corporais para lhe assustar

XV. Nunca reconhece suas qualidades

Advertisement

XVI. Usa demonstrações de afeto depois de fazer algo ruim

Que pessoas vivem uma relação tóxica?

Existem duas características particulares:

Baixa autoestima

As pessoas que experimentam esse tipo de relação têm uma percepção e avaliação negativa de si mesmas, o que as torna inseguras, nervosas e desajeitadas. Elas criam uma falsa ideia de que não podem visualizar a sua vida a não ser ao lado do seu parceiro.

Dependência emocional

Os dependentes emocionais são críticos de si mesmos de maneira exagerada, o que os faz sentirem-se culpados. Exigem amor e não toleram a ideia de ficar sozinhos.

Como sair desta relação?

1. Por favor, aceite!

Se a maioria das pessoas ao seu redor acha que você está em um relacionamento abusivo, é porque você está mesmo e provavelmente você até já sabia, mas não quer aceitar. Não importa, o importante é que você aceite em primeiro lugar, mesmo que doa muito.

Advertisement

2. Busque acompanhamento de alguém

É necessário que você procure uma pessoa de sua total confiança para que lhe acompanhe nessa etapa de sua vida, já que poderia se arrepender e retornar com ele a qualquer momento, buscando desculpas em seu comportamento, lembrando momentos agradáveis ou pensando que você pode ser aquela pessoa que o fará mudar.

3. Recorra a um profissional

Por mais segura que esteja de sair sozinha da relação, corre-se muito risco de vacilar. Lembre-se que se trata de dois problemas fortes: a autoestima e a dependência, por isso é necessário que busque ajuda de um psicólogo.

É importante salientar que esse tipo de relação se dá tanto com os homens como com as mulheres, e sair delas é mais difícil do que se possa pensar, por isso, se conhecer alguém que você acredita estar vivendo uma situação assim, compartilhe essas informações e ofereça-lhe apoio.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Las relaciones tóxicas son más difíciles de identificar de lo que puedes creer

Toma un momento para compartir ...