8 razões para ter mais intimidade com o seu cônjuge, de acordo com a ciência

Conheça as 8 razões, cientificamente comprovadas, pelo qual ter um relacionamento íntimo com seu parceiro melhora sua saúde.

Adriana Acosta Bujan

Talvez você tenha notado que, depois de ter um encontro íntimo com o seu cônjuge, no dia seguinte você está de muito bom humor, com um sorriso de orelha a orelha e mais carinhosa do que o habitual. Isso ocorre porque ter relacionamentos íntimos é o mais puro e maravilhoso ato de amor que pode existir. Não é feito apenas com o objetivo de procriação, mas para fortalecer o vínculo afetivo com a pessoa amada.

Sem dúvida, é um momento único onde os corpos se unem em uma só alma. Praticá-lo constantemente fará com que você se sinta amada, plena e segura de si mesma; mas também, de acordo com especialistas, fazer amor traz grandes benefícios à saúde, tais como:

1. Você se sente mais relaxada

Talvez você tenha ouvido seu cônjuge dizer, “Agora não estou com vontade, estou cansado”; esta frase deixa qualquer pessoa com os nervos à flor da pele, uma vez que não somente ficam pensando se estão realmente cansados, mas, provavelmente, criam histórias fictícias na mente, ao ponto de se sentirem indesejados.

Quando o cônjuge realmente se sente estressado ou sobrecarregado, ter um encontro íntimo dificilmente será a sua prioridade. Acho que o que uma pessoa mais quer quando se sente assim é dormir ou pensar em como resolver os problemas, ignorando que o melhor remédio para se sentir relaxado e melhorar sua saúde é fazer amor.

Isso ocorre porque o cérebro libera algumas substâncias químicas, como a dopamina e a ocitocina, que produzem uma sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade, enquanto reduzem os níveis de cortisol (um hormônio gerado pelo estresse).

Advertisement

2. Mais alegre

O hormônio responsável por produzir felicidade e bem-estar é chamado de ocitocina. Ele é liberado pelo cérebro nas relações sexuais, no entanto, também pode ser produzido através de carícias, beijos, abraços e qualquer tipo de estímulo emocional. É por isso que, depois de ter relações com o seu parceiro, você se sente feliz e não para de sorrir.

3. Um coração saudável

Você certamente percebe que seu coração começa a bater mais rápido que o normal quando você corre, caminha ou pula. Isso ocorre por você estar fazendo um exercício aeróbico. O mesmo acontece quando você tem relações íntimas com seu cônjuge.

Os especialistas dizem que os homens que fazem sexo duas ou mais vezes por semana são menos propensos a sofrer um ataque cardíaco, já que o exercício faz com que o sangue seja bombeado mais rapidamente, aumentando a circulação e distribuindo oxigênio por todo o corpo. Logicamente, o coração será fortalecido.

4. Você se mantém em forma

Os beijos apaixonados, o roçar dos corpos, as carícias intensas e os movimentos incomuns fazem com que todos os músculos do corpo sejam exercitados quando se tem relações sexuais. Portanto, você pode tonificar seu corpo e perder os quilos extras para manter a forma.

Inclusive, um estudo mostra que o gasto energético durante a atividade sexual em homens é de 100 calorias, e em mulheres, 76,2. Portanto, a relação sexual é considerada um exercício significativo.

Advertisement

5. Dorme como um anjinho

Os distúrbios do sono são fatores importantes que colocam nossa saúde em risco, variando de obesidade, doenças cardiovasculares ou ataques cardíacos; e quando não dormimos, é mais provável que nos tornemos desconcentrados e mais lentos. Portanto, devemos dormir as 7 ou 8 horas recomendadas, pois é vital para a nossa saúde.

Quando você tem relacionamentos íntimos, o cérebro libera prolactina após o clímax. Esse hormônio faz com que as pessoas durmam após um encontro sexual. Podemos até dizer que, descansando bem, você estará mais propenso a sentir desejo sexual no dia seguinte.

6. Menos gripes e resfriados

Sabemos que nosso corpo é, por natureza, muito inteligente. Às vezes, não é necessário tomar medicamentos, pois com um bom descanso e uma deliciosa canja de galinha podemos nos livrar de um resfriado.

Especialistas dizem que o número de anticorpos aumenta logo após o orgasmo, como forma de prevenir doenças, já que, no ato sexual, há um aumento significativo de bactérias. Portanto, entregar-nos ao amor é algo a ser seriamente considerado, se quisermos deixar completamente de lado essas gripes irritantes.

7. Um aliado para os homens

Embora seja difícil acreditar, ter encontros íntimos é bom para prevenir o câncer de próstata. O Dr. Michael Leitzmann, do Instituto Nacional do Câncer, Bethesda Maryland e seus colegas fizeram uma relação entre a frequência de ejaculação com essa doença. Esses estudos confirmam que quanto mais ejaculações eles têm, maior a probabilidade de reduzir os riscos.

Advertisement

8. Menos dor

Se você é uma daquelas mulheres que se atiram na cama quando têm cólica ou ficam discutindo com a primeira pessoa que aparece quando têm dor de cabeça severa, essa é uma ótima notícia!

Vários estudos demonstraram que a atividade sexual reduz a dor menstrual, dor crônica nas costas, nas pernas e, como se não bastasse, a enxaqueca. Isso é possível porque o cérebro, ao liberar substâncias químicas como os hormônios do bem-estar, ajuda o corpo a produzir um efeito analgésico, fazendo com que a mulher aumente sua tolerância à dor em 75%.

Então você já sabe, fique mais romântico(a) e prepare-se para desfrutar do amor completamente. Lembre-se, esse momento mágico e único que os une de corpo e alma deve ser sempre inesquecível.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 8 razones para tener más intimidad con tu pareja, según la ciencia

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.