8 razões claras pelas quais falhamos no amor

Um especialista explica as causas prováveis do fracasso nas relações amorosas. Aprenda como evitar uma dolorosa separação com estes conselhos.

Adriana Acosta Bujan

O amor pelo cônjuge é um sentimento maravilhoso que impulsiona a seguir em frente, motiva, alegra e faz você se sentir especial. No entanto, nem todas as pessoas conseguem ter êxito em seus relacionamentos; talvez por desconhecer a maneira correta de como lidar com os altos e baixos, com os desafios e adversidades da vida.

Infelizmente, existem muitas causas que provocam danos ao amor conjugal, como por exemplo, a falta de reciprocidade, já que por mais que uma pessoa ame intensamente a outra, se ela não mostrar interesse em fortalecer a relação, é provável que o amor termine. Inclusive, também se encontra na lista de fracassos matrimoniais, a infidelidade, a violência física e psicológica, os vícios entre outros.

Não podemos lutar por um amor que não existe, que nos feriu e destruiu por completo, que é danoso e prejudicial, mas podemos nos esforçar por recuperar esse amor que é verdadeiro, o qual nos complementa e nos brinda com felicidade, segurança e proteção.

Um passo para a desilusão

Sabemos que a fase da paixão dura alguns meses; depois de desfrutar essa magia, segue-se a etapa do conhecimento para o casal, onde os dois começam a se decepcionar, já que descobrem os defeitos e hábitos incômodos um do outro, mas, no final, esse amor se transforma em verdadeiro, tomando a força e a solidez necessárias para serem felizes.

Quando os casais passam por todas estas etapas e sobrevivem às adversidades, pode-se dizer que encontraram o amor real. Então, por que falham?

Advertisement

O especialista Walter Riso explica as razões que estão presentes no decorrer das etapas, dando ênfase aos problemas menos perceptíveis que fazem com que os casais terminem. Aqui estão algumas:

1 Não ter gostos semelhantes

Algumas pessoas cometem o erro de se apaixonarem perdidamente pelo seu físico, ou talvez por pensarem que é a única oportunidade que têm para encontrar um parceiro. No entanto, não levam em conta que o mais importante são as semelhanças que podem encontrar em uma pessoa; como por exemplo: os costumes, ideais, metas, sonhos, hábitos entre outros.

Walter Riso exemplifica isso como o marido que gosta de cozinhar, mas que sua esposa conta as calorias em cada prato; isso fará com que fracasse a relação por não ter uma semelhança de costumes ou gostos. Outro exemplo pode ser o de uma pessoa ama os animais e seja defensora deles, e o parceiro não.

2 Ter outras prioridades

Quando uma pessoa é egoísta, pensando apenas em cobrir suas próprias necessidades, deixando em segundo plano o cônjuge e a família, é provável que fracasse o relacionamento. Não se trata de estar com o parceiro o todo o tempo, mas sim, de fazê-lo sentir-se importante, especial e amado; dando-lhe o lugar que merece como pessoa.

Trata-se de procurar, preocupar-se, consentir; talvez, evitando trabalhar horas extras ou recusar convite um social para estar com o parceiro, já que o único lugar onde se sentirá feliz, em paz e tranquilo é ao seu lado.

Advertisement

3 Evitar expressar sentimentos e emoções

Muitas vezes, as pessoas têm medo de não saber como o cônjuge reagirá quando expressar seus sentimentos, opiniões e inquietudes. Isso provocará uma grave falta de comunicação e empatia, o que irá destruindo pouco a pouco a relação.

Quando um dos cônjuges não se sente livre para falar, por medo de represálias, críticas ou outra coisa, vai guardando na alma tristezas desnecessárias e frustrações. Por isso, é importante lembrar que devemos dizer o que pensamos, deixando o medo ou a incerteza.

4 Fazer suposições

Supor é um grave erro que se comente em toda relação. Estamos acostumados a pensar que a outra pessoa sabe o que fazer, como agir ou o que dizer, como se fosse algo lógico e normal. No entanto, não se tem em conta que somos todos diferentes e que temos diferentes formas de pensar, de perceber e de tomar decisões.

Muitas ideias equivocadas podem estar afetando a estabilidade emocional quando se supõe e duvida do outro; por isso, será melhor falar e perguntar, deixando de supor coisas ou situações que não são reais.

5 Perda da liberdade

A falta de confiança e insegurança em si mesmo afeta a relação de casal. Essa falsa crença de ter que ficar juntos dia e noite ou proibir que o outro tenha liberdade de fazer ou dizer o que queira, é uma causa provável de fracasso.

Advertisement

Todos temos que ter um espaço para nos sentirmos independentes, para reforçar nossa identidade e autonomia própria como ser humano; algumas vezes se deseja estar em solidão, outras na companhia de alguém, isso não significa que o casal deixe de se amar por fazer o que quer que goste ou necessite.

6 Falta de respeito

Às vezes, é muito difícil aprender a controlar as emoções no meio de um conflito conjugal: a ira, a frustração, a raiva, ferem a pessoa amada, deixando-lhe feridas profundas.

Perde-se o respeito quando insultamos, criticamos, quando deixamos de considerar nosso parceiro, quando não atendemos suas necessidades, quando comparamos ou superestimamos outros.

7 Falta de amor próprio

Devemos trabalhar em nosso amor próprio e autoestima para evitar o apego desnecessário e poder dar sem esperar nada em troca; dessa maneira nunca se sentirá decepcionado ou frustrado. Quando amar a si próprio, será mais fácil amar os que o rodeiam, isso significa que terá confiança, segurança e aprenderá a valorizar sua essência, suas habilidades e capacidade para resolver os problemas.

Saberá que, juntamente com seu parceiro, conseguirá alcançar seus objetivos tornando-se ambos uma equipe perfeita, sem desvalorizar suas qualidades e autonomia.

Advertisement

8 Desistir

No bem ou no mal, na saúde e na doença, em tudo e em todos os momentos é indispensável permanecer com aquela pessoa que amamos e que nos ama. O verdadeiro amor é demonstrado quando há compromisso, lealdade, fidelidade e entrega. Quando o cônjuge se dá por vencido e não deseja lutar por seu amor, não haverá maneira de salvar a relação.

Viver felizes para sempre e alcançar um amor eterno que vai além do terreno, é possível. Não se trata de sacrificar-se amargamente para fazer feliz o outro, mas de amar a si mesmo, deixar de duvidar e aprender que seu parceiro é um complemento para você, que lhe dá segurança, confiança e amor. Lute por esse sentimento e não abra as portas ao fracasso!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 claras razones por las que fracasamos en el amor

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.