8 frases que toda criança deve ouvir quando se comportar mal

Não perca a cabeça tentando corrigir o mau comportamento de seus filhos! Experimente estas frases de psicologia positiva.

Adriana Acosta Bujan

As crianças são travessas, tagarelas, divertidas e geniais com seu jeito terno e inocente de entender as coisas do mundo à sua volta, elas alegram a vida de qualquer pessoa. Apesar de todas as virtudes que podemos encontrar nesses pequenos, às vezes eles podem se tornar verdadeiros tiranos, fazendo com que os pais percam facilmente o controle das emoções, o que os leva a gritar com eles, castigá-los e ter até comportamentos agressivos com eles.

Ninguém disse que a criação dos filho é algo simples, pelo contrário, é uma grande responsabilidade não apenas evitar colocar em risco a educação, o cuidado e a segurança das crianças, mas perceber que a maneira como os tratamos influenciará a formação de seu caráter e personalidade.

Quando os pais têm ataques de raiva com as más ações e comportamentos de seus filhos, eles tendem a lhes dizer que são maus, detestáveis, desrespeitosos, a ponto de insultá-los. Isso acaba afetando os filhos emocional e psicologicamente, gerando sérios problemas como baixa autoestima, insegurança, desconfiança, podendo levar inclusive à depressão ou morte.

O poder das palavras e frases

É fundamental que todos os pais aprendam a controlar as emoções, pois a verdadeira intenção é que os filhos compreendam o que é certo ou errado, bem como os perigos que podem enfrentar se não obedecerem e seguirem as regras.

Para essa finalidade, existem frases de psicologia positiva que você pode usar quando sentir que suas emoções negativas estão à flor da pele, evitando afetar seus filhos.

Advertisement

1. “Ficarei muito triste se você se comportar mal”

Trata-se de tocar suas emoções de maneira sutil, para que eles corrijam uma atitude que viola as regras de convivência.

Os pequenos nunca querem que seus pais fiquem tristes, pelo contrário, querem atrair atenção de uma maneira ou de outra, porque precisam de amor e carinho.

2. “Estou muito orgulhoso(a) de você”

Lembre-se, todos nós aprendemos com nossos erros; portanto, seus filhos também erram mil vezes e isso pode gerar em você estresse e impotência por não saber como orientá-los. No entanto, com esta frase você garantirá que seus filhos não se sintam mal com seus erros e se esforcem todos os dias para evitá-los, pois você estará lhes dizendo que seus erros não são importantes para você, pois você valoriza seu esforço constante e isso faz você se sentir orgulhoso.

Definitivamente, com esta frase você estará reforçando sua confiança, segurança e aumentando sua autoestima.

3. “Respire fundo, encontraremos uma solução”

É normal que as crianças também percam o controle de suas emoções quando as coisas não vão bem para elas. Às vezes, podem quebrar seus brinquedos, xingar e fazem um alvoroço. O importante é  você ensiná-las a se controlar de maneira que entendam que tudo pode ser resolvido nesta vida.

Advertisement

As técnicas de respiração são essenciais para equilibrar emoções negativas e, dessa forma, você conseguirá acalmá-las. Se você lhes disser que encontrarão uma solução juntos, então, estará oferecendo apoio, orientação e proteção, para que seus filhos recebam a atenção e o amor de que precisam para se motivarem.

4. “Sempre haverá uma recompensa”

Todos nós, absolutamente todos, trabalhamos para receber uma recompensa, no caso de adultos, a recompensa é financeira. Portanto, as crianças buscarão recompensas ou reconhecimento por seus bons comportamentos, seja uma guloseima, mais tempo para brincar, assistir a um programa de TV ou o que mais quiserem. Lembre-se de evitar prometer coisas que você não pode cumprir, pois isso pode ser contraproducente, pois elas não vão mais acreditar em você e continuarão se comportando mal.

5. “Eu te amo”

É importante expressar nossos sentimentos às crianças, dizendo-lhes muitas vezes que as amamos e são especiais. Dessa forma, elas aumentarão seu nível de autoestima e amor-próprio. Geralmente, crianças que se comportam mal buscam a atenção e amor dos pais; portanto, é importante que eles entendam que são amados e que não precisam fazer coisas ruins para obter seu amor.

6. “Diga-me por que você não deve se comportar dessa maneira”

É fundamental que as crianças expliquem as razões de seu mau comportamento, é uma maneira de enfrentá-las e saber se realmente conhecem os perigos que enfrentam ou saber a origem de sua atitude em determinados contextos, para que possam ajudá-las. Com esta frase, você abrirá a porta da comunicação e do aprendizado de ouvir um ao outro; dando-lhes o apoio e a empatia que as crianças precisam para enfrentar os desafios da vida.

7. “Experimente sem medo”

Às vezes, as crianças podem ter medo e, por esse motivo, ficam frustradas por não ousarem fazer o que os outros fazem. Portanto, será bom motivá-los com esta frase, pois eles precisam do apoio e da segurança para explorar suas habilidades e destrezas sem medo. Além disso, essa frase o ajudará a explicar que é importante se esforçar e correr riscos na vida para conseguir o que deseja e, assim, lutar por seus objetivos e sonhos.

Advertisement

8 “Eu sei que você fez isso sem querer”

Essa frase é como dizer às crianças que elas são boas e não têm más intenções. É uma maneira de motivá-las e ensiná-las a nobreza que existe em seu coração. Também o ajudará a ensiná-las sobre perdão, reconciliação e o valor da amizade. Você pode até explicar aos seus filhos as consequências negativas que seu mau comportamento podem gerar, afetando as pessoas à sua volta.

Lembre-se de que todas as frases negativas, punições desnecessárias, gritos ou surras podem afetar emocionalmente seus filhos, deixando feridas profundas que são muito difíceis de esquecer. Tenha em mente essas frases que têm um significado positivo, além de ajudá-las a equilibrar suas emoções com muito mais facilidade. Nunca deixe de lhes dizer o quanto você os ama e que são especiais e únicos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, o original 8 frases que todo niño debe escuchar cuando se porta mal

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.