8 frases comuns que vocês não percebem, mas são realmente abusivas

As frases, a seguir, poderão ajudá-los a avaliar se o seu relacionamento está sofrendo de abuso emocional.


Melinda Fox

A mídia parece glamourizar relacionamentos pouco saudáveis. Livros e filmes desde “Crepúsculo” a “50 Tons de Cinza” incentivam a sociedade a comprar a ideia de que as relações dependentes e nocivas são a síntese do amor.

Por causa dessas versões complicadas de romance, pode ser um desafio para as pessoas reconhecerem o abuso emocional.

No entanto, qualquer coisa que faça com que a vítima se sinta degradada, culpada, anulada ou humilhada, pode ser um resultado de abuso emocional. Embora esta lista não inclua todas as formas deste tipo de abuso, o uso de uma dessas frases não indica necessariamente que o parceiro seja abusivo.

As frases, a seguir, poderão ajudá-los a avaliar se o seu relacionamento está sofrendo de abuso emocional.

Leia: As 9 palavras mais importantes em um casamento

1. “Pare com isso” [quando a pessoa expressa o que está sentindo]

Em vez de validar os sentimentos, esta frase sugere que a pessoa que precisa “parar com isso” está exagerando. É uma forma de gaslighting, [uma técnica de manipulação] em que o abusador induz a vítima a pensar que não está no seu juízo perfeito.

Vocês têm o direito a seus sentimentos e de expressá-los. Seus parceiros não devem ignorá-los.

Advertisement

2. “Você não precisa saber”

A comunicação em uma relação exclusiva está, definitivamente, em uma necessidade básica de saber – ou seja, se vocês sentirem que têm a necessidade de saber, vocês devem saber. Seus parceiros não deveriam definir isso por vocês porque, na verdade, relacionamentos saudáveis ​​não são construídos sobre segredos.

3. “Eu te amo, mas…”

Se seus cônjuges expressam amor por vocês, mas anexam uma ressalva, eles realmente não os amam. Em vez de edificá-los, como as expressões de amor o fariam, isso diminui sua autoestima, levando-os a acreditar que seus agressores são as únicas pessoas capazes de “suportar” vocês.

Leia: 7 palavras que irão mudar seu casamento

4. “Seu problema é…”

Esta é uma frase disfarçada de crítica construtiva, que os alerta sobre seus problemas para que vocês possam melhorar. No entanto, os abusadores usam esta frase repetidamente para destruir a autoestima das vítimas, tornando-as extremamente conscientes de suas falhas.

5. “Não sei do que você está falando”

É outra forma de gaslighting. Essa forma de abuso faz parecer que vocês não sabem o que estão falando. Alguém que os ama tentará entender seus pontos de vista, em vez de desconsiderá-los.

6. “É para o seu próprio bem”

Os abusadores podem tentar e fazem vocês pensarem que eles estão tentando ajudar. No entanto, o que eles estão fazendo é realmente para o bem deles mesmos. Isso também os coloca em uma posição de autoridade, o que pode fazer com que as vítimas se sintam dependentes de seus agressores.

7. “Não está vendo que é brincadeira?”

Se vocês se sentem desconfortáveis sobre algo, mas seus parceiros insistem em dizer que vocês estão sendo “sensíveis demais” em relação à “brincadeira”, eles estão abusando emocionalmente de vocês. Se as brincadeiras soam como provocações ou vocês são frequentemente alvos de piadas, isso definitivamente não é saudável.

Leia: 4 palavras que podem matar um casamento

8. “A culpa é sua”

Embora vocês precisem assumir a responsabilidade por suas ações, vocês não devem se sentir persistentemente culpados. Não importa o que aconteça, seus parceiros são responsáveis por suas próprias ações, e vocês não são a causa das ações deles. Isto é, eles não devem fazer vocês se sentirem culpados por coisas que eles fizeram.

Saibam que os abusos ou a violência psicológica são punidos pela Lei Maria da Penha. Leia aqui o teor desta lei e, se necessário, faça uma denúncia discando 180.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 8 common phrases you don’t realize are actually abusive.

Toma un momento para compartir …

Melinda Fox

Melinda Fox é graduada em Inglês. Ela trabalha com o time de conteúdo do FamilyShare.com.