8 Fatos que tornam Bento XVI um Papa diferenciado

Confira 8 fatos que fizeram com que o Papa Bento, como todos ainda o chamam, fosse um papa diferenciado para a Igreja Católica e para o mundo:

Erika Strassburger

O Papa emérito Bento XVI, que morreu no último dia de 2022 aos 95 anos, exerceu uma poderosa influência no mundo e moldou a teologia da Igreja Católica durante seu pontificado. Nascido como Joseph Aloisius Ratzinger em Marktl am Inn, Alemanha, em 16 de abril de 1927, foi Papa entre abril de 2005 e fevereiro de 2013, quando chocou o mundo com a notícia de sua renúncia.

Embora a renúncia de Bento não tenha sido um evento inédito, foi altamente incomum. Os papas normalmente permanecem no cargo até a morte, e o último papa a renunciar foi Gregório XII, que renunciou em 1415 para encerrar um grave conflito dentro da igreja.

O Papa Bento XVI renunciou por questões de saúde. Ele alegou que, devido à sua avançada idade, não tinha mais força física para continuar no ministério.

Confira 8 fatos que fizeram com que o “Papa Bento”, como todos ainda o chamam, fosse um papa diferenciado para a Igreja Católica e para o mundo:

1. Seguia a linha conservadora

Foi adepto da linha conservadora sobre assuntos como casamento, aborto, métodos contraceptivos, entre outros, tornando-se alvo de críticas dos seguidores da teologia da libertação, que surgiu na década de 1960, com mais notoriedade na América Latina.

Advertisement

2. Foi o segundo papa a visitar sinagogas judaicas

Sua intenção era estreitar relações entre as religiões católica e judaica. O primeiro a fazê-lo foi João Paulo II.

3. Foi o segundo papa a visitar o Brasil

Ele esteve em nosso país de 9 a 13 de maio de 2007. O primeiro a fazê-lo foi, novamente, o papa João Paulo II.

4. Defendeu o direito da existência do Estado de Israel e de uma pátria soberana e independente para o povo palestino

Em sua primeira viagem ao oriente médio, ele expressou seu desejo pelo fim dos conflitos, dizendo que a solução para os dois Estados deveria deixar de ser um sonho para se tornar realidade. Foi um grande crítico do antissemitismo.

5. Gravou um álbum com canções e orações, aos 82 anos

O álbum, intitulado Alma Mater – Música do Vaticano, foi gravado na Basílica de São Pedro em 2009. Contém canções e orações à Virgem Maria em várias línguas.

6. Enviou seu primeiro tweet pessoal em dezembro de 2012

Embora tenha participado anteriormente do envio de um tweet que anunciava a criação do novo site do Vaticano (apenas apertando o botão enviar), ele postou seu primeiro tweet pessoal usando a conta @Pontifex – que significa “construtor de pontes”, em latim: “Queridos amigos, tenho o prazer de entrar em contato com vocês através do Twitter. Obrigado pela sua generosa resposta. Abençoo, de coração, todos vocês”.

Advertisement

7. Revelou que a data de nascimento de Jesus está errada

Em seu livro “Jesus de Nazaré – As Narrativas da Infância”, Bento disse que o calendário cristão é, na verdade, baseado em um erro cometido por um monge do século VI. Disse que, embora estivesse aberto a descobertas científicas, ele não era a favor de mudar as tradições natalinas. Pessoas próximas a ele afirmaram que ele usava a fé e a razão em seus esforços para aproximar-se da vida de Jesus.

8. Pediu perdão por meio de carta

Em fevereiro de 2022, em uma carta divulgada pelo Vaticano, ele pede perdão pelos casos de abuso sexual cometidos por padres durante seu mandato como arcebispo. “Imploramos publicamente ao Deus vivo que perdoe [os pecados que cometemos] por nossa culpa, por nossa culpa mais grave”, escreveu.

“Muito em breve, estarei diante do julgamento final da minha vida. Embora, ao olhar para trás em minha longa vida, eu possa ter grandes motivos para temer e tremer, ainda assim tenho bom ânimo, pois confio firmemente que o Senhor não é apenas o justo juiz, mas também o amigo e irmão que sofreu pelos meus erros e, portanto, também é meu advogado”, complementa.

Causa da Morte

Em agosto de 2020, a assessoria de imprensa do Vaticano tinha dito à CNN: “O estado de saúde do papa emérito não é motivo de particular preocupação, exceto pelo fato de que ele tem 93 anos e se recupera da fase aguda de uma condição dolorosa, mas não grave”. Mas em 28 de dezembro de 2022, saiu em todos os jornais um apelo do Papa Francisco: “Quero pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que sustenta a Igreja em silêncio. Ele está muito doente”.

Até agora não foi revelada a causa de sua morte. Em agosto de 2020, o jornal alemão Passauer Neue Presse divulgou que o papa emérito tinha erisipela no rosto, doença que causa placas inchadas e avermelhadas e gera muita coceira e dor aguda. No entanto, não se sabe se ele faleceu em virtude do agravamento dessa doença.

Advertisement

Seu corpo foi velado na Basílica de São Pedro e o funeral aconteceu no dia 5 de janeiro.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.