8 dinâmicas e recursos saudáveis para classes de adolescentes e adultos

Uma aula para adultos não precisa ser necessariamente algo apenas explanado e entediante. Torne sua classe a mais animada com ideias simples que até os mais crescidos apreciam.


Michele Coronetti

Ideias animadas e divertidas sempre se destacam em aulas. Não importa a faixa etária, a criatividade é sempre bem-vinda e enriquece o aprendizado, promovendo maior união entre os alunos e o professor.

Não hesite em elaborar jogos e brincadeiras para uma classe de adultos. O aprendizado de forma lúdica é sempre bem-visto. Adultos possuem interesses e objetivos variados, porém é possível encontrar atividades que agradem a todos. Seguem alguns exemplos:

1. Atividades mentais

Elabore folhas com atividades que podem ser utilizadas individualmente ou em grupo. Insira neste material os assuntos propostos, perguntas, textos para análise, e brincadeiras como palavras cruzadas, complete as frases, ligar os campos e outras. Se desejar, enriqueça o material com figuras pertinentes ao assunto.

2. Cartazes e colagens

Solicite aos alunos que elaborem cartazes com figuras e frases-chave sobre um tema. Forneça revistas, papéis, tesoura, cola, canetões e o que mais for necessário ou peça previamente que eles levem o material. Depois de pronto, fixe os trabalhos nas paredes da sala para melhor visualização e lembrete do que foi ensinado.

3. Discussão em grupo

Organize grupos e forneça uma parte do assunto abordado ou uma pequena história para que o grupo prepare uma pequena dramatização, visando o entendimento de todos os outros alunos. Estabeleça o tempo limite de ensaio e apresentação para que todos possam participar.

4. Mímica

Faça brincadeiras de adivinhar com mímicas. Esta ideia pode ser utilizada para iniciar um tema, causando impacto e prendendo a atenção para o que virá em seguida. Se a aula for sobre sustentabilidade, forneça as palavras “jogue lixo no lixo” para a pessoa encarregada de fazer à mímica e deixe os outros alunos adivinharem. Depois de muita diversão é só abordar a aula.

5. Debates

Promova debates, adultos gostam muito de falar a respeito de ideias e aprendizado que adquiriram ao longo dos anos. Faça de modo organizado e dê oportunidade a todos. Para isso, lance uma pergunta e depois de respondida, retruque com o objetivo de fazer todos pensarem a respeito. Por exemplo, pergunte o que é sustentabilidade, depois das respostas pergunte novamente: o que as pessoas podem fazer para tornar o meio ambiente sustentável?

Advertisement

6. Uso de objetos

Utilize objetos de forma figurativa para explicar melhor e atrair a atenção. Separe um vaso para plantar, uma sacola plástica, uma garrafa , uma pilha sem carga, uma lâmpada, distribua entre os grupos e peça que eles abordem qual a relação do objeto com a sustentabilidade. Este é apenas um exemplo.

7. Mídia

Utilize recursos de mídia, como músicas e filmes, depois promova um debate saudável. Solicite aos grupos ou aos indivíduos que apresentem o que entenderam à frente da sala.

8. Jogos

Crie jogos relacionados ao tema abordado na aula. Utilize um jogo tradicional, como jogo da memória, por exemplo, e transforme-o em objeto de aprendizado. Se o grupo for numeroso, elabore mais jogos e divida em grupos. Outras ideias são quebra-cabeças, palavras que unidas formam uma frase, cartões com informações para que o objeto, a pessoa, o local, o procedimento sejam adivinhados.

A possibilidade de tornar o aprendizado algo divertido e surpreendente garante maior interesse e até mais retenção por parte do aluno. Cuidados, atenção e dedicação sempre serão apreciados.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.