8 chaves para fazer de seu filho um cavalheiro

E importante que, como pais que somos, ensinemos os nossos filhos desde pequenos a valorizar e respeitar as mulheres.

Adriana Acosta Bujan

É lamentável e triste ver que, atualmente, existem homens que maltratam as mulheres, que não só as ferem de maneira física como também psicologicamente, sem se preocuparem com nada neste mundo senão com sua própria satisfação e lucro.

Quero pensar que, por alguma razão, esses homens não aprenderam a tratar bem as mulheres, tampouco a valorizá-las, do contrário não as machucariam. Talvez, não receberam a educação ideal por parte de seus pais ou estejam repetindo padrões aprendidos durante sua infância.

Sem aprofundar muito no tema dos comportamentos inapropriados de alguns homens contra as mulheres, é importante que, como pais que somos, ensinemos os nossos filhos desde pequenos a valorizar as mulheres e respeitá-las, porque não se trata apenas de valores ou princípios, mas de um estilo de vida que os ajudará a ser pessoas melhores na sua vida adulta.

Criar os nossos filhos para que sejam respeitadores e se tornem cavalheiros nestes tempos em que a violência contra as mulheres aumenta é de importância vital.

Como ensinar os filhos a serem cavaleiros?

1. Somos todos iguais

É fundamental que os filhos aprendam que as mulheres têm os mesmos direitos que eles, não é porque são de um gênero diferente que devem ser tratadas como inferiores ou acreditar que sejam incapazes de fazer as mesmas coisas.

Advertisement

Somos todos seres humanos com as mesmas capacidades, com sonhos, ideais e metas e, por isso, deve-se tratar as mulheres da mesma forma.

O melhor exemplo pode ser dado em casa, vendo como seu marido trata você, respeitando suas ideias, opiniões e tomada de decisões. Assim seu filho poderá valorizar e aprender que uma mulher tem os mesmos direitos que um homem.

2. Boas maneiras

Dizer obrigado, por favor, cumprimentar ou despedir-se, são aprendizagens fundamentais para as crianças; assim irão criando vínculos sociais com os demais.

Ensinar boas maneiras aos filhos torna-os pessoas agradáveis e respeitosas. Seja um exemplo, porque os seus filhos vão aprender imitando as suas ações.

3. Deixá-los expressar suas emoções

Alguns pais dizem a seus filhos que não devem chorar quando algo dá errado, que é coisa de menina. É um grande erro, porque estão enviando uma mensagem errada e seus filhos aprenderão a reprimir as emoções; e na vida adulta serão pessoas frustradas.

Advertisement

É importante ensinar-lhes que todos, tanto crianças quanto adultos, têm o direito de expressar suas emoções e sentimentos. Mesmo porque, fazê-lo os tornará mais empáticos com os demais e poderão sentir-se bem consigo mesmos.

4. Palavras positivas e doces

Ensine seu filho a pedir o que ele quer de forma positiva e correta, com respeito. Assim, ele sempre se expressará de maneira admirável. Diga-lhe que integre ao seu vocabulário palavras ou frases carinhosas, ternas, doces e positivas cada vez que pedir alguma coisa a outra pessoa.

Por exemplo: “Senhorita, poderia, por gentileza, me trazer um hambúrguer?” Talvez você possa pensar que é algo fora do comum, mas podem fazê-lo como um jogo divertido; assim ele vai aprender a se comunicar de forma respeitosa.

5. “Trate aos outros como quer ser tratado”

Esta é uma das frases que tem muito poder para que nossos filhos sejam cavaleiros. Se ensinarmos que seus comportamentos ou atitudes podem ter consequências para si mesmos e podem até prejudicar os outros, então evitarão tratar mal as pessoas.

Lembre-lhes que têm de evitar fazer coisas que possam magoar os outros, caso contrário as pessoas vão querer afastar-se deles e, logicamente, vão ficar sozinhos e sem amigos.

Advertisement

6. Qual sua opinião?

Para poder alcançar uma meta de maneira mais fácil, o melhor é trabalhar em conjunto, unindo esforços para que se realizem os sonhos e projetos.

Se ensinar seu filho a pedir a opinião dos outros para trabalharem como uma equipe, será mais fácil que aprenda a ser um cavalheiro, já que demonstrará interesse pelas ideias dos outros criando vínculos amistosos.

Lembre-lhes que todos os homens e mulheres têm o direito de opinar e de serem ouvidos, e que as coisas se realizam mais facilmente quando se unem as ideias e se trabalha em equipe.

7. Em que posso ajudar?

Ser solidário e fazer atos humanitários fará com que seu filho aprenda a ser um cavalheiro. Será importante que aprenda a explorar suas habilidades, capacidades e conhecimentos ajudando os outros.

Quando você ajuda as pessoas, você se sente bem, por essa razão será ideal que seu filho aprenda a ser proativo e que sempre demonstre um real interesse em apoiar aqueles que precisam dele. Lembre-se, seu filho vai aprender sempre com o seu exemplo.

Advertisement

8. Papéis iguais

Os afazeres do lar são intermináveis, sempre haverá algo para limpar, arrumar e organizar. É por isso que é importante que seu filho aprenda e se responsabilize com algumas tarefas dentro de casa, sem lhe ensinar que algumas coisas são serviços de mulheres e outras de homens. Neste caso não há diferença, os papéis são iguais para todos.

Dessa forma, ele vai valorizar o esforço que muitas mulheres fazem dentro de casa e vai aprender a ser mais independente.

Na verdade, se quer que o seu filho seja um verdadeiro cavalheiro, lembre-se de que você é o exemplo dele. Quero dizer, as coisas que a mãe e o pai fazem são o melhor ensino que eles têm.

Se o seu marido abrir a porta do carro, oferecer-lhe flores, mimá-la com sua comida favorita, ouvi-la com atenção, falar respeitosamente, será o melhor exemplo que o seu filho vai ter.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 claves para hacer de tu hijo todo un caballero

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.