7 técnicas de comunicação que o ajudarão a se dar melhor com os outros

Se as pessoas no mundo estivessem mais preocupadas em se entender e entender os outros, muitos problemas seriam evitados.

Erika Otero Romero

“Deve-se tentar conviver com os outros em solidariedade …

Somente através da comunicação humana

pode-se encontrar sentido na vida”.

Paulo Freire

Não sei a quantas pessoas acontece o mesmo que acontece comigo, mas às vezes tenho dificuldade em dizer o que penso, que dirá o que sinto. O problema não é eu não saber o que quero dizer, é não saber me expressar. Se quero me fazer entender, devo pensar na maneira mais simples de dizer. Não é um problema dos outros, é meu.

Advertisement

Algo que também acontece comigo, é eu ter dificuldade de entender os outros. Perco a paciência com facilidade se as pessoas se desviam em detalhes. Eu acabo perdendo a essência do que elas querem dizer. Francamente, isso me causa alguns problemas; portanto, preciso prestar muita atenção se meu desejo não é interpretar mal as pessoas.

Podemos nos comunicar não apenas verbalmente e por escrito, mas também através de gestos. Estes são um complemento para reafirmar o que queremos dizer. Os gestos revelam até mesmo o que não queremos que os outros saibam. Talvez seja por causa dessa capacidade que muitas vezes nossas verdadeiras intenções são descobertas e os problemas surgem.

Felizmente, não conseguir se comunicar bem é um problema que pode ser resolvido com algumas técnicas simples que todos podemos usar. Essas técnicas são:

1. Seja simples e claro

Todos pensamos de maneira diferente; portanto, muitas vezes somos incapazes de transmitir o que pensamos ou sentimos da maneira que queremos ser entendidos.

A chave para poder se comunicar sem mal-entendidos é dizer as coisas de maneira simples e clara. Além disso, não use palavras complicadas nem seja condescendente. Finalmente, se você perceber que eles não o entenderam, pergunte se você se fez entender. Com isso, a responsabilidade pelo mal-entendido recairá sobre você e você poderá dizer as coisas de maneira mais clara.

Advertisement

2. Mostre suas mãos

Eu disse anteriormente que “falamos com todo o nosso corpo” – isso é chamado de linguagem não verbal. Bem, as mãos geralmente acompanham o que dizemos com movimentos que reafirmam o que está sendo expressado. Adicione isso ao fato de que as mãos são as primeiras que vemos quando encontramos alguém. Isso ocorre porque nossas mentes são capazes de verificar se estamos ou não seguros com a pessoa que acabamos de conhecer.

Na linguagem não verbal, uma pessoa que esconde as mãos é alguém de quem devemos desconfiar. Por isso, para ter confiança e bom tratamento dos outros, tenha sempre as mãos à vista, especialmente se estiver conhecendo a pessoa com quem está falando.

3. Demonstre verdadeiro interesse

Ao ter a capacidade de linguagem não verbal, é vital que sintamos interesse real pela pessoa com quem falamos. Faça com que suas perguntas sejam amáveis; para isso, use palavras “suavizantes”, isto é, que não a façam sentir que está sob interrogatório.

Use frases como: “Só por curiosidade…” para descobrir mais sobre a outra pessoa. No entanto, se você quer saber se está entendendo o que ela diz, você pode recorrer a: “Apenas para ter certeza de que eu estou entendendo você…”, isso evitará que a outra pessoa erga um muro para interromper a conversa.

4. Crie momentos para compartilhar  experiências parecidas

Em outras palavras: envolva a outra pessoa em sua conversa. Sua missão não é aborrecer ninguém, fazer-se entender e compartilhar momentos. Para conseguir isso, você deve evitar, acima de tudo, falar muito de si mesmo. Isso pode ser complicado em alguns momentos.

Advertisement

Envolva as pessoas criando momentos na conversa que os levem a pensar: “Eu também passei por isso” ou “Eu fiz isso também…”. Se você também perceber o que deixa a outra pessoa empolgada, poderá fazer a conversa girar em torno disso.

Outro aspecto que pode ser muito útil é falar sobre a maneira como você vê a vida e pedir a opinião da outra pessoa, de forma que ela dê seu ponto de vista. Isso para fomentar uma conversa e conhecê-la melhor. Agora, quando for a sua vez de ouvir, preste atenção à sua linguagem não verbal, que o ajudará a conhecê-la melhor.

5. Tente interromper apenas quando for necessário

Nada é mais irritante do que estar no meio de uma conversa e ser interrompido por alguém de repente. Em geral, o que as pessoas que interrompem os outros revelam não é apenas a falta de respeito, mas o pouco interesse pelo que os outros dizem.

Não há nada errado em querer ser ouvido, mas tudo tem seu tempo, por exemplo, quando a outra pessoa para de falar. Pode-se também  interromper um assunto muito importante se a pessoa que fala perde a linha de raciocínio e sai do assunto. Interrompê-lo para redirecioná-lo mostra que você está ouvindo o que ele diz.

6. Se deseja que entendam como se sente, relate a situação pela qual passou

Você se sente chateado; no entanto, dizer “estou com muita raiva” não fará com que outras pessoas saibam como se sente. Algo que ajudará os outros a entender como você se sente é contar a eles o que fez você se sentir assim.

Advertisement

Quando você conta sua história para os outros, você os leva a se colocar no lugar e a entender como se sentiriam em tal situação. Os detalhes são o que ajudam você a se comunicar com exatidão sobre o que sente.

7. Não reprima as situações micropositivas

As microexpressões fazem parte da linguagem não verbalAções como balançar a cabeça quando falamos, sorrir, inclinar a cabeça para um lado ou para o outro são o que chamamos de microexpressões.

As microexpressões podem ser positivas, como as expostas antes, ou negativas, como negar, franzir a testa etc. O que essas microexpressões fazem é informar se as coisas estão indo na direção certa ou errada durante um bate-papo.

Para terminar, só posso dizer que, com um pouco de prática, você pode ter uma melhor conexão com as pessoas ao seu redor. Sei por experiência própria como às vezes é difícil nos fazer entender. No entanto, um pouco de confiança e a demonstração de interesse legítimo nos outros nos levará a ter um relacionamento mais próximo com as pessoas por quem temos apreço.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 técnicas para comunicarte que te ayudarán a llevarte mejor con los demás

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.