7 razões pelas quais crianças PRECISAM de um pai e de uma mãe

Seu filho está crescendo sem o pai ou a mãe? Se você tiver a opção, você deveria mudar isso.

Mariel Reimann

Vivemos em um mundo no qual tudo é permitido e tudo é válido, no entanto, há regras que não deveriam ser quebradas e limites que não deveriam ser ignorados, especialmente quando se trata do futuro e da criação de seus filhos. Embora esta nem sempre seja uma opção, toda criança precisa de um pai e uma mãe para alcançar todo o seu potencial e ter a oportunidade real de ser feliz.

Como filha única e criada apenas pela minha mãe, ter um pai não foi uma opção para mim, no entanto, dar um pai para as minhas filhas, sempre foi uma prioridade. Não ter um dos dois não vai matar ninguém (necessariamente), mas irá modificar sua vida e suas possibilidades de ser realmente feliz.

Por que os filhos precisam de ambos os pais?

1. Tanto o pai como a mãe trazem contribuições totalmente diferentes à criação dos filhos

“Os pais nunca poderão ser mães”, diz o Dr. Kyle Pruett da escola de medicina de Yale, em uma afirmação que, embora pareça óbvia, não é tão óbvia assim, quando uma mulher e um homem decidem procriar e então não permanecer juntos.

Pruett acrescenta que quando uma criança tem apenas 8 semanas de vida, já pode diferenciar uma mulher e um homem. Esta diversidade de gênero dá à criança a oportunidade de experimentar o contraste das relações com ambos os sexos. “Percebendo ou não, as crianças desde cedo começam a distinguir a diferença entre um homem e uma mulher” acrescenta Pruett, algo que é totalmente necessário para ter um desenvolvimento saudável.

Advertisement

2. As mães e pais criam os filhos de maneira diferente

Os homens e as mulheres veem a vida de pontos de vista totalmente diferentes e por isso influenciamos nossos filhos de maneiras opostas. Quando estas duas partes se encontram, um equilíbrio é alcançado, que pode ser extremamente benéfico para os filhos.

As mães, por um lado, cuidam dos filhos enquanto os pais brincam. Os pais gostam de incentivar habilidades, enquanto as mães se concentram mais no ensino sobre a igualdade. Estes dois ensinamentos simples ajudam os filhos a desenvolver a independência por um lado e a segurança pelo outro.

3. Os pais incentivam seus filhos a ultrapassar limites, as mães ensinam a apostar no seguro

Minha mãe sempre foi uma mãe superprotetora (não posso culpá-la, eu era e sou tudo o que ela tem). Em sua tentativa de manter-me sempre segura, estou surpresa que ela tenha me deixado aprender a andar. Aprendi a andar de bicicleta quando tinha 26 anos, alguns anos depois do tempo que a maioria das crianças desenvolvem esta habilidade.

A presença de um pai faz com que as crianças aprendam a vencer limites que eles mesmos criam, e aprendam a desafiar a vida. Agora, a mãe, mostra que nem todos os limites podem ser ultrapassados, criando um equilíbrio perfeito.

4. Os pais e as mães preparam os filhos para a vida de maneiras diferentes

Os pais preparam os filhos homens para ver o mundo de um ponto de vista masculino, os ajudam a desenvolver sua masculinidade e os guiam durante suas diferentes etapas de desenvolvimento, fazendo com que eles vejam o que está certo e o que está errado. Por outro lado, as mães os ensinam a estar em contato com o seu lado emocional, a saber como entender e como tratar uma mulher.

Advertisement

No caso das filhas mulheres que têm uma relação com seus pais, têm uma relação saudável com o mundo dos homens e sabem como os homens devem tratar as mulheres. As meninas que crescem com seus pais têm uma autoestima mais elevada e mais segurança na hora de se relacionar com o sexo oposto.

5. Os pais e as mães ensinam aos seus filhos o respeito pelo sexo oposto

De acordo com o American Journal of Sociology, “as sociedades com um pai presente no lar criam homens com menos inclinação a excluir as mulheres de participar em atividades públicas, em comparação com aqueles que são criados sem a presença masculina no lar”.

Um dos ensinamentos mais importantes que as famílias constituídas por um pai e uma mãe trazem é o autorrespeito e o respeito pelo sexo oposto.

6. A presença de ambos os pais mantém os filhos longe das prisões

De acordo com as estatísticas, “70% dos adolescentes que acabam em um sistema reformatório por delinquência juvenil, cresceram em um lar com apenas um de seus pais presentes”.

7. A ausência de um dos progenitores influencia na falta de habilidade que os filhos têm de se comprometer quando adultos

As crianças sem um dos pais têm uma maior dificuldade em acreditar em relacionamentos e no compromisso. Apesar de sofrerem as consequências de ter crescido com a ausência de um de seus pais e de saberem conscientemente que não gostariam de repetir a história de seus pais, tendem a repeti-la devido ao medo de compromisso que desenvolvem.

Advertisement

Importante

Enquanto os pais ensinam o oposto do que as mães ensinam, o benefício é o equilíbrio de ambos extremos e por isso deveria ser assim. Se uma criança cresce apenas com sua mãe, o mais provável é que ela cresça com mais limites, mais medos, menos segurança. No caso oposto, se uma criança crescer apenas com o pai, terá muita dificuldade em estabelecer limites, saber respeitá-los ou desenvolver medos que são saudáveis e necessários para evitar problemas. Por isso é tão necessário o equilíbrio entre ambos.

Como eu disse antes, ninguém morre por não ter um dos pais, mas você definitivamente enfrenta uma vida mais difícil e cheia de desvantagens.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 7 razones (duras) por las que los niños NECESITAN de un padre y una madre.

Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.