7 razões pelas quais as crianças costumam mentir

Muitas da mentiras "inofensivas" contadas pelas crianças são para o próprio benefício. Ensine a seus filhos que contá-las em determinados contextos pode ser prejudicial para eles.

Adriana Acosta Bujan

Uma das questões que preocupam muitos pais é como fazer os filhos aprenderem a dizer a verdade. A verdade é um valor que deve ser incutido desde a infância; caso contrário, a mentira se tornará algo incontrolável que pode prejudicar o futuro de seus filhos.

A mentira é um tema estudado por muitos especialistas. Eles concordam que mentir faz parte da natureza humana quando ainda não há consciência entre o que é real e o que é fictício. Todavia, quando as crianças vão crescendo e adotam a mentira como parte de sua vida cotidiana, isso pode se tornar um sério problema que precisa ser diagnosticado e tratado por especialistas.

Infelizmente, os pais são os primeiros a cometer erros que levam seus filhos a aprender a mentir, pois tendem a fazer ameças ou prometer algo que não vão cumprir, com o objetivo de fazê-los obedecer. Por exemplo: “Se você comer legumes, poderá brincar lá fora”, “Se não juntar seus brinquedos, você não vai ao parque”.

Ensinar a dizer a verdade

As crianças começam a mentir por volta dos três ou quatro anos, por diferentes razões, linguísticas ou sociais. Segundo os especialistas, quando começam a se comunicar, elas costumam dizer coisas fora da realidade, inventando histórias que complementam seu desenvolvimento, imaginação e criatividade. No aspecto social, mentem porque estão cientes das regras ou normas sociais e temem não atender às expectativas que os adultos depositam nelas.

Portanto, é importante entender que essa mentira inicial faz parte do desenvolvimento de seus filhos e não é ruim se o fizerem; no entanto, é o momento ideal para incutir neles valores como honestidade e sinceridade; dessa forma, você poderá ensinar-lhes o quanto as mentiras podem ser prejudiciais à vida deles.

Advertisement

Mas, por que mentem? As mentiras, no caso das crianças, podem ser classificadas como inofensivas, pois muitas delas não são ditas com o intuito de enganar, mas para seu próprio bem-estar. Por exemplo:

1. Elas querem ser legais

É comum que as crianças comecem a criar ou inventar histórias para usarem de empatia com outras crianças; é uma maneira de abordar o mundo das brincadeiras e da fantasia. Geralmente elas mentem sobre as coisas que observam ou que estão à sua volta, como alguma história ou desenho animado favorito.

2. O centro das atenções

Muitas vezes, os pequenos se sentem deslocados no mundo dos adultos, razão pela qual desejam chamar a atenção mentindo constantemente. É comum eles fazerem travessuras ou dizerem coisas que não fazem para deixar seus pais em sinal de alerta. Por exemplo: costumam mentir que viram um inseto em seu quarto, ou que cortaram o pelo do cachorro.

Esse tipo de mentira não deve ser motivo de preocupação para os pais. Tudo o que precisam fazer é oferecer-lhes um tempo de qualidade, coisa que os pequenos imploram sem dizer nada. É hora de ficar com eles e inculcar valores por meio de bons exemplos.

3. Para imitar

Quando os pais costumam contar “mentiras brancas” na frente dos filhos, eles acabam fazendo o mesmo, pois estão apenas imitando seu exemplo. As crianças percebem que não há consequências e que é válido contar esse tipo de mentira o tempo todo.

Advertisement

Portanto, você deve ter cuidado com o que diz e faz, já que seus filhos pequenos são como pequenas esponjas, absorvem tudo o que veem à sua volta.

4. Não querem ser castigadas

É normal que os pequenos fiquem muito angustiados quando cometem um erro, porque não querem falhar com os pais por medo de perder amor, carinho e atenção. Portanto, eles mentem para evitar uma punição ou retaliação. É comum que essas mentiras ocorram quando as crianças não respeitam as regras ou regulamentos, como: não ter terminado a lição de casa ou não ter limpado o quarto. Em casos como esses, dizem que já fizeram, quando, na verdade, não.

Quando isso acontecer, é importante ensinar a seus filhos que os erros fazem parte do processo natural de se adquirir conhecimento, e que não devem ter vergonha quando cometerem erros, muito menos mentir para evitar as consequências de suas ações.

5. Medo de dizer que não sabem

No mundo infantil, é comum as crianças zombarem ou rirem umas das outras quando não souberem alguma coisa. Então, para evitar serem alvos de zombaria – o que as fará se sentir mal e envergonhadas por não terem tal conhecimento – e serem rotuladas de estúpidas ou ignorantes, elas acabam contando mentiras. É como um escudo protetor que as faz se sentirem fortes e confiantes.

Neste caso, é importante lhes dizer que não há nada de errado em não saber as coisas, e que é bom perguntar se tiverem dúvidas, pois não há ninguém no mundo que saiba tudo.

Advertisement

6. Para serem leais

Se seus filhos convivem com seus irmãos ou amigos, é normal que eles contem mentiras para protegê-los de terem feito alguma travessura. Seus filhos são leais e têm medo de delatá-los, pois não querem que eles sejam punidos. Lembre-se que, desde que são pequenos, o valor da amizade está profundamente enraizado, pois é importante ter sempre um companheiro de brincadeiras e aventuras.

7. Querem esconder alguma coisa

Eles podem mentir que não estão se sentindo bem, pois não querem ir à escola ou fazer algo que não gostam. Ou mentem por estarem com medo. Neste caso, é importante averiguar o motivo das mentiras, pois pode acontecer, na pior das hipóteses, de seu pequeno estar sendo vítima de bullying e mente por ter sido ameaçado.

Em suma, as crianças mentem, muitas vezes, não por quererem prejudicar os outros, mas porque lhes convêm; por quererem chamar a atenção dos pais e por medo de não atender às suas expectativas; pois, para elas, o mais importante é o amor e o carinho que recebem de seus pais e amigos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 razones por las que los niños suelen mentir

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.