7 Lições deixadas pelo coronavírus

O coronavírus veio para ficar, aprenda a adaptar-se e ver as coisas positivas desta terrível doença.

Adriana Acosta Bujan

A maioria acredita que em breve chegará o dia em que tudo voltará ao normal, onde poderemos sair sem nos preocuparmos em contagiar-nos, onde poderemos nos reunir com nossos entes queridos; chegará esse dia tão almejado em que poderemos realizar nossas atividades cotidianas. No entanto, infelizmente esta doença do coronavírus veio para ficar; pelo menos até que uma cura seja encontrada.

O COVID-19, infelizmente, não só tirou a vida de milhões de seres humanos, mas forçou-nos a mudar radicalmente a nossa maneira de viver, de nos comportarmos e de pensar. Hoje, estamos enfrentando um desafio global ao qual temos de aprender a adaptar-nos para sair triunfantes.

Podemos enumerar muitas consequências fatais deixadas pelo coronavírus: a doença e a morte, o desemprego e a instabilidade econômica, problemas psicológicos, violência doméstica, estresse, para citar alguns. Por mais terrível que o vírus possa ser, temos de aprender a ver as coisas positivas; caso contrário, a nossa vida estaria rodeada de sofrimento, dor e angústia.

Uma luz no fim do túnel

Assim como a maioria das pessoas, cheguei a acreditar que o vírus nunca chegaria a tocar a minha família; mas, algumas semanas atrás, experimentei a pior angústia da minha vida, já que meu filho teve  a suspeita de ter se contagiado em seu lugar de trabalho. Os sintomas pareciam aumentar e os dias para o teste foram tempestuosos. Felizmente, e graças a Deus, os resultados foram negativos.

Essa terrível experiência me deixou pensando que ninguém está isento de contágio e que devemos levar com seriedade as medidas de saúde que os meios de comunicação, assim como as entidades governamentais de cada país, recomendaram. Não leve a doença na brincadeira!

Advertisement

Eu recomendo ler:  6 mitos sobre o coronavírus que você não deve acreditar

Pensar positivo diante do caos

Devemos tomar consciência do quão terrível é o coronavírus; no entanto, temos que evitar mergulhar-nos em pensamentos negativos, já que não conseguiremos remediar nada. Por isso que é importante refletir sobre estas lições que nos ajudarão a valorizar nossa vida, já que serão uma ferramenta valiosa para nos adaptar e nos motivar a continuar enfrentando a situação.

1 A vida é curta

Muitas vezes, deixamos de fazer coisas e as adiamos para um amanhã. Sem receio de me enganar, a maioria de nós tem planos para o futuro, mas hoje, mais do que nunca, temos de pensar que a vida é curta e que temos de aproveitá-la ao máximo. Quer dizer, tentar nos sentir felizes com o que temos, valorizando o presente.

Desfrute a companhia de sua família e de ficar em casa com eles, valorize o tempo que tem para fazer as coisas que talvez você deixou inacabadas. É tempo de reconciliar, de perdoar, de ajudar, de ter empatia, de ser melhores pessoas a cada dia.

2 Os trabalhos são temporários

Embora seja muito importante cuidar da fonte de renda econômica para ter uma vida confortável e estável, se você é daqueles que perderam o trabalho por causa do coronavírus, aprenda que essa é uma nova oportunidade de encontrar seus pontos fortes e habilidades dentro de si e para colocá-los em ação. Deixe os medos e se atreva a experimentar diferentes maneiras de se autoempregar, talvez seja mais produtivo e rentável.

Advertisement

3 Sua saúde é sua riqueza

Muitas vezes, deixamos a saúde de lado para cumprir com nossas obrigações e responsabilidades; mas agora você deverá compreender que sua saúde é o mais importante e que deve cuidar dela, já que, sem ela, não poderá alcançar seus sonhos e metas.

Você tem saúde! É uma grande riqueza pela qual muitos anseiam. Por isso, cuide dela, leve a sério e respeite as recomendações de saúde que aprendeu durante a quarentena.

4 Aprecie aqueles que tem ao seu lado

Como se diz, os verdadeiros amigos contam-se nos dedos das mãos. E é assim, já que a família e os amigos são essenciais para nos sentirmos bem. Nestes tempos de isolamento, aprenda a valorizar a companhia dessas pessoas que estão com você; valorize as conversas, os conselhos, as críticas construtivas e as opiniões. É tempo de descobrir e de conhecer como são maravilhosos, assim como de aprender, a cada momento, novas lições de vida.

5 Aproveite o tempo livre

Certamente, antes da quarentena, você ansiava ter um tempo livre para descansar e fazer as coisas que tinha pendentes; agora tem a oportunidade de reencontrar-se, de aproveitar o tempo para se sentir feliz, de se mimar e de mimar os seus, de se cuidar e cuidar deles, inclusive de estar mais atento às coisas que acontecem ao seu redor. É tempo de criar, inventar, descobrir, divertir-se, explorar e de sentir-se plena.

6 Você é invencível

Agora descobrirá que nada pode derrotar você, que tem uma motivação para seguir em frente, que a sua família e a sua vida são as coisas mais valiosas. Apesar de eventos terríveis que possa vir a experienciar, de uma forma inexplicável, você vai encontrar forças para recuperar-se e continuar. Não há mais que ser invencível, de ter força mental e espiritual. Está na hora de aprender a confiar em si, a tomar decisões, a amar-se e a afastar o medo.

Advertisement

7 O amor rompe distâncias

Apesar do isolamento e de não poder ter contato pessoal com nossos entes queridos e amigos, agora aprenderá que o amor e a verdadeira amizade podem ser dados e sentidos à distância. É agora que você vai dar valor a uma chamada de vídeo ou a uma mensagem através das redes sociais. Você vai aprender ainda mais sobre tecnologia para estar presente a qualquer momento para acompanhar seus entes queridos.

O coronavírus veio mudar a nossa maneira de viver e de nos relacionar com os outros. Por isso, temos de nos adaptar às mudanças e aproveitar ao máximo essas oportunidades. Ou seja, tentar ser felizes valorizando o que temos, tirando nossa força e capacidade interior para sair vitoriosos. Você é mais forte do que pensava!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 Lecciones que nos deja el coronavirus

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.