7 ideias claras para falar com os filhos sobre o divórcio

Um divórcio jamais é fácil, mas sempre serão uma família apesar da separação.

Erika Otero Romero

Nenhum casal une suas vidas pensando que o divórcio, em algum tempo, pode ser uma opção. Quando um casamento começa, a intenção é chegar juntos até onde a vida e o amor levá-los. No entanto, muitas vezes as coisas mudam ao longo do caminho.

Tristemente, quando as coisas começam a ir mal entre o casal, muitas vezes tem filhos envolvidos.  Alguns preferem deixar os filhos em segundo plano e não conversar com eles sobre o que está havendo, e isso é uma péssima opção.

No entanto, no momento em que chega o divórcio, é inevitável que os filhos se surpreendam. É natural, afinal, jamais ficaram a par do que estava acontecendo com seus pais ou que problemas haviam. Ante este panorama, pode acontecer que culpem a um dos pais pela “destruição da família”.

Mas se os filhos estão a par dos problemas que os pais enfrentam, talvez seja mais simples para eles entender o divórcio. O que não quer dizer que seja menos doloroso, mas que possivelmente terão mais facilidade em compreender.

Como abordar um tema tão delicado com os filhos

É importante que os pais saibam que, ainda que os problemas matrimoniais são do casal, os filhos estão em meio a tudo e têm o direito de saber o que se passa. Dar a eles este conhecimento evita problemas de convivência entre pais e filhos e deixa claro que eles não são os culpados.

Advertisement

É certo que chegar à conversa informativa será complicado, mas existem diferentes formas de fazê-lo.

1. Não se precipitem

Se já tomaram a decisão de divorciar-se, então o passo seguinte é acalmar-se. Romper uma relação de anos implica muitas dificuldades emocionais. Não tem nada a ver com amor e arrependimento, muitas vezes, as partes ficam muito magoadas e o processo de divórcio é desgastante, tanto para o casal quanto para os filhos

Por isso, tratem de levar as coisas com calma e harmonia, dessa maneira o desgaste emocional será mínimo.

2. Organizem-se

O objetivo da organização é assegurar um futuro para seus filhos, o mais estável possível.

É melhor que o façam antes de chegar a um advogado, assim as coisas serão mais fáceis.

Advertisement

A razão é que seus filhos merecem a vida mais estável possível em todos os aspectos.

3. Planejem como irão falar com os filhos

Paul Coleman, psicólogo e autor de “Como Dizer aos seus Filhos”, explica que organizar um plano de comunicação os fará sentirem-se mais seguros. Além disso, essa organização, assegurará aos seus filhos que, ainda que os pais não estejam juntos como casal, vão estar unidos para apoiá-los.

É justo que sejam claros e preciso com as crianças. Não há necessidade de dar detalhes, eles não precisam disso.

4. Falem com a família toda de uma vez

Aqui nos referimos a contar a seus pais e irmãos, ou seja, à família estendida, ainda que não possam compreender as razões.

É justo que reúnam seus filhos primeiro e lhes expliquem a decisão que tomaram. Estar unidos lhes fará entender que vocês continuarão implicados em suas vidas e estão prontos para eles quando precisarem.

Advertisement

5. Tirem um tempo para conversar com cada filho

Este passo é importante, porque cada filho terá suas próprias dúvidas e medos sobre o tema do divórcio.

Cada filho processa a decisão dos pais de maneira diferente. Por isso é vital que falem pessoalmente com cada um dos filhos. Respondam as perguntas tão claro quanto possam, mas assegurem-se de não dar detalhes desnecessário. O ponto aqui é assegurar-lhes a estabilidade e evitar dor e confusão, os filhos não precisam disso e já terão muito com que lidar.

6. Sejam simples e claros

Seus filhos não necessitam de todos os detalhes como o motivo para o divórcio. Sejam simples e claros ao explicar-lhes o que aconteceu sem adornar a realidade ou mentir a eles.

Se vocês dão detalhes, o que fazem é agregar mais conflitos e dor do que eles podem manejar.

7. Aclarem as ideias, assegurem amor e incondicionalidade

Este seja, talvez, o ponto mais importante.

Advertisement

Primeiro e principalmente, os filhos não pediram para vir ao mundo, além disso, são uma responsabilidade para toda a vida. Por isso, não é correto que logo que se divorciem, os pais “esqueçam” de seus filhos.

Muitos pais, ao se divorciar, começam a passar a responsabilidade pelos filhos ao ex. Já não desejam passar tanto tempo com eles, e o que é pior, eles os usam para agredir seu ex.

Para evitar que isso aconteça, é vital que sigam os primeiros passos descritos neste post. Curar as feridas emocionais antes de chegar ao divórcio evita que os filhos fiquem às expensas da “vingança” de um pai/mãe magoado.

Por último, antes de tomar uma decisão tão difícil como o divórcio, perguntem-se, como casal, se já refletiram suficientemente sobre o assunto. Não esqueçam sua saúde emocional, mas acima de tudo, de seus filhos e do amor que têm como família.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 ideas claras para hablar con los hijos acerca del divorcio

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.