7 dicas para evitar o ronco

Ao aplicar essas dicas, não apenas você se sentirá bem melhor, mas toda sua família irá agradecer.

Adriana Acosta Bujan

Ronco é aquele barulho irritante que algumas pessoas emitem quando dormem. O ar passa pelos últimos tecidos relaxados da garganta, causando vibrações ao respirar, o que produz sons roucos ou altos.

São muitos os motivos pelos quais as pessoas roncam. Entre os mais comuns estão os problemas do trato respiratório, anomalias na garganta ou na boca, sinusite, resfriados, alergias, consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir, tabaco, drogas, obesidade e até as mulheres grávidas podem roncar.

A grande novidade para quem costuma dormir ao lado de alguém que ronca é que essa anomalia não é grave e pode ser controlada.

Doces sonhos a partir de agora

O ronco não é um problema grave quando se refere à questão da saúde, porém, pode causar sérios conflitos nas relações com outras pessoas. Para quem dorme ao lado ou perto de alguém que ronca alto, é provável que sua qualidade de vida seja afetada, pois não conseguirá descansar e repor as energias.

Portanto, confira algumas dicas para ajudar a reduzir o ronco:

Advertisement

1. Mudança no estilo de vida

Certamente, os médicos vão sugerir uma mudança no seu estilo de vida. Isso significa que, se você sofre de obesidade, eles vão recomendar que você perca peso, se você consome bebidas alcoólicas ou fuma, que pare de fazê-lo.

Essas mudanças podem ser radicais, no entanto, se você se dedicar, poderá modificá-las gradualmente e, assim, deixará de roncar.

2. Dormir de lado

Talvez você não goste dessa posição para dormir se não estiver acostumado, mas é muito recomendada, pois quando você dorme de barriga para cima, é natural que a língua caia em direção à garganta e acabe obstruindo as vias respiratórias, dificultando a passagem de ar.

Algumas pessoas recomendam costurar uma bola de tênis na parte de trás da blusa do pijama para que, quando você quiser virar de costas, fique desconfortável e você retorne à posição lateral. Se fizer isso, pouco a pouco você vai se acostumar com essa posição.

3. Cabeça ligeiramente erguida

Outra opção para parar de roncar é levantar a cabeceira da cama (a parte do colchão), isso ajudará o ar a fluir mais facilmente e evitará as vibrações que causam o ronco.

Advertisement

Você pode fazer isso colocando algumas cobertas embaixo do colchão ou alguns travesseiros, para que a parte onde você coloca a cabeça fique erguida. Essa ideia pode não ser muito confortável se você dormir acompanhado, mas acredite, seu cônjuge vai apoiar, pois trata-se também de seu descanso e qualidade de vida.

4. Tiras nasais

Você pode comprar facilmente essas tiras nasais em qualquer farmácia. São especiais por serem fitas adesivas rígidas que são aplicadas externamente pelo nariz, isso é feito para diminuir a resistência ao fluxo de ar para que você possa respirar melhor.

A ideia principal é fazer com que as fossas nasais subam ligeiramente para evitar vibrações fortes quando o ar passa.

5. Remédios para congestionamento

Se o problema é alergia ou resfriado, você deve tratar a congestão nasal porque ela o força a respirar pela boca. Nesse caso, existem alguns remédios, como pomadas de mentol, que o ajudarão a respirar melhor, além de umidificador de ar, spray de soro fisiológico, compressa morna ou medicamentos.

Dessa forma, você irá descongestionar o trato respiratório e poderá parar de roncar, além de ajudá-lo a pegar no sono e dormir melhor.

Advertisement

6. Faça um jantar leve

Comer alimento muito pesado à noite pode causar problemas digestivos e estes geralmente afetam o sistema respiratório, aumentando as chances de ronco. Por isso, você pode optar por um jantar leve e consumir alimentos cozidos no vapor, cozidos ou grelhado, sem muita gordura ou carboidratos.

Tente jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama para que seu corpo trabalhe mais cedo e você durma melhor.

7. Hidratação

Manter-se hidratado, bebendo bastante líquido durante o dia e tomando um copo de água antes de dormir, ajudará a reduzir as secreções no nariz e também o palato mole deixará de ser pegajoso, então você deixará de roncar.

Além disso, será benéfico para sua saúde bucal, pois estar hidratado reduz cáries e infecções.

Agora já sabe, aplique essas dicas eficazes o quanto antes para parar de roncar. Tenha em mente que, caso não funcionem para você, é importante consultar um especialista para obter um diagnóstico preciso do problema.

Advertisement

Embora o ronco em si costume não ser grave, evitá-lo fará com que você se sinta bem melhor e a relação com aqueles que convivem com você melhore também.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 consejos para evitar roncar

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.