7 crenças familiares que o limitam e não o deixam ser feliz

Existem muitas crenças que podem atrapalhar sua felicidade, conheça-as e mude sua maneira de agir.

Desde criança, nossa família nos ajuda a formar uma parte de nossa própria essência, identidade e personalidade através de suas palavras, conselhos, opiniões e educação. Eles nos ensinam como é o mundo para poder conquistar nossos sonhos.

Com suas palavras e ações, a família nos ensina diversas crenças que são próprias de cada lar. Cada família tem seus próprios costumes e tradições que são herdadas de geração em geração, e muitas vezes estas crenças integram nossa própria perspectiva que temos da vida.

É por isso que às vezes seguimos essas crenças como se fossem um mandato, uma lei de ouro que não se pode romper, pois se o fizermos, nos sentiremos culpados. No entanto, nem todos os ensinamentos de vida são os melhores para nós, alguns podem nos causar muito dano de maneira inconsciente.

Explicando em poucas palavras, nem sempre devemos confiar no que nos fizeram crer, porque nem sempre os ensinamentos podem ser aplicados à nossa forma de ser, simplesmente porque somos diferentes, únicos e temos diferentes maneiras de pensar.

Palavras que marcam a vida

Quais são as crenças mais comuns ensinadas pela família e que podem limitar-nos ou impedir-nos de sermos felizes?

Advertisement

1. “Todos os homens são iguais”

Algumas pessoas acreditam verdadeiramente nessa afirmação, por exemplo, presumindo que os homens serão sempre infiéis. Se uma pessoa cresce com essa afirmação durante a maior parte de sua vida, é natural que, inconscientemente, irá considerá-la verdadeira.

Essa crença deveria ser refletida e analisada, pois se uma mulher acredita, então será provável que lhe seja difícil relacionar-se amorosamente com os homens, já que terá dúvidas, insegurança e medo; sempre estará alerta, sentirá ciúmes e não deixará que seu parceiro tenha o próprio espaço.

2. “Não se fie em ninguém”

Não se fiar significa não confiar. É importante estar sempre alerta e não confiar demais nas pessoas, no entanto, confiar ou não depende do contexto ou da situação que se está experimentando.

Se uma pessoa evitar confiar nos outros, então será difícil alcançar seus objetivos por conta própria, normalmente agirá sempre na defensiva e de maneira egoísta, será pouco empática.

3. “Isso é coisa de homem”

Você certamente concordará que existem algumas atividades que requerem força física e por isso são classificadas para serem executadas por homens.

Advertisement

No entanto, as mulheres também têm a capacidade de fazer as mesmas coisas que eles, sem importar a compleição que tenham, pois muitas vezes não se requer força, mas compromisso, perseverança, dedicação e vontade.

Se uma pessoa acredita na premissa de que essa ou aquela coisa é só para homens, então estará se limitando a descobrir as próprias capacidades, habilidades e talentos. Sempre duvidará de si mesma, então evitará fazer coisas para conquistar seus sonhos.

4. “O amor é sacrifício”

Amar não significa sacrificar, ao contrário, significa dar sem esperar receber nada em troca. Uma pessoa não pode dizer que ama outra se pensa que sacrificou muitas coisas para estar com o amor da sua vida.

Se fizer muitos sacrifícios para agradar aos outros, então você nunca será feliz, porque deixará de pensar em si mesmo, abandonará até mesmo os próprios sonhos para seguir os dos outros.

É por isso que eu recomendo que você remova a palavra “sacrifício” de sua mente, analise o que você faz e observe sempre as recompensas positivas mais do que o lado negativo das coisas.

Advertisement

5. “Jamais se abandona os filhos”

Concordo com essa crença, mas há pessoas que não deixam seus filhos amadurecerem, serem independentes e autossuficientes, que estão sempre organizando suas vidas, intervindo em suas decisões e em seu futuro.

É por isso que é importante refletir sobre esta crença e não a levar aos limites. Pelo contrário, os pais devem estar sempre lá para os filhos, mas aceitando que também crescerão e que um dia formarão suas próprias famílias.

Deve-se amar os filhos de maneira incondicional, mas de maneira alguma impedindo sua própria felicidade. No final, eles tomarão as próprias decisões e aprenderão que cada ação boa ou má tem uma consequência.

6. “Se fez uma vez, vai fazer de novo”

Geralmente, essa crença se refere à infidelidade, quando uma pessoa é infiel a seu ser amado e foi descoberta, então é melhor não o perdoar, do contrário, sofrerá novamente.

Lembre-se de que cada pessoa tem uma perspectiva diferente do amor, e não seria conveniente que essa crença limitasse sua felicidade de amar incondicionalmente.

Advertisement

No final das contas, você saberá se perdoa ou não seu parceiro, já que conhece sua história de vida e ninguém tem que julgá-lo pelas decisões que venha a tomar.

7. “A vida é muito difícil”

Sem dúvida, a vida está cheia de adversidades. No entanto, cada dificuldade traz sempre uma aprendizagem de vida. Não seria justo para você acreditar nessa afirmação, já que o limitará a conquistar seus sonhos.

Lembre que, apesar de estar na escuridão, sempre há uma luz no final do túnel; nem sempre a vida é difícil, também tem seu lado maravilhoso e incrível. Pense desta maneira e pense: difícil para quem?

Agora, você pode reprogramar sua mente e fazer com que essas crenças não sejam limitantes para encontrar a sua felicidade. Lembre-se de tomar as coisas de maneira positiva e continue tomando suas próprias decisões, não importa o que os outros pensem.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 creencias familiares que te limitan y no te dejan ser feliz

Advertisement
Toma un momento para compartir ...