7 conselhos para melhorar a comunicação com seu filho adolescente

Embora a adolescência possa ser uma época difícil, é possível ter um bom relacionamento com seu filho e manter a harmonia no lar.

Adriana Acosta Bujan

A adolescência é uma etapa maravilhosa onde o corpo e a mente se transformam deixando para trás a infância para iniciar a idade adulta. Do ponto de vista social, é um período que nos prepara para desempenhar nossas funções como adulto.

Por ser uma etapa de muitas mudanças, algumas pessoas costumam dizer que é uma fase em que surge a chamada “crise de identidade”.

Nesta fase do desenvolvimento, é comum a busca de uma identidade, o que faz com que algumas pessoas costumem provar ou desafiar-se mudando sua imagem (personalidade), começar a estabelecer relações com diversos grupos sociais até que a pessoa se sinta bem consigo mesma ou aceita.

Os adultos compreendem de forma geral quase todas as mudanças, tanto físicas como emocionais, mas apesar disso, quando nossos filhos atravessam esta fase da adolescência, muitas vezes nos mostramos pouco empáticos.

E esta é a possível razão pela qual a comunicação entre pais e filhos adolescentes sempre será um campo de batalha.

Advertisement

No entanto, como pais, não deveríamos tornar essa etapa maravilhosa que nossos filhos experimentam em momentos desagradáveis, já que sempre haverá maneiras para alcançar um bom relacionamento com os filhos sem chegar a feri-los emocionalmente.

O amor transforma as pessoas

Como dizíamos, a adolescência não deveria ser a etapa de desafios, brigas ou conflitos entre pais e filhos, ao contrário, deveria ser uma etapa onde os filhos recebem apoio, direcionamento, atenção e muito amor para que sejam bem-sucedidos em formar sua identidade.

Mas como você pode melhorar a comunicação com seu adolescente?

1. Interesse-se de verdade

A chave para melhorar a comunicação é mostrar um real e verdadeiro interesse no que eles pensam, querem e precisam. Ou seja, entrar em seu mundo de ideias, pensamentos e interesses para conseguir empatizar com eles.

Ocasionalmente, os adolescentes não querem que seus pais interfiram em seus gostos ou interesses por temor de serem julgados ou criticados, no entanto, eles reclamam em silêncio a atenção da mãe ou do pai.

Advertisement

Uma maneira fácil para evitar invadir o espaço pessoal dos filhos é abrindo a conversação relacionadas a seus interesses, por exemplo: falar de música, de videogames, de roupa, tecnologia, entre outras coisas.

2. Evite interromper

Um erro comum que alguns pais cometem é opinar dando soluções para os problemas dos filhos, subestimando a capacidade deles de pensar e resolver suas adversidades por eles mesmos.

O conselho é escutar, ou seja, dar atenção a cada palavra sem interromper as ideias, afirmando quando necessário e estendendo sua opinião, caso seja solicitada. Não se esqueça de olhar nos olhos e não julgar, da mesma forma, deixe que expressem o que sentem e o que querem dizer.

3. Não coloque a si mesmo como exemplo

“Eu, na sua idade, era…”, “Eu nunca fiz isso…”, “Olha como consegui ser feliz”, etc.

Dar conselhos aos filhos externando nossa própria experiência de vida quando fomos adolescentes não será de grande valia para eles. Lembre-se de que são diferentes, têm sua própria maneira de ser e pensar. Além disso, estão vivendo em uma época diferente da sua.

Advertisement

Neste ponto, também é importante recomendar evitar comparações desnecessárias, ou seja, nunca comparar seus filhos com outros adolescentes, já que eles se sentirão inferiores e pouco valorizados, o que afetará sua autoestima, segurança e autoconfiança.

4. Os detalhes

Como pais, sabemos bem o que nossos filhos querem, precisam e desejam, é por isso que se antecipar em cumprir suas necessidades reforçará e melhorará a comunicação.

Quando eles são surpreendidos ao receber coisas que não esperavam, quando os ajuda sem que lhe peçam, seguramente os fará sentir-se especiais e amados.

Além de surpreendê-los com algumas coisas materiais, nunca esqueça que o contato físico é fundamental para reforçar o amor entre pais e filhos.

Uma carícia, um abraço, um beijo nunca serão demais, mas lembre-se de não forçar os filhos quando eles não querem esse tipo de demonstração afetiva.

Advertisement

5. Respeite seu espaço

Talvez não seja agradável a decoração do quarto de seu adolescente, ver a roupa espalhada por todos os lados e observar uma aparente desorganização, isso usualmente deixa qualquer um de mau humor.

Mas, é recomendável evitar invadir o espaço pessoal e respeitá-lo, lembre-se de que estão buscando e formando uma personalidade.

Evite limpar muito suas coisas (principalmente quando estão presentes), já que as boas ações podem ser mal-interpretadas. Não deixe de dar limites para que respeitem suas regras, mas faça-o de maneira amorosa, explicando por que devem obedecê-las.

6. Conheça suas amizades

Claro! A todos os pais interessa conhecer os amigos de seus filhos, disso não há dúvida. Mas, neste ponto, é necessário ter cuidado com a maneira de criticá-los ou julgá-los, do contrário, seus filhos se ofenderão com você. Busque uma forma de orientá-los para as boas amizades, mas com estratégia e inteligência.

É recomendável que os filhos sempre convivam com seus amigos em sua casa, já que, de uma ou outra forma, você estará supervisionando e observando o que fazem. Quando você aceita os amigos deles, estará fortalecendo a comunicação e empatia com eles.

Advertisement

7. Guie-o, mas deixe-o ser

Ver sofrer os filhos é algo que nós, pais, jamais desejamos, por isso é que somos capazes de fazer até o impossível para vê-los felizes.

No entanto, é recomendável deixá-los ser como são. Você deve guiá-los, mas sem interferir muito em suas decisões, afinal de contas, eles terão que aprender por si mesmos a resolver seus problemas e enfrentar as consequências de suas ações.

Comunicar-se com os filhos adolescentes não é impossível. Recomendo que você siga esses conselhos e veja como os conflitos entre vocês vão diminuindo e a harmonia familiar melhorando.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 consejos para mejorar la comunicación con tu hijo adolescente

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.