7 conselhos básicos para que seus filhos obedeçam

Não perca o controle de suas emoções quando seus filhos não fizerem caso. Aplique estas dicas eficazes e, assim, poderá corrigi-los com amor.

Adriana Acosta Bujan

Muitas vezes, os pais perdem o controle das emoções quando os filhos se comportam mal e não lhes fazem caso. Apesar de repetidamente lhes dizermos o que devem fazer, aparentemente eles não escutam. Portanto, muitas vezes é comum gritar com eles ou impor-lhes castigos severos, desde que mudem seus comportamentos. Sem dúvida, é uma batalha interminável da qual filhos e pais sairão desgastados e feridos emocionalmente.

Se os pais optarem por gritar com os filhos, é normal que tenha um sentimento de culpa por haver ferido os sentimentos dos nossos pequenos. E esse sentimento muitas vezes pode nos fazer agir de uma maneira menos exigente e mais complacente, que talvez não seja o melhor para a educação que desejamos fomentar e ensinar.

Então nós, pais, muitas vezes nos encontramos em um grande dilema: como fazer com que os filhos obedeçam sem necessidade de repreendê-los severamente.

Educar com amor

Como popularmente se sabe, “Todas as crianças saudáveis são travessas, tagarelas e aventureiras”; as crianças são assim por natureza. Por sua imaturidade, muitas vezes não sabem medir os riscos ou perigos a que se expõem ao explorar o mundo que têm ao seu redor. É por isso que muitas vezes se comportam mal quando lhes proíbem as coisas, que para elas são fascinantes e interessantes.

Mas não devemos perder o objetivo que temos como pais, que é ensinar-lhes a se proteger e que aprendam a tomar decisões com tudo o que acarretam (consequências). Ainda que seus filhos sejam rebeldes, desafiadores e aparentemente nunca lhe façam caso, sempre existirão maneiras amorosas para conseguir que mudem de atitude.

Advertisement

Quais são estas recomendações

1 Exigir de acordo com a sua idade e maturidade

Se você quer que seus filhos aprendam a obedecer, então delegue responsabilidades que estejam de acordo com a sua idade e maturidade; a ideia é que façam coisas que lhes agrade fazer e lhes interesse. Assim, pouco a pouco você pode exigir mais e mais. Refiro-me, com isso, a ser gradual e não impor regras de uma vez. Tente estabelecer regras que eles possam cumprir de uma forma divertida, sempre como uma brincadeira.

Lembre-se sempre da parte da recompensa, porque você pode motivá-los a se comportar bem quando eles têm uma motivação para se esforçar.

2 Seja claro e sem rodeios

Quando você quiser que seus filhos obedeçam, então certifique-se de transmitir a mensagem correta. Comunique o que quer que façam de maneira clara e simples, sem tantos rodeios ou explicações a mais, já que, do contrário, sua mensagem pode fazer com que se distraiam facilmente e não prestem atenção.

Escolha palavras que elas compreendam de acordo com sua idade e, se necessário, explique porque devem mudar de comportamento e atitude. Assim, seus filhos podem entender que podem estar expostos ao perigo ou que estão a perturbar a harmonia dos outros.

Algo que você não deve esquecer é que, quando você pede algo, você deve fazê-lo com um tom adequado (sem gritos), é aconselhável sempre descer à sua altura e olhá-los nos olhos para saber se a mensagem foi compreendida.

Advertisement

3 Zero ameaças, mas deve haver consequências

Um dos erros comuns que nós, pais, cometemos é ameaçar os filhos quando não obedecem, “Você vai ficar sem jogar”, “Você não vai brincar no parque”, “Eu vou punir tirando o videogame”, entre outras coisas. Algumas vezes são ameaças que não cumprimos por sermos vulneráveis; entretanto qualquer coisa que diga a seu filho deverá cumpri-la, embora, fique de coração partido.

Assim saberão que você não está brincando e que é uma autoridade que devem respeitar. Neste ponto é importante que mude suas palavras e retire do seu vocabulário a palavra punição, mas que a mude para consequência. Assim seus filhos saberão que cada ação que fizerem terá consequências.

4 Aplauda suas boas ações

Uma forma de motivá-los e incentivá-los a se comportarem adequadamente e a fazerem as coisas corretamente é elogiar as boas ações. Conscientize seus filhos de que, quando obedecem, serão recompensados e elogiados com amor. Você pode lhes dar pequenos prêmios ou simplesmente reconhecer e valorizar o seu esforço com palavras carinhosas.

Diga-lhes que fizeram um ótimo trabalho, que você está muito contente porque obedeceram e que serão recompensados por sua boa conduta.

5 Use ferramentas de conformidade

Estas ferramentas são muito simples de fazer, trata-se de escrever em um cartaz ou quadro as obrigações e responsabilidades que devem fazer todos os integrantes da família. Aí mesmo pode incluir a boa conduta e a má. Você pode colocar adesivos de estrelas ou colocar uma marca com uma pipoca quando seu filho obedecer ou não, e assim manter o registro.

Advertisement

Quando seus filhos obtiverem uma grande quantidade de marcas favoráveis (estrelinhas ou pipocas), terão direito a serem recompensados.

6 Mostre autoridade

As crianças só deverão receber ordens por parte dos pais ou tutores, evite que outros (familiares, irmãos) intervenham em sua maneira de criá-los e corrigi-los. Para que seus filhos entendam que há uma autoridade que devem respeitar.

7 Pregue com o exemplo

Para seus filhos você é um exemplo a seguir e imitar, por isso é importante que aprenda a controlar suas emoções, isto é, evite gritar e se desesperar em qualquer situação cotidiana, porque se eles olharem para você dessa maneira, eles terão medo e poderão crescer com insegurança e baixa autoestima sempre que cometerem algum erro.

Tenha paciência, controle suas emoções e fale com amor, assim seus filhos compreenderão que devem obedecer e mudar de atitude. Lembre-se: as palavras têm poder, por isso use-as sempre a seu favor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 consejos básicos para que tus hijos obedezcan

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.