6 tipos de casais que estão fadados a se divorciarem

Por que não deu certo? É a pergunta de muitos divorciados depois do segundo ou terceiro casamento.

Roberta Preto

Uma das duras lições da vida para um casal é ter que aceitar que o casamento acabou. A culpa e o remorso começam a crescer no coração daquele que mais lutou para que o relacionamento permanecesse firme.

Atualmente, cresce em 75% o número de divórcios no Brasil, segundo o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O maior problema é que há um número muito grande de casais que se casam quando mal se conhecem, não analisam qualidades e defeitos um do outro. Também não colocam na “balança” os pontos fortes e fracos do namoro. E, como já é dito: “A pressa é inimiga da perfeição”, acabam por se decepcionar, já que a pessoa não era tudo o que ela esperava. A falta de maturidade diante da relação e do próprio casal tende a levá-los para a separação.

No casamento uma das maiores prioridades é o esforço contínuo de amar a mesma pessoa todos os dias, e isso só é possível, se houver a fidelidade, lealdade e doses de gentileza diárias.

Leia: 15 segredos para um casamento feliz

Futuramente, haverá casamentos mais curtos do que já é esperado hoje. A ideia de apenas se “juntarem” tem crescido no coração das pessoas, esquecendo-se de que o casamento é sagrado e que os filhos precisam de um lar em que haja pais dispostos a se doarem um para o outro, com amor não fingido, e só assim eles terão o desejo de construir suas próprias famílias.

Advertisement

A busca pela pessoa ideal é a maior “pedra de tropeço” para as relações. Há homens e também mulheres buscando o parceiro perfeito, sendo que ele ou ela própria estão bem longe da perfeição. Às vezes, a pessoa amada o supera em atributos e qualidades, mas sua busca incessante não o permite enxergar.

Existem 6 tipos de casais que estão fadados a se divorciarem. São eles:

1. Casais infiéis e desleais

Sabemos que há divergências dentro do relacionamento, e nem sempre nossas expectativas diante da pessoa amada são correspondidas, mas isso não lhe dá o direito de trair seu cônjuge. E não há desculpas para um ato de covardia como esse, já que a fidelidade está ligada ao nosso próprio caráter e não o do nosso companheiro.

Ser fiel e desleal com a pessoa que se doa todos os dias por você é o mesmo que “apunhalar ela pelas costas.”

2. Casais que não se comunicam

A falta de comunicação dentro do lar é o suficiente para destruir um casamento. Quando não há comunicação, é sinal de que o respeito e admiração pelo parceiro chegou ao fim. Não é possível viver de discussões e por mais que vocês sejam apaixonados um pelo outro, não será o suficiente quando as ofensas são mais elevadas que o amor.

Advertisement

Os casais que não usam da paciência para ouvir e saber falar com o parceiro acabarão por destruir seu casamento.

Leia: 6 soluções definitivas para melhorar a comunicação no casamento

3. Casais desleixados

A época do namoro é fantástica! Todos querem estar bonitos, estar bem cuidados e dar o melhor para o companheiro. Mas, há pessoas que quando se casam acabam por se tornarem desleixadas com elas mesmas, param de cuidar de sua própria aparência, de seu lar e até de sua saúde. Esquecem-se que essas coisas foram um dos motivos pelo qual seu parceiro se apaixonou por elas; se essas coisas se perdem, infelizmente, parte do que o parceiro sente por elas também se perderá.

4. Casais acomodados

Há dias que o cansaço e o estresse do trabalho só lhe fazem querer chegar em casa, tomar um banho e dormir. Mas, isso não é motivo para você escolher agir assim todos os dias. Seu cônjuge precisa de sua atenção e cuidado, precisa que vocês tenham tempo um para o outro para saírem juntos, viajarem para lugares diferentes. A mesmice dentro do casamento se torna uma rotina chata.

5. Casais ciumentos

Não há relacionamento que sobreviva de rupturas, o ciúme é um desses males que simplesmente viola tudo o que há de bom no amor. O ciúme exagerado é a principal abertura para atos de violência e não há possibilidade nenhuma de se construir uma vida onde não haja confiança e onde a brutalidade assume o lugar da gentileza.

Advertisement

6. Casais mentirosos

Um casamento duradouro não é feito somente de acertos, mas, é feito de sinceridade e verdades. O casal pode falhar, porque é natural do ser humano errar, no entanto, é preciso haver cumplicidade, compromisso e coragem para assumir os erros e juntos aprenderem as lições que os erros deixam para a família.

Somos ensinados desde a infância que não se deve mentir, mas diante de situações, acabamos por usar como desculpa a famosa “mentirinha.” O problema é que a mentira está entre os maiores males que há no mundo e, se não cuidada, acaba por ser tornar um vício e quando você tentar fugir dela, ela já o terá acorrentado no seu mal.

Leia: 4 mentiras que levam ao divórcio

Atualmente é difícil manter uma vida a dois, mas, se houver um esforço contínuo de ambas as partes, o casamento pode se tornar duradouro.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.