6 princípios para encontrar a felicidade nesta vida

Já reparou quantas vezes ao dia você reclama ou xinga por algo que não vai bem? A vida está indo tão mal para reclamarmos? Ou é simplesmente uma forma de culpar os outros?

Oscar Pech

Deixe-me contar-lhe uma história: quando terminei o mestrado, o meu filho mais novo tinha cerca de nove anos. Ele viu todo o trabalho que passei para chegar a esse nível: as noites sem dormir, os dias digitando no computador. E quando terminei a tese e a imprimi, ele insistiu que queria uma cópia da mesma. “E para que quer uma cópia da minha tese?” Eu lhe perguntei. Sua resposta foi contundente: “Para que quando eu for grande, tenha já todas as respostas da vida”.

É claro, com um título como o que tem este artigo, a pessoa se aproxima dele crendo o mesmo que meu filho, ou se afastará dele, pensando que são apenas as palavras de um charlatão. Bem, não prometo dar-lhe a quintessência da sabedoria, mas alguns princípios que têm funcionado para mim, para viver uma vida mais feliz:

1. Deixar o passado no passado

Há um livro muito bom para crianças, chamado Zen Shorts, de Jon J. Muth. É um livro muito bom, com quatro histórias sobre aprender a enfrentar a adversidade. Vou lhe contar a última, de forma muito resumida: dois monges têm que fazer uma viagem. Ao partirem, após andarem alguns quilômetros, encontram uma mulher presa em um riacho caudaloso. O monge mais velho entra na água, pega a mulher em seus braços e a leva para a margem.

Ela vai embora sem agradecer, e o monge mais jovem se irrita. Seguem seu caminho em silêncio. Mais tarde, o jovem monge faz um comentário, mais para si do que para o monge mais velho: “E nem sequer nos agradeceu”. O monge olhou para o mais jovem e perguntou: “você ainda a está carregando?” E, seguindo seu caminho, acrescentou: “Eu a deixei lá na beira do riacho”.

Há sabedoria em deixar o passado no passado. Quando você se apega a carregá-lo com você, você deixa de viver o seu presente e, por certo, ao fazê-lo arrisca-se a perder o seu futuro. Eu tenho para mim que quem vive no passado aniquila o seu presente. Quem vive só no presente, descuida de seu futuro. E quem vive só no futuro, se perde do hoje. O ideal, creio eu, é aprender do passado, desfrutar do presente e não deixar de se preparar para o futuro.

Advertisement

2. Aplicar o princípio de 90/10

Todos temos pequenos e grandes desafios cada dia. Problemas com os quais lidamos e que nos fazem perder o dia. A fim de aprender a lidar com essas pequenas moléstias que nos arruínam a jornada, o mestre Stephen Covey ensinou um princípio que é muito famoso: O princípio 90/10. Deixe-me pedir-lhe um favor: interrompa um momento a sua leitura e assista a este vídeo: O princípio 90/10.

3. Seja grato

Uma boa maneira de começar o dia é agradecer por todas as coisas que você tem. Nunca terá tudo o que deseja, mas a gratidão não se trata de contar as coisas boas que temos, mas de desenvolver uma atitude frente às coisas que nos acontecem.

Lee Gratidão: o segredo de uma vida feliz

4. Ouvir música clássica

A música afeta, por seu ritmo, harmonia, volume e letra, a neuroquímica do cérebro. A música de qualidade ajuda o seu corpo a gerar cortisol, serotonina, oxitocina e opióides. Estudos demonstram que a boa música reduz o estresse e a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, estimula os vínculos sociais e ainda ajuda a desenvolver a inteligência, e gera automotivação a partir dos mecanismos de gratificação e prazer.

5. Mergulhe na meditação

Quando falo de meditar, refiro-me a ponderar ou refletir quanto às Escrituras ou as coisas sagradas. A meditação leva você a um estado mental que favorece a revelação e a compreensão. Claro, há também a outra meditação, aquela que tem a ver com encontrar paz dentro de si. Se você quer saber como fazê-lo sem gastar muito tempo, convido-o a assistir este vídeo: Como meditar em um minuto.

Advertisement

6. Ame

Claro que isso é o mais importante. Quem ama é sempre mais feliz. E não me refiro apenas a amar seu parceiro, porque você não o terá. Ame a sua família, seus amigos, o que faz no seu emprego, os seus vizinhos, a si mesmo, o seu mascote… quem ama, repito, tem a felicidade assegurada. Não é por acaso que Jesus mudou a história da humanidade, não só pelo que fez por nós, mas porque Seus ensinamentos mudaram um mundo com anseio de justiça, em um mundo cujos seguidores buscam dar misericórdia e amor.

E bem, esta não é uma cópia da minha tese de mestrado, mas acho que você pode dar muitas respostas para a sua vida. O que você diz? Você se sente mais capaz neste momento para vencer a adversidade e ser mais feliz? Ou pensa: Que outras coisas importantes você acrescentaria a esta lista, para que seja substancialmente mais feliz?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 principios para encontrar la felicidad en esta vida

Toma un momento para compartir ...

Oscar Pech

Oscar Pech nasceu no México, é conselheiro. De seus 50 anos, 26 tem sido dedicados a sua carreira de conselheiro, de escritor, do ensino e do "coaching".