6 maus exemplos que os pais dão a seus filhos

Por sermos o grande exemplo a seguir dos nossos filhos, evitemos cometer esses erros.

Adriana Acosta Bujan

Tornar-se pais é uma grande bênção, mas também uma grande responsabilidade, já que a criação de filhos não é algo simples. Neste caminho cheio de grandiosos momentos, os pais costumam cometer erros de maneira inconsciente que deixam grandes sequelas na vida dos filhos.

Sem querer causar-lhes problemas, cometemos esses equívocos como se fossem hábitos, fazendo parte de nossa vida cotidiana. Isso pode confundir nossos filhos e formar ideias erradas de como devem comportar-se ou o que devem fazer em diferentes situações da vida.

Inclusive, esses erros que cometemos, nós o fazemos sem pensar e sem realmente dar-lhes importância, já que são parte do que acreditamos ser o correto, ou seja, agimos conforme nossos paradigmas e crenças, sem realmente compreender quão prejudicial podem chegar a ser para eles nossas maneiras de criá-los.

Mas, para justificar um pouco nossos equívocos como pais, a realidade é que ninguém nos ensinou como criar os filhos, não existe um manual ou receituário, só o fazemos pela experiência que vivemos durante a infância, copiando os padrões que nossos pais nos ensinaram entre acertos e erros.

Você é o modelo a seguir

Assim como fomos educados, nossos filhos também aprenderão como devem educar seus próprios filhos, formando uma cadeia de padrões de conduta.

Advertisement

Por isso a importância de refletirmos sobre esses erros, para assim modificá-los, evitando que essa cadeia de erros e maus exemplos que lhes damos, e evitando sua continuação de geração em geração.

Lembre-se de que você é o exemplo que seus filhos seguirão. Você é o herói, eles são seus fans, e têm a ilusão de ser como você quando forem adultos. Portanto, evite cometer os seguintes erros:

1. Mentiras “inocentes” ou piedosas

É comum dizer este tipo de mentiras quando não queremos prejudicar alguém ou simplesmente quando não aprendemos a dizer “não” em certas circunstâncias. Afinal de contas, ninguém é prejudicado por mentirinha piedosa.

No entanto, esse não é o exemplo que queremos dar a nossos filhos, ao contrário, desejamos que eles aprendam a dizer sempre a verdade em todos os momentos.

Então faça um esforço para evitar dizer este tipo de mentira, especialmente na frente de seus filhos, do contrário, não se surpreenda quando eles começarem a mentir.

Advertisement

2. Ser indeciso

Costuma acontecer, quando os filhos pedem alguma permissão, de ouvirem “pergunte à sua mãe” ou “pergunte ao seu pai”. Esse tipo de frase confunde as crianças, fazendo-os pensar que você não tem autoridade ou que não consegue tomar decisões, mesmo as mais simples.

Outro problema é quando as decisões dos pais são contraditórias. O ideal é que os pais entrem em acordo antes de falarem ou tomarem decisões, já que também os filhos podem pensar que não há união familiar ou que os pais não são uma equipe.

Acredite, a longo prazo, estas pequenas coisas podem afetar as relações de seus filhos com suas próprias famílias, amigos, no trabalho, etc.

3. Comparações

Existem pessoas brilhantes e que são um grande exemplo a seguir, mas evitemos comparar nossos filhos com qualquer outra pessoa. Fazer isso constantemente afeta a autoestima deles, inclusive, eles podem se bloquear automaticamente, evitando ser quem realmente são. As comparações nunca são justificadas, menos ainda entre irmãos e amigos. Cada filho é diferente e tem diferentes habilidades, capacidades e aprendem de maneiras distintas. Assim, evite dizer coisas como “por que você não é como tal pessoa?” ou “por que você não faz as coisas como…?”

4. Regras frouxas

Na verdade, os pais se esforçam em impor regras e estabelecer limites aos filhos, já que é uma maneira de educá-los e ensinar-lhes as coisas que são corretas de se fazer, não apenas em casa, mas em qualquer lugar.

Advertisement

Porém, o coração dos pais muitas vezes se comove e, por que não dizer, somos “chantageados” sentimentalmente por nossos próprios filhos, fazendo com que as regras se tornem muito flexíveis.

Este é um erro grave, porque perdemos a autoridade com nossos filhos, confundindo-os ao acreditarem que podem quebrar as regras a qualquer momento ou circunstância; e isso, no futuro, pode se converter em um problema para suas relações sociais.

5. Explodir emocionalmente

Uma das coisas que mais dá trabalho é ensinar os filhos precisamente a controlar suas emoções negativas, para que não afetem as pessoas que os rodeiam.

Muitas vezes, podemos insultar, gritar, maldizer ou até bater quando estamos exaltados, por isso é importante evitar dar vazão à explosão emocional, já que não é de forma alguma um exemplo a dar a nossos filhos.

Assim como você ensina a seus filhos algumas técnicas de relaxamento quando ocorre uma birra ou para evitar que expressem suas emoções negativas de forma explosiva, faça-o você também, pratique o que ensina.

Advertisement

Respirar fundo, pensar antes de falar, escutar as razões do outro, entre outras coisas, são ferramentas de grande ajuda e que lhe servirão para controlar-se.

6. Ajudar os outros para se engrandecer

Existem muitas pessoas que só ajudam os outros para dar a si mesmas uma medalha invisível diante da sociedade, ao aparentar serem boas pessoas. No entanto, não são capazes de ajudar nem a própria família.

Este é um exemplo do que não queremos que nossos filhos façam, ao contrário, queremos que aprendam a ajudar a qualquer um que necessite, sem que seja necessário o reconhecimento social.

Como você pode perceber, nós, pais, cometemos esses erros que não são intencionais, fazemos sem pensar nas consequências. Mas agora é o momento de mudarmos isso e evitar esses erros completamente, lembremo-nos de que somos o exemplo que nossos filhos seguirão.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 malos ejemplos que los padres dan a sus hijos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.