6 frases que você pode usar em vez de “Não chore”

Em algum momento de nossa vida temos que chorar para deixar sair as emoções como uma maneira de alívio e cura.

Adriana Acosta Bujan

Uma das coisas que parte o coração de muitas mães é ver os nossos filhos chorando, sejam eles pequenos ou grandes. A sua dor e sofrimento tornam-se o nosso próprio sofrimento.

Acho até que vivemos mais intensamente sua dor que eles próprios. É como se nossas almas fossem dilaceradas em mil pedaços pela impotência de não poder aliviar sua dor.

E embora desejemos ser o refúgio que os proteja de qualquer perigo, é impossível fazê-lo, já que todos, em algum momento de nossa vida, temos que chorar para deixar sair as emoções que nos oprimem, como uma maneira de aliviar-nos e curar.

Por outro lado, saiba que chorar não é nada mau, pelo efeito calmante que ajuda a relaxar e desabafar. Além disso, chorar alivia a nossa dor e ajuda-nos a pensar, também é bom para clarear a mente para que possamos tomar melhores decisões na vida.

Mas, apesar dos seus grandes benefícios, os pais são os primeiros a proibir os filhos de chorar quando precisam. Pensamos que dizer “não chore” é a melhor maneira de confortá-los, mas estamos fazendo de maneira errada.

Advertisement

“Não chore”          

Dizer aos nossos filhos “Não chore” é uma mensagem mal transmitida, porque eles vão interpretá-la como uma ação que devem evitar a qualquer momento.

Esses sentimentos que o levaram a essa situação de dor ou tristeza se transformarão em ira ou agressividade, gerando baixa autoestima, prolongando sua dor, e o pior: romperão conosco o vínculo da comunicação.

É por essa razão que devemos aprender a evitar a frase “Não chore” e substituí-la por mensagens ou frases mais benéficas para nossos filhos, como por exemplo:

1. Estou ouvindo

Deixar chorar é a opção, mas também consolá-los de uma maneira em que se sintam apoiados e confortados. Quando diz “estou ouvindo você”, isso cria um laço de comunicação, de cumplicidade e de empatia com seus filhos.

Trata-se de saber o que ocorre, qual é a origem de sua dor e sofrimento, que soluções podem tomar em conjunto para curar suas emoções negativas entre outras coisas.

Advertisement

Saber ouvir com atenção não é o mesmo que simplesmente escutar; é algo mais profundo, ou seja, tentar compreender os motivos e o sofrimento dos nossos filhos. Assim, eles se sentirão mais seguros conosco e terão mais confiança em nós.

2. Eu entendo o que você está passando

Com essa frase estaremos criando empatia com nossos filhos, ajudando-os a se sentirem melhor. Eles não vão deixar de chorar, porém, o farão sabendo que você está com eles e que não estão sozinhos enquanto atravessam os problemas que os afligem.

É uma forma de dizer que os apoiamos e que sentimos o mesmo que eles, que a sua dor é a nossa dor. Depois de um momento para chorar, os filhos compreenderão que têm o apoio e amor incondicional de sua mãe, se sentirão queridos, especiais e apreciados, o que aumentará a sua autoestima, confiança e segurança em si mesmos.

Saberão que estaremos sempre lá para ajudá-los a resolver qualquer adversidade que surgir em sua vida.

3. Respire fundo e expire

Uma das técnicas mais conhecidas no relaxamento é inspirar e expirar. Quando nossos filhos choram, devemos ensiná-los que a maneira que eles podem se acalmar e se sentir melhor é controlando a respiração, para que liberem suas emoções negativas e se acalmem.

Advertisement

Essa ferramenta ajuda a relaxar, mas também é ideal para baixar o nível de dor, ansiedade e estresse, bem como melhorar a concentração, o que os ajudará a pensar claramente sobre as coisas.

4. Diga-me com suas palavras o que sente

Ensinar os filhos a expressar suas emoções é uma maneira de ajudá-los a identificá-las para que possam exercer controle sobre essas.

Dar nome a cada emoção, a cada sentimento ou dor que eles vivenciem ajudará seus filhos a se acalmarem; já que se concentrarão em descrever o que sentem e se esquecerão da dor física ou emocional que têm nesses momentos.

Essa técnica não é apenas ideal para que aprendam a decifrar suas emoções ou distrair suas mentes, mas também para ajudá-los a não ampliar ou tornar maior o que sentem.

5. Posso abraçá-lo?

Todas as demonstrações de amor, como os abraços, os beijos, as carícias, são essenciais quando os filhos choram. O contato físico é importante para lhes mostrar que os amamos, que são especiais para nós e importantes. Estaremos inclusive demonstrando nosso apoio incondicional.

Advertisement

Abraçar os nossos filhos irá ajudá-los a se acalmare e a melhorar o seu estado de espírito; assim, sentirão o apoio de que precisam para resolver os seus problemas; também reforçamos a empatia e a confiança entre ambos.

6. Você precisa de espaço

É muito importante que os pais aprendam a reconhecer quais são os momentos certos para consolar os filhos. Quando são pequenos é sempre bom estar presente, mas quando são adolescentes ou jovens eles precisarão de um espaço para poder chorar a sós sem a intervenção da mãe ou pai.

E embora deixemos que chorem sem intervir, é importante que saibam que estaremos com eles no momento que o requeiram; assim poderão sentir-se melhor, mais tranquilos e sem tanta pressão.

Para concluir, evite dizer a frase “não chore”, e é melhor substituí-la pelas frases acima. Assim, não estará reprimindo as emoções de seus filhos e os deixará curarem suas feridas com suas lágrimas, já que chorar é bom para a saúde emocional e física das pessoas.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 frases que puedes usar en lugar de “No llores”

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.