6 frases que você nunca deve dizer ao seu marido

Há frases que são difíceis de esquecer e perdoar, que ferem profundamente o coração porque são ditas pela pessoa que amamos.

Adriana Acosta Bujan

Os relacionamentos de casal são um tanto complexos, o que foi bem descrito por John Gray, autor do livro “Homens são de Marte, as Mulheres são de Vênus“, onde ele explica o quanto homens e mulheres são diferentes na maneira de ser e pensar.

Por mais amor tenhamos um pelo outro, às vezes cometemos erros simplesmente porque as expectativas e necessidades são diferentes.

Por isso é importante conhecer o cônjuge, para identificar até que ponto podemos nos expressar livremente, caso contrário, podemos machucá-lo e, aos poucos, fraturar a relação.

Por exemplo, quando nós, mulheres, tendemos a tentar melhorar o comportamento de nosso marido oferecendo-lhe conselhos não solicitados, acabamos magoando-o sem perceber, porque ele interpreta como se não confiássemos em suas capacidade.

No caso dos homens, quando não entendem as expectativas emocionais das mulheres, tendem a parecer insensíveis. Todos esses mal-entendidos e comportamentos prejudicam gradativamente o relacionamento, se um
não entende as necessidades do outro.

Advertisement

De acordo com um estudo da Universidade de Ohio, Estados Unidos, os casais tendem a discutir da maneira errada e, portanto, as feridas costumam não cicatrizar facilmente, que causa distanciamento, separação ou divórcio.

Nestes conflitos, é comum usar frases, perguntas ou afirmações que são prejudiciais ao relacionamento.

Frases que ferem e são difíceis de perdoar

Se tentarmos entender nosso cônjuge, identificando suas expectativas e necessidades, podemos melhorar o relacionamento e curar as feridas causadas no passado.

Assim sendo, veja quais frases devemos evitar dizer ao nosso marido se não quisermos magoá-lo profundamente:

1. “Vê se não se esquece de fazer…”

As mulheres estão acostumadas dar ordens e delegar tarefas, geralmente é o nosso jeito de ser. Mas os homens não gostam que a mulher repita mil vezes o que eles têm que fazer, pois interpretam esse conselho como uma imposição, o que tira sua autoridade.

Advertisement

Ao receberem esse tipo de “ordem”, é comum eles dizerem que não são criança e que não precisam de ser mandados.

Eles costumam ficar chateados até mesmo quando as mulheres explicam detalhadamente o que eles tem que fazer, pois são mais práticos e não precisam de tanta enrolação. No geral, eles tendem a se sentir desvalorizados por suas mulheres no quesito habilidades intelectuais.

2. “Por que você não pode ser como era antes?”

Lembra que na fase da paixão, tudo é cor-de-rosa. Logo que vocês se conhecem, tudo é lindo e maravilhoso. No entanto, com o passar do tempo, vocês vão conhecendo os defeitos um do outro e talvez até fiquem desiludidos um com o outro.

Mas é preciso levar em conta que as necessidades vão mudando, bem como o peso das responsabilidades, objetivos e sonhos. Por isso é normal que o casais mudem sua forma de ser e pensar. É normal, todos evoluímos.

Porém, não é apropriado dizer frases como “Eu gostava mais de você como você era antes”, “Por que você não é mais como no passado?”

Advertisement

Essas frases magoam e costumam ser interpretadas pela maioria dos homens como uma forma de desvalorização, acreditando que tudo o que conquistaram ou fizeram por suas parceiras não é valorizado; então, não importa o quanto eles se esforcem, não conseguirão deixá-las felizes.

3. “Odeio a sua família”

Algumas mulheres costumam falar mal da família do marido sem tomar a menor precaução para não ferir seus sentimentos. Sinceramente, ninguém gosta quando falam mal da sua família, mesmo que seus membros não sejam perfeitos.

Por isso, é importante evitar criticar diretamente a família de seu marido, pois você o estará colocando entre a cruz e a espada. Se algo está magoando ou incomodando você, sente-se e converse com ele.

4. “Por que você é como…?”

Não há qualquer justificativa para as comparações em um relacionamento. Não é nada agradável comparar ou criticar sem levar em conta o esforço da pessoa amada.

Tenha em mente que todos nós temos habilidades e aptidões diferentes, que somos brilhantes em algumas coisas que outros não são. Portanto, você não deve desestimular seu parceiro, pelo contrário, deixe-o saber o quanto ele é valioso para você, reconhecendo suas virtudes e esforços.

Advertisement

5. “Você está com uma aparência horrível, como ar de desleixo”

Há maneiras de fazer críticas construtivas a seu marido, tudo depende do contexto e do tom de voz utilizado. Se não tiver cuidado na forma de se expressar, você acabará ferindo o ego e a autoestima de seu marido.

Muitas vezes, a confiança na relação é extrema, algumas pessoas param de se arrumar. Talvez o façam porque se sentem deprimidas e não por não estarem mais interessadas em agradar ou conquistar o cônjuge.

Além disso, acontece muitas vezes de algumas mulheres criticarem a aparência física de seu parceiro, como forma de diversão ou piada sarcástica. Isso pode magoar profundamente.

7. “Se esforce mais!”

Esta é uma frase que pode magoar profundamente o marido, o que coloca em questão a sua masculinidade ao referir-se ao fato de que ele deve se esforçar para continuar conquistando o amor da sua mulher. Em outro contexto, também se refere ao fato de que o homem não é capaz de atingir seus objetivos. Isso destrói sua autoestima e confiança.

Às vezes é inevitável discutir com o marido, é algo que ocorre com frequência porque é assim que atendemos às expectativas e necessidades do outro. No entanto, tenha cuidado com o que diz se não quiser magoar quem você ama.

Advertisement

Pensar antes de falar pode resolver muitos problemas, já que as feridas causadas por frases maldosas podem destruir seu casamento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do orignial 6 frases que nunca deberías decirle a tu esposo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.