6 erros que machucam profundamente o seu cônjuge

Se você não quer ferir o seu cônjuge, então, procure evitar estes 6 erros.

Roberta Preto

As pessoas que se amam verdadeiramente dificilmente irão ferir o cônjuge, mas feridas ocorrem com ou sem intenção. E quando isso acontece no casamento, o melhor não é discutir sobre quem abriu a ferida, mas sim buscar meios de cicatrizá-la. Assim, é possível não apenas encontrar a cura, mas também obter proteção para que essa ferida não se abra novamente.

Estes são os 6 erros que machucam profundamente o cônjuge:

1. Descaso

O descaso no casamento por exigência de perfeição por parte de um dos parceiros leva ao divórcio. Infelizmente, o descaso tem a capacidade de enfraquecer qualquer relacionamento.

O fato do cônjuge não alcançar as expectativas esperadas do parceiro ou mesmo dos parentes e amigos, não é motivo para o divórcio. O casamento precisa ser visto de uma forma real para o marido e para sua esposa, ambos devem buscar juntos o melhor para sua família e isso pode não agradar a todos, contudo, quem precisa se beneficiar é o casal, pois ambos devem tornar-se um em propósito.

2. Ciúmes

O ciúme extrapolado é um mal que assola famílias, levando muitos cônjuges a sofrerem todo tipo de maus-tratos e alguns resultam até mesmo na morte da pessoa amada.

Advertisement

O casamento constitui-se de convênios sagrados que precisam ser mantidos em todos os períodos da vida, independente se esses momentos sejam de felicidade ou de duras aflições. As promessas de cuidar, amar e proteger devem permanecer as mesmas e também precisam ser cumpridas.

Então, é preciso parar de usar o ciúme extrapolado como prova de amor. Ele nunca foi e nunca será, pois o amor é puro, já o ciúme extrapolado é uma doença que deve ser tratada.

3. Abusos

Muitas pessoas sofrem caladas abusos no casamento e muitas das vezes, por mais triste que seja dizer, esses abusos se estendem aos filhos que nascem nesse lar. Nenhum tipo de abuso físico ou emocional deve ser tolerado no relacionamento, essas coisas destroem o amor no lar, matam os sonhos e arruínam não apenas a infância dos filhos, como também a vida adulta deles.

Não se deve temer ou sentir vergonha de procurar ajuda quando essas agressões ocorrem, elas devem ser denunciadas de imediato. Há diversos tipos de ajuda, profissional, familiar e até mesmos dos amigos. É preciso buscar socorro enquanto se pode achá-lo.

4. Mudanças repentinas

Algumas mudanças são importantes para o relacionamento se fortalecer, no entanto, é necessário lembrar que não se deve exigir do parceiro uma mudança de personalidade repentina, que já existia nele no início do namoro, pois se isso não a incomodou nesse período, depois de casados ela não deve ser o ápice da separação.

Advertisement

Antes de apontar o espelho para o cônjuge enxergar suas falhas, é preciso que você olhe as suas primeiramente. Se ele tolera as suas faltas, então, você também pode se esforçar por tolerar as deles.

Procure enaltecer mais as qualidades do cônjuge. Se esforce para abandonar o apontamento das coisas negativas na relação, assim é possível desfrutar a felicidade no relacionamento.

5. Expectativas demasiadas

Lamentavelmente, muitos casais são imaturos e despreparados para assumirem os compromissos sagrados do casamento, mas mesmo assim eles o fazem. Alguns parceiros acreditam ser uma aventura e criam fantasias, enxergam apenas a felicidade, mas quando se deparam com as vulnerabilidades do cônjuge, acabam apavorados e buscam o divórcio.

Muitos casais poderiam ser mais felizes se eles buscassem cumprir seu papel de cônjuge ao invés de apenas fazer cobranças ou viver de lamentações. É muito incoerente buscar e esperar um parceiro perfeito, quando ele não corresponde a nenhum desses requisitos que tanto exigem do outro.

Lembre-se: ninguém é perfeito nesta vida! Pense, você também possui suas vulnerabilidades e precisa aprender a viver com elas quando não encontra meios de superá-las. Então, você também precisa usar de paciência com as fraquezas do seu cônjuge, pois casamento requer busca de potencial e não de perfeição.

Advertisement

6. Ausência de amor

Palavras gentis e atos de bondade e gentileza são de grande valia para o fortalecimento do lar. E o sexo é uma parte essencial dentro do casamento.

A esposa deve amar seu marido e vice-versa. Os desejos precisam ser correspondidos um pelo outro, portanto, páginas impróprias da internet, conversas com ex ou flertes com outras pessoas não deveriam existir entre pessoas casadas, pois o casamento sempre foi e sempre será sagrado.

Lembre-se que se esses requisitos forem respeitados tanto pelo marido quanto por sua esposa, dificilmente o divórcio terá lugar nessa família.

A maior parceria que fazemos na vida é o casamento.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.