6 dicas para manter a segurança do bebê

Segundo o Corpo de Bombeiros, anualmente, aproximadamente seis mil crianças morrem e 140 mil são hospitalizadas, vítimas de acidentes que poderiam ser facilmente evitados por cuidados básicos por parte dos adultos.

Beth Proenca Bonilha

As crianças estão sempre sujeitas aos mais diversos acidentes em casa, na escola, nos parques. Basta um descuido para que um acidente aconteça. Prevenir é uma questão de informação e atenção, principalmente dos pais, educadores, babás, além de todas as pessoas que se responsabilizarem por cuidar de uma criança.

A segurança deve começar em casa com pequenos cuidados para evitar quedas, afogamento, queimaduras e intoxicação. E quando for escolher produtos de segurança, certifique-se de que está escolhendo produtos de boa qualidade, resistentes e que estejam no controle do governo, como o IMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Na hora de escolher produtos para seu bebê, escolha o melhor, para isso tome alguns cuidados como:

Berço

  • para que seu bebê esteja seguro no berço que você escolheu para ele certifique-se de que seja de material de qualidade, resistente e bem arejado. Evite colocar muitas coisas dentro do berço. Normalmente as empresas oferecem serviço de montador, mesmo que sejam profissionais bem recomendados, certifique-se pessoalmente de que a montagem está firme e não oferece risco a seu filho.

Mantenha o berço longe de janelas e armários evitando que a criança se apoie e corra o risco de cair e se machucar.

Cadeirinha do bebê

  • para cada fase do crescimento há um modelo adequado, certifique-se de que é adequado à idade, peso e altura de seu filho. Certifique-se de ter a garantia do Inmetro.

Gavetas e portas de armários

  • quando o bebê começa a engatinhar e a andar a atenção deve ser direcionada para o ambiente em que ele for explorar.

    Advertisement
  • Coloque travas nas gavetas e portas de armários.

  • Protetor nas quinas de móveis é importante para evitar que se machuquem.

  • Se usar tapetes, que tenham antiderrapante para que não escorregue.

  • Trava nas portas dos cômodos é outro recurso importante para evitar que a criança fique trancada em algum cômodo ou mesmo para evitar que feche a porta nas mãos.

  • Protetor de tomada é mais um recurso para evitar acidentes. As crianças têm curiosidade e são atraídas por qualquer coisa que esteja na sua altura e ao alcance de suas mãos.

    Advertisement
  • Portões de proteção são pequenos portões vendidos com extensores para se adaptar a qualquer tipo de espaço evitando que a criança vá para ambientes que possam provocar acidentes, como cozinhas, banheiros, escadas, entre outros.

O mercado oferece diversos produtos de segurança para evitar que seu filho se machuque. Lembrando que a responsabilidade está na orientação e ação dos pais. Não deixe para depois, se você sentir que algo ou algum lugar em que seu filho fica oferece risco a sua segurança, procure como resolver o problema. Lembrando sempre de observar se o produto passou por testes de segurança e contém o selo de certificação do Inmetro. No caso de produtos importados, procure conhecer a origem e histórico do fabricante e se na importação passou pela avaliação e certificação para ser comercializado no país.

Prevenir é muito melhor do que remediar. Esteja atento e garanta a segurança do seu bebê. Orientações básicas do Corpo de Bombeiros têm ajudado a prevenir muitos casos de acidentes. Informe-se você também.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu